Revista Do Linux
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês

 Capa
 Entrevista
 Corporativo
 Distro
 Segurança
 Hardware
 Produto
 Primeiros Passos
 Sistema
 

Leitura

Mal havia a Borland lançado o tão esperado Kylix, e as editoras já disponibilizavam livros dedicados ao produto. Entre os títulos recentemente lançados está o Kylix — Delphi para Linux, da Makron Books, escrito por Bruno Sonnino e homologado pela própria Borland. Sonnino inicia o livro com uma pequena introdução, voltada aos usuários de Windows, do ambiente Linux. Esse capítulo introdutório responde a várias perguntas dos desenvolvedores Windows, inclusive dá ênfase ao fato de que eles podem distribuir software comercial para Linux.

Depois o autor leva o leitor a conhecer a base da linguagem Object Pascal, já bem conhecida dos programadores Delphi, e faz uma pequena introdução à orientação a objeto. Essa introdução é bastante básica e, embora não vá tornar ninguém um superprogramador Kylix, certamente é suficiente para o iniciante dar seus primeiros passos. A parte que explica acesso aos dados é muito boa, é formada por dois capítulos: uma introdução ao SQL e ao Interbase e outro sobre os objetos de acesso aos dados. A introdução ao SQL e ao Interbase trata de temas como a criação de pequenas consultas sobre assuntos avançados como stored procedures e triggers. O capítulo que discute o acesso aos dados pelos objetos do Kylix também foi bem elaborado, procura sempre de mostrar as diferenças entre o acesso feito pela antiga BDE e o novo dbExpress.

O livro segue apresentando algumas APIs. Cada uma das APIs é específica de uma tarefa, ou tipo de tarefa, à qual os programadores de Delphi estão acostumados. Um destaque deve ser dado ao capítulo que trata da API do Linux. Com certeza, uma das maiores dificuldades que os programadores Delphi terão ao começar a usar o Kylix não será o Kylix em si, já que esse é bem semelhante ao Delphi; o problema mesmo será a mudança de sistema operacional. A Borland facilitou a vida dos programadores com sua API Linux, que é basicamente uma implementação Object Pascal da conhecida GLibC.

Finalmente, o autor dedica boa parte do livro à tarefa de tentar mostrar ao desenvolvedor como fazer a migração de suas aplicações Delphi para o Kylix, além de dar dicas para que as aplicações sejam sempre portáveis. E um capítulo bom, com vários exemplos.

O livro tem ainda um apêndice com instruções de instalação do Conectiva Linux 6.0, que acompanha o livro em um CD, que também traz todo o código-fonte usado no livro.

Um livro muito bom, com pouquissimas falhas: o autor não colocou mais fontes de pesquisa, algo muito útil para os novos linuxers.


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux