Revista Do Linux
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês

 Capa
 Entrevista
 Corporativo
 Distro
 Segurança
 Hardware
 Produto
 Primeiros Passos
 Sistema
 

CD do Mês

Nas últimas semanas a mídia tem divulgado, com grande alarde, a existência de novos "vírus" para Linux. Na verdade esses programas são worms, que se espalham aproveitando-se de falhas em alguns componentes do Linux, causadas basicamente por sistemas sem as devidas atualizações de segurança e com configurações mal-feitas. Longe de se espalhar por disquetes ou arquivos executáveis, como um vírus, um worm é mais como um intruso, um convidado indesejado, que só entra se você deixar a porta bem aberta com um capacho de "Bem-Vindo" na soleira. Para realmente causar dor de cabeça, os worms se valem do uso de rootkits, ferramentas de invasão, para roubar senhas, desativar serviços e deixar sua máquina à disposição para ajudar na propagação do próprio worm ou para lançar ataques a outras máquinas na Internet. E para a detecção de rootkits, inclusive os usados por worms como o Ramem, nada melhor que o chkrootkit, incluído em nosso CD do Mês. E você, o que acha da repentina expansão dos worms no Linux? Realmente merece todo o alarde que tem sido propalado pela imprensa, ou é apenas mais um caso de um problema gerado por má administração de um sistema, que pode ocorrer em qualquer plataforma? Mande suas opiniões para cartas@conectiva.com.br, ou discuta seu ponto de vista com outros leitores em nossos fóruns.

Palestra de Richard Stallman na UFBA

Incluímos no diretório /Doc/Palestra-Stallman a palestra proferida pelo papa do Free Software Richard Stallman no dia 16 de março de 2001, no auditório B do Pavilhão de Aulas da Federação da UFBA. O vídeo está no formato RealVideo, e você precisará do RealPlayer (gratuito, pode ser baixado em www.real.com) para assistir ao Stallman.

KDE 2.1 – Versão Final

GPL, www.kde.org

Esta nova versão do KDE, lançada em 26 de fevereiro de 2001, traz várias correções de bugs e melhorias na performance e estabilidade do sistema. Há um novo media player, chamado noatun, construído com uma arquitetura modular baseada em plugins, com capacidade para reproduzir vários formatos de áudio e vídeo. O cliente de e-mail KMail foi otimozado, e o browser Konqueror ganhou mais estabilidade e renderização das páginas. Para os fanáticos por temas, agora há um seletor de temas no painel de controle, capaz de importar temas do KDE 1, bem como temas próprios do KDE 2. No CD deste mês incluímos pacotes de binários, pré-compilados, para as distribuições RedHat 6.x, SuSE 6.4 e Mandrake 7.2. Lamentavelmente, versões para outras distribuições não estavam disponíveis no servidor de FTP oficial do projeto KDE quando do fechamento desta edição. Note que, pelo fato de o KDE 2.1 ser um software recente, ele pode requerer as versões de pacotes e bibliotecas mais recentes do que as disponíveis em seu sistema. Incluímos nos CDs alguns dos pacotes que podem ser necessários, mas dependendo da versão de sua distribuição Linux ou do conjunto de pacotes instalado, outros pacotes extras podem ser necessários. Nesses casos, eles podem ser facilmente encontrados em sites como o www.rpmfind.net. Para instruções de instalação, veja os arquivos LEIAME, dentro do diretório com os pacotes para sua distribuição. (Exemplo: Software/KDE2.1/RedHat/LEIAME)

.Chkrootkit 0.23

GPL, www.chkrootkit.org

O Chkrootkit é uma ferramenta que procura evidências da presença de rootkits instalados, por meio de padrões comuns em binários e arquivos normalmente modificados após um ambiente ser invadido. Permite também a detecção de alguns tipos de LKM (Loadable Kernel Modules) maliciosos, bem como identifica interfaces de rede em modo promíscuo e alguns vírus como o Ramen. Foi testado com sucesso nas plataformas: Linux 2.0.x, 2.2.x, FreeBSD 2.2.x, 3.x e 4.0, OpenBSD 2.6, 2.7 e 2.8, Solaris 2.5.1, 2.6 e 8.0. Instruções de compilação e instalação estão disponíveis no arquivo README, junto com o código-fonte.

 

The MUD Shell

GPL, www.xirium.com/tech/mud-shell/index.html

Este é um shell (interpretador de comandos) que se comporta como um MUD (Multi-User Dungeon), uma espécie de jogo de aventura em modo texto, ainda muito popular na Internet. Em vez de usar ls para listar os arquivos, você usa o comando look, e é possível fazer combinações como "Go /tmp look then go home". Diretórios específicos do sistema possuem divertidas descrições, similares às descrições de salas e masmorras nos MUD clássicos. Para funcionar, a MUD Shell requer o Perl 5 instalado. Esta é uma versão preliminar, e algumas funções ainda não foram implementadas. Espere melhorias no futuro. Pedimos desculpas aos nossos leitores pela não inclusão da MUD Shell em nosso CD n º 16, conforme especificado no artigo CD do Mês, Edição 16.

 

Kernel

Como de costume, temos no diretório /Kernel do CD a versão mais atual do kernel do Linux (2.4.3). Lembramos que a atualização do kernel é um processo delicado, e como a série 2.4 é recente, deve-se tomar um cuidado extra. Leia sempre os changelog’s e documentação relativa ao kernel que você quer atualizar (geralmente disponíveis em www.kernel.org) e mantenha sempre uma cópia de uma versão antiga e funcional do kernel, caso ocorra algum problema.

 

AbiWord 0.7.13

GPL, www.abisource.com

O AbiWord é uma excelente alternativa para quem precisa de um bom processador de textos e não tem uma máquina poderosa. Totalmente desenvolvido com base na biblioteca GTK, integra o grupo de soluções desktop do projeto Gnome, possuindo versões até para Windows. Possui todos os recursos esperados de qualquer programa do gênero, como mudança de fontes, suporte a imagens, níveis ilimitados de undo, réguas e alinhamento de parágrafos, texto em colunas, busca e substituição, auto-correção em tempo de digitação, visualização de impressão, um dicionário com correção ortográfica em inglês, e é capaz de ler documentos do Word e salvar seus documentos nos formatos texto puro, Rich Text (.rtf), HTML e LaTeX, além do formato próprio .abw, que pode ser comprimido (.abz). No CD há pacotes para RedHat 6 e 7, Stampede Linux (.slp), Debian (.deb) e Slackware (.tgz), além de pacotes binários pré-compilados estática e dinamicamente para Linux x86 e PowerPC, compatíveis com a maioria das distribuições disponíveis.

Spring

www.dpi.inpe.br/spring

O Spring é um dos softwares de geoprocessamento mais avançados do mundo. Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), traz diversas funções que o colocam na ordem do dia para quem tem necessidade de conhecer, catalogar e entender o espaço geográfico que administra. Especialmente recomendado para prefeituras e órgãos públicos, faz análises de dados tabulares e imagens de satélite e aerofotogrametria, e possui funções para, por meio da interação entre dados, extrair deles informações geográficas e geológicas importantes. No CD estão os binários empacotados em .tar.gz para instalação, além dos manuais e um cursinho de geoprocessamento em PDF. Também no CD há algumas bases de dados de exemplo fornecidas pelo INPE para que o leitor possa experimentar o Spring.

Edições anteriores da Revista do Linux Claro que não poderíamos deixar de incluir as edições anteriores da Revista, em formato HTML, para visualização off-line. Basta apontar o seu navegador, em modo gráfico ou console, para o diretório: www.RevistaDoLinux.com.br/


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux