Revista Do Linux
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês

 Capa
 Entrevista
 Corporativo
 Distro
 Segurança
 Hardware
 Produto
 Primeiros Passos
 Sistema
 

Rádio Linux

Obrigatório

Não esqueçam que nos dias 9 e 10 de maio, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, acontecerá a 2ª LinuxExpo Brasil. Ponha na agenda e desmarque todos os compromissos, pois no nosso grande encontro anual você poderá conversar com todas as figurinhas carimbadas da comunidade Linux brasileira. O Queiroz da Unicamp; o Alexandre "Guaraná" Oliva, da RedHat, o Imre Simon, da USP, a turma do CIPSGA, e muitos outros destaques estarão presentes no evento. Lá veremos as novidades das grandes empresas como IBM, Borland e Intel, e poderemos assistir às palestras dos keynotes. Entre eles, Bob Young, da RedHat; Sandro Henrique, da Conectiva; Deepak Advani, da IBM; e John Madddog Hall, da Linux International.

De olhos bem fechados

A empresa mineira Planetarium tem um produto Linux que já está presente em mais de 900 empresas no Brasil inteiro. É o Gateway de Comunicações. Os usuários não precisam saber nada de Linux para usá-lo, tamanha a facilidade para configurar firewall, proxy, servidor de e-mail e os módulos de Intranet. Para conferir isso basta ir ao site www.gatewaydecomunicacoes.com.br e fazer o teste on-line de uma configuração para sua intranet. Esse produto é homologado para o hardware IBM e é uma excelente pedida para quem quer migrar sua rede rapidamente para Linux.

3 em 1

A empresa PaceBlade Technology está desenvolvendo um novo notebook baseado no processador Crusoe, da Transmeta. O destaque do PaceBook são seus três modos de uso. Você pode usá-lo como um notebook normal, destacar o teclado e usar apenas o monitor, como se fosse um WebPad com a tela sensível ao toque, na horizontal ou vertical (nesse modo você pode interagir com o sistema usando uma caneta, como nos PDAs, ou através de reconhecimento de voz), ou pode destacar o teclado, colocar o monitor em uma posição mais confortável, como, por exemplo, na vertical, e ainda assim utilizar o teclado através da porta infravermelha presente na máquina. Segundo o fabricante, o último modo é ideal para navegar na Internet e editar textos, visto que geralmente as páginas e documentos são muito mais longos do que largos. A empresa divulgará em breve as especificações completas da máquina, mostrada na feira CeBit em Hanover, Alemanha, em seu website (www.paceblade.com). Espera-se que a máquina chegue ao mercado por um preço em torno de US$ 2.000. Vários opcionais estarão disponíveis, como uma placa de TV, kit DVD, controle remoto, entre outros.

Apple

Com o MacOS X e o slogan "o poder do Unix e a elegância e simplicidade de um Macintosh", a Apple passa a ser uma das maiores fornecedoras de software no mundo Unix. Portes para todos os Unix e principalmente para o Linux estarão desembarcando logo mais. Aqueles programas gráficos que os linuxers tanto gostariam de ter já estão com certeza no topo das suas listas. Não poderia haver notícia melhor no momento, além disso a Apple engrossa o coro de um só sistema, mesmo que em diversos sabores. Unix conversa com Mac que conversa com Linux que conversa com mainframe que conversa com os PDAs que conversam com as TVs interativas. Só há um que não quer conversa com ninguém, como se estivesse sempre fora do ar.

Tela grande, e com Linux!

A Sylvania (www.sylvania.com), fabricante norte-americana de eletrodomésticos e pertencente ao grupo Siemens, da Alemanha, mais conhecida no Brasil pelas lâmpadas vendidas sob a marca Osram, anunciou seu mais novo modelo de TV. Com tela de 27 polegadas, acesso à Internet e movida a Linux, o modelo SPC2700iHD combina uma tela de 27 polegadas e alta resolução (pronta para HDTV) com um microcomputador baseado no processador Geode, da National Semiconductor, e uma versão embedded do Linux. O aparelho é conectado à antena de TV ou cabo, e para acesso à Internet existem portas ethernet e um modem 56k, além de uma entrada de vídeo padrão SVGA, para que a TV possa ser usada como um monitor com resolução de 800x600, duas portas USB e comunicação via infravermelho. Com ela é possível, além de assistir a TV, navegar, bater papo, enviar e receber e-mail, ouvir MP3 e acessar um guia interativo de programação. Todo o software é atualizado periodicamente, durante a madrugada, quando a TV não está em uso. Deve sair no segundo semestre por US$ 899 (EUA).

Pingüins na Califórnia

 

Ocorreu em Março em San José, Califórnia, a "Linux 2.5 Kernel Summit", uma conferência com duração de 2 dias, destinada a discutir os planos para o futuro do kernel do Linux e organizada pela OSDN (Open Source Developer Network) e por um dos desenvolvedores do kernel, Ted Ts’o. Sessenta e cinco "Kernel Hackers" vários deles nomes familiares a quem acompanha atentamente o desenvolvimento do kernel, estiveram presentes, como Eric Raymond, Alan Cox, Rik Van Riel, Andrea Arcangeli, Arnaldo Carvalho de Melo, Hans Reiser e por último, mas não menos importante, o próprio Linus Torvalds, todos discutindo assuntos como memória virtual, segurança, gerenciamento de força (ACPI), I/O assíncrona, novos sistemas de compilação do kernel etc. Com tantos desenvolvedores juntos, alguns chegaram a se preocupar, de uma forma bem-humorada, com o futuro do Linux caso um grande terremoto atingisse o local.


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux