Axe 0.98a.2 - Download e instruções de uso

A versão atual do gerenciador de conteúdo estático Axe é a 0.98a.2, o segundo alfa público do gerenciador de conteúdo Axe, criado para uso no BR-Linux.org, BR-Mac.org e Efetividade.net (e disponível a outros interessados aventureiros). Saiba mais: o que é o Axe.

Atenção: trata-se de versão Alfa, e seu público-alvo são os desenvolvedores interessados em testá-lo. Após um novo período de testes alfa, previsto para durar 3 semanas, o Axe deve entrar em versão beta, já voltada a testes por usuários, e aí incluindo o script de importação de blogs baseados no WordPress, que talvez precise passar também por um período de testes antes de ser considerado estável (mas já foi usado para importar meus 3 blogs).

Atualmente a instalação exige algum conhecimento de administração de servidores, e intimidade com o terminal e a shell. Não há previsão de que isso mude no futuro.

Instruções básicas

Lendo os artigos "Estrutura de diretórios e arquivos do Axe" e "O arquivo de configuração do Axe" você deverá estar apto a instalar e configurar. Todas as instruções pressupõem que você sabe operar o seu servidor web e mantê-lo seguro.

O artigo "Comandos básicos do Axe" explica como operá-lo, o "Como nasce um post no Axe: o arquivo de entrada" explica como é criado (e atualizado) um post, e em "As variáveis de exibição para usar no seu tema" você descobre como personalizar o visual do seu blog, modificando seu tema ou criando outro.

Usuários avançados e desenvolvedores terão interesse também nos artigos sobre agendamento de posts e sobre criação de plugins para o Axe.

Atenção: o Axe vem com 2 arquivos .htaccess que, em servidores web com configurações comuns e suporte ao mod_rewrite, impedirão que sites de busca indexem os arquivos de dados do Axe, sem impedir que eles indexem normalmente o conteúdo que você publicar. Se o seu servidor tiver necessidades especiais, configure-os de acordo.

Recomendação expressa e clara: instale esta versão do Axe em um diretório à parte no seu sistema, e não dependa dela para nada antes de testar se ela faz o que você deseja. O Axe foi criado para meu uso pessoal e será um prazer se você também tiver interesse em usá-lo e conseguir fazê-lo, mas não ofereço nenhum suporte ou garantia.

Dica extra: a primeira linha do arquivo axe/axe.php é #!/usr/bin/php e aponta para a localização do interpretador do PHP nos servidores mais comuns. Se necessário (por exemplo, se você receber o erro "Bad interpreter"), edite-a para apontar para a localização correta do PHP 5.3 ou superior no seu sistema, que o provedor de hospedagem poderá lhe informar. No caso do Dreamhost, por exemplo, ela deve ficar assim: #!/usr/local/bin/php-5.3

O Axe é software livre e open source, sob a licença Apache 2.0.

Download desta versão alfa do Axe: Axe 0.98a.2.

Se você estiver fazendo upgrade, simplesmente faça um backup e depois sobreponha a versão anterior. Note que o seu arquivo axe_config.php não será sobreposto, pois ele não é incluído no pacote. O seu tema também não será sobreposto, pois a nova versão vem com um tema chamado panzer3, ligeiramente modificado e atualizado (para suporte a itens como as notas de rodapé). Recomendo que altere sua configuração para passar usá-lo e faça um rebuild completo (axe.php -Rf).

Não há suporte, nem serviços, e especialmente não há nenhuma garantia. Para relatar problemas, enviar a solução deles ou buscar recorrer à ajuda dos demais usuários, inscreva-se na lista axe-users (baixo tráfego, usualmente).

Mudanças da versão 0.98a.2

  1. A definição do arquivo-texto de entrada mudou: agora só as 2 primeiras linhas têm significado especial nato. A primeira sempre é o título do post, e a segunda (opcionalmente, apenas quando iniciar com "tags:") é a lista de tags. Na versão anterior, a segunda linha indicava um ícone para o post, para ser usado (por exemplo) por temas e por redes sociais, na forma da variável %%POSTICON%%.
  2. O ícone de cada post (%%POSTICON%% ou @@POSTICON) passou a ser definido automaticamente como a URL da primeira imagem referenciada no post. Se você desejar definir manualmente qual a imagem que servirá de ícone para o post, inclua a URL dela na definição @@POSTICON (uma linha como esta ao final do post: @@POSTICON:http://foo.net/icone.jpg) e chame o axe.php com a opção '--nofirstimage' (ou '-1' – é um número um, e não um L minúsculo).
  3. O Axe agora tem suporte a notas de rodapé, que devem ser definidas entre colchetes e precedidas de "@@rod:", conforme o exemplo a seguir: "Este é um texto comum[@@rod:E aqui vem o texto da nota de rodapé dele] para exemplo.". As notas são numeradas sequencialmente, aparecem ao final do post (ou seja, no rodapé) e também como um hover no seu número, inline. Junto a cada nota, no rodapé, há um link para retornar ao seu contexto original.
  4. O Axe agora tem suporte a cron e permite agendar posts para entrar em determinado dia e hora (como faço no BR-Mac, onde os posts entram no ar às 7h30, enquanto durmo). O recurso funciona por polling, com a crontab chamando o Axe (com o parâmetro -c) periodicamente, e o Axe se encarregando de verificar se tem algo a publicar naquele momento.
  5. Por sugestão do Aurélio Jargas, criador do txt2tags, foi criada a opção de chamada --strict (ou -r), que desabilita qualquer significado especial para as 2 primeiras linhas do arquivo txt de entrada, que passam a ser meras linhas do corpo de texto. Ao usá-la, o título e as tags do post passam a ter de ser definidos com as linhas @@POSTTITLE: e @@POSTTAGS: ao final do arquivo txt de entrada.
  6. Passou a ser possível definir o "nome" do post para uso na URL (por exemplo, "homem-morde-cachorro", que geraria uma URL como "http://url.do.blog/homem-morde-cachorro.html") explicitamente, e não apenas de forma automática a partir do título do post. Basta apresentar a definição em uma linha @@POSTNAME: ao final do arquivo txt de entrada.
  7. Incluída a chamada para plugins também ao final de um rebuild.
  8. Agora o Axe também tem índices cronológicos, por ano e mês. O arquivo archive.html é um índice geral dos meses, e os demais arquivos têm nome no formato archive-YYYY-MM.html.
  9. Agora o Axe gera automaticamente a cada rebuild completo ("-Rf") um sitemap (http://sitemaps.org/protocol.html), listando todos os posts (com prioridade 0.7), todos os índices, tags e archives. O sitemap não é informado automaticamente a nenhum site de busca, providencie isso (por exemplo, https://support.google.com/webmasters/answer/183669?hl=pt-BR) se desejar.
  10. Substituí o recurso de long options (exemplo: "--full") da função getopts() por uma função que a imita pobremente. Infelizmente vários dos provedores em que testei o Axe não instalam o PHP com suporte nativo a long options, só short options (tipo "-f").
  11. Criei a opção de chamada -h (ou --hereconf) para permitir chamar um Axe instalado em outro diretório, e fazê-lo ler o axe_config do diretório corrente, e não do diretório em que o Axe reside. Casos de uso: múltiplas instalações do Axe no mesmo ambiente, ou Axe instalado fora da árvore de diretórios do servidor web.
  12. Criei a opção -i (ou --indexonly) para ser usada junto com a -R (--rebuild). Ao chamar 'axe.php -Ri', será feito um rebuild completo de todos os índices (index*.html, tag-*.html, archive*.html, sitemap-axe.xml e o feed rss), mas não dos arquivos de posts individuais (que também seriam reconstruídos no caso de um 'axe.php -Rf').
  13. Corrigido o bug que gerava feed RSS inválido quando um título de post recente incluía o caracter '&'.
  14. Corrigido o bug que gerava HTML inválido nos cabeçalhos quando o título de post incluía o caracter '"'.
  15. Várias outras correções de bugs e aperfeiçoamentos.