Agendando posts com o Axe

Atenção: a configuração dos recursos a seguir é opcional. Ela exige conhecimentos intermediários de administração de sistemas, e não deve ser efetuada sem suporte de um técnico habilitado e com conhecimento das configurações específicas do seu servidor.

O Axe tem seu próprio sistema de agendamento, que permite definir dia e hora em que o post deverá ir ao ar.

Ele é simples de ser usado, mas exige uma configuração prévia (apenas uma vez) na crontab1 do seu servidor.

Definindo dia e horário em que um post deve ir ao ar

Para definir dia e horário do post, acrescente ao final do arquivo TXT de entrada do seu post uma linha definindo a variável @@CRON, como a do exemplo a seguir:

@@CRON:26-22:34

No exemplo acima, o post iria ao ar às 22h34min do próximo dia 26. Não é possível indicar o mês: o formato adotado é DD-HH:MM.

O agendamento ocorre automaticamente no momento em que você pré-publica o post (ou seja, gera o draft dele, por meio do parâmetro -d).

Na prática, o ato de agendar corresponde simplesmente a o Axe criar, no diretório axe/drafts, uma versão especial do arquivo draft do seu post, cujo nome começará com o caracter @ seguido do dia e hora em que o post deve ir ao ar. Para o exemplo acima, o nome do arquivo draft gerado pelo Axe na pré-publicação poderia vir a ser axe/drafts/@26-22:34_titulo-do-post.php

Se você simplesmente renomear um draft existente para atender ao formato acima, o Axe também o tratará como um post agendado.

Configurando o agendamento na crontab

Para que o Axe chegue a perceber que há um post agendado aguardando na pasta axe/drafts pronto para ir ao ar, ele precisa ser chamado (usando o parâmetro -c) periodicamente pelo sistema cron do seu servidor web.

A configuração disso depende de cada provedor de hospedagem, mas a linha a seguir é a que eu uso na crontab do servidor do BR-Mac.org:

*/5 * * * * /home/brmac/br-mac.org/axe/axe.php -cq

O que ela faz é executar o comando mencionado ao final dela, a cada 5 minutos. Note que eu uni o parâmetro "-c" (obrigatório) ao "-q", que reduz as mensagens enviadas pelo Axe ao terminal (que, no caso de um cron bem configurado, serão enviadas ao seu e-mail). Assim, você só receberá e-mails do cron do Axe se ocorrer algum erro ao postar).

Para testar o recurso, você pode chamar o axe -c diretamente do seu terminal. Note, entretanto, que a configuração de ambiente de um programa chamado pelo cron não necessariamente é igual à de um programa chamado pelo terminal.

Um detalhe interessante: se houver mais de um post cujo horário de ir ao ar já chegou, o axe -c irá postar apenas um deles, deixando o outro para ser postado na próxima vez em que ele for chamado.

 
  1.  Busque junto ao seu provedor de hospedagem as informações sobre como acessar e administrar a crontab do seu servidor, e prossiga com cautela e contando com suporte especializado. Cada provedor oferece formas distintas de fazê-lo, e erros na operação podem colocar em risco outros serviços do seu sistema.