Revista Do Linux
 


 
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês


 Capa
 Entrevista
 Estudo de Caso
 Desenvolvimento
 Programação
 Segurança
 Internacional
 Mascote
 Corporativo
 Distro
assinantes
 

Mensagem ao leitor

Descoberta e aprendizagem

Anos atrás, antes da era do computador pessoal, muitas pessoas tinham como hobby ler revistas de eletrônica e executar os projetos apresentados por elas. Com isso, estavam aprendendo um pouco mais daquela nova ciência que passava a ser acessível para a grande maioria da população. Cada edição trazia um desafio, um novo projeto e, com o passar dos meses, seu conhecimento era enriquecido. Diversos engenheiros tomaram gosto pela eletrônica desta maneira.

A montagem dos projetos e a leitura dos artigos técnicos iam sedimentando os conhecimentos do entusiasta. Como todo este estudo era gerado simplesmente pela curiosidade e pelo gosto pessoal do leitor, sem obrigações, datas limites e provas, o aficionado dedicava-se como um esportista, que ama seu esporte e dá o máximo de si, seja para bater recordes ou simplesmente para sua satisfação pessoal.

Ultimamente não temos mais este apelo. As revistas de eletrônica são relegadas ao fundo das prateleiras e os antigos projetos de rádios não despertam mais a curiosidade. Afinal, quem iria mexer em um rádio se era mais fácil (e barato) comprá-lo pronto? E além do mais, os novos equipamentos vinham com componentes tão pequenos que o velho ferro de solda não servia mais para o trabalho. O próprio conserto de equipamentos eletrônicos está com os seus dias contados; é mais fácil, rápido e barato comprar um novo.

Hoje em dia, as revistas de informática tomaram o lugar de suas saudosas tias mais velhas. Agora a diversão está presente na descoberta de programas, interfaces, na construção de um novo mundo virtual. E aquele hobbista, o que ele faz agora? Lembre-se, ele não se contentava em simplesmente comprar um rádio e ir escutar em casa; ele montava o seu próprio, muitas vezes muito mais potente que o de seu vizinho. Atualmente, há sistemas como o Linux que suprem esta necessidade de descoberta e aprendizagem que as velhas revistas de eletrônica proporcionavam aos nossos pais. E a cada edição da Revista do Linux descobrimos mais e mais coisas que o nosso sistema pode fazer. E está tudo ali: os códigos-fonte, os exemplos e a documentação. Tudo ao seu alcance, basta ter vontade de aprender, arregaçar as mangas e botar a cabeça para funcionar. A recompensa é o domínio do sistema que é uma das espinhas dorsais da maior rede de conhecimentos que o homem já teve notícias, a Internet.

Enquanto isso, uma conhecidíssima publicação nacional traz uma matéria de capa para ensinar ao seu leitor o que fazer quando o computador “dá pau”. Felizmente, nossos leitores estão aqui para aprender a ser mais produtivos com o sistema que escolheram, não para ficar perdendo horas resolvendo problemas...


Rodrigo Stulzer


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux