Os leitores pediram e a Revista do Linux atendeu. Encartamos nesta edição, com exclusividade, o Conectiva Linux 8, lançado em abril, acompanhado de um guia rápido de instalação. Essa é primeira versão oficial do sistema operacional após a adesão da empresa ao padrão LSB (Linux Standard Base). Uma das principais novidades apresentadas pela Conectiva é o kernel 2.4.18, que torna o sistema mais seguro e estável. A instalação do sistema também foi otimizada. O instalador gráfico do CL 8 permite configuração facilitada dos dispositivos de hardware e dos aplicativos a serem instalados no computador.
A distribuição está preparada para atuar como servidor de arquivos, impressão, backup, diretórios, QoS (Quality of Service), entre outros. O QoS oferece diversos tipos sofisticados de controle de banda, que alocam tráfego para diferentes classes de serviço, como Web, correio eletrônico e FTP. Também é possível, através do QoS, reservar e alocar banda para redes específicas, promovendo ainda a separação por serviços ou privilegiando determinados usuários.
O CL 8 traz também inúmeros recursos para mídia e entretenimento e vem com a plataforma gráfica KDE3, além do KOffice, KMail e Konqueror. Programas como XMMS e mpg123, presentes no CL 8, dão suporte à criação e reprodução de arquivos no formato MP3. Na área de segurança, o CL 8 suporta o protocolo de autenticação Kerberos 5, que permite, entre outras coisas, criptografar o tráfego de senhas e dados; criar servidores de autenticação secundários e interoperar com sistemas operacionais que também utilizem o Kerberos 5. Esperamos que você faça um ótimo proveito do CL8!
Da redação da Revista do Linux
O Conectiva Linux 8 é um sistema operacional simples de ser instalado. Conheça algumas informações básicas antes de dar início ao processo de instalação:
Não deixe de conferir se você tem à mão todos os itens necessários para a instalação do sistema. Além deste guia rápido de instalação, você precisará dos seguintes elementos:
Lista de periféricos de seu computador - Essa lista deve ser usada como um apoio. O instalador do Conectiva Linux procura reconhecer automaticamente quais são os periféricos do seu computador (monitor, teclado, mouse e placa de vídeo). Mesmo assim, é aconselhável que você faça uma lista com o modelo de cada peça e respectivo fabricante, pois ela poderá ajudá-lo durante a instalação.
Disquete formatado - Você pode usar um disquete comum (de 3,5”, ou 1,4 Mb), caso queira gravar um disco de recuperação, no entanto, não há a necessidade dele para que o sistema possa ser instalado.
O seu computador deve ter pelo menos 600 Mb (megabytes) de espaço livre para que o Conectiva Linux 8 seja instalado. Portanto, se o seu computador já tem outro sistema operacional instalado e você deseja instalar o Conectiva Linux 8 sem apagá-lo, é necessário verificar se existe espaço suficiente para este tipo de instalação. Para quem tem o Windows®, essa informação aparece no Windows Explorer®. (Clique em Iniciar - Programas - Windows Explorer®. No campo esquerdo, onde está o ícone das pastas, clique em C:. Ali deve constar quantos megabytes estão disponíveis em seu computador). Lembre-se de que 1 Gb (gigabyte) equivale a 1.000 Mb (megabytes).
Na falta de espaço, você pode remover arquivos e programas que considere de pouca utilidade. Se tiver dúvidas a respeito da exclusão de programas, sugerimos que você peça a consultoria de um técnico.
Aconselhamos que você faça uma cópia de segurança (backup) de seus documentos mais importantes antes de fazer a instalação, pois modificações no sistema podem trazer danos aos arquivos. Essa cópia tanto pode ser feita em discos ZIP quanto em outro disco rígido.
Com o CD nº 1 do Conectiva Linux em mãos, escolha a forma de ativar o instalador que mais se adapte ao seu perfil.
Insira o CD nº 1 do Conectiva Linux no drive de CD-ROM e aguarde. Uma janela chamada “autorun” será aberta automaticamente. Selecione o idioma de sua preferência e siga as instruções na tela.
Com o CD nº 1 do Conectiva Linux inserido em seu Drive de CD-ROM, digite os seguintes comandos para criar um disquete de inicializacão, (supondo que D:\ seja o seu drive de CD-ROM):
Please insert a formatted diskette into drive A: and press --ENTER--
Instalação em Computadores sem Sistema Operacional
Você deverá reiniciar com a função de inicialização pelo CD ativada na BIOS de seu computador.
Escolhendo sua Opção de Instalação
Assim que o computador for reinicializado o monitor deve ficar escuro durante alguns segundos, até que seja ativada a Tela do Modo de Instalação. Ela permite que você escolha qual modo do Conectiva Linux deverá ser instalado.
Para continuar a instalação, selecione a opção de sua preferência e pressione a tecla Enter.
Se em 30 segundos você não pressionar a tecla Enter nem mudar de opção, o instalador automaticamente irá começar a instalar a versão pré-selecionada.
Conheça o Instalador do Conectiva Linux 8
Antes de prosseguir, é importante que você conheça quais procedimentos irá encontrar durante o processo de instalação.
Você precisará configurar o Conectiva Linux 8. Para isso, o instalador foi programado com uma série de janelas que irão servir como guia. Cada janela irá configurar uma parte do sistema e apresentará uma ou mais opções para você selecionar. Nessas etapas serão determinadas características como o idioma, o uso do mouse e peculiaridades do monitor e do teclado.
Os itens que estiverem sendo configurados aparecem delineados na área de seleção. Você pode selecionar as características nessa área por meio do mouse ou pressionando as teclas direcionais ou Tab.
Para prosseguir, ao final de cada operação, basta clicar no botão “Próximo”, situado no canto inferior direito da tela. Caso queira fazer alguma modificação na configuração, utilize o botão “Anterior” para retornar a uma tela anterior.
Em caso de dúvidas sobre como proceder, você pode utilizar o botão de “Ajuda” (texto escrito na vertical que se encontra ao lado esquerdo da tela do seu computador, ou pressionar a tecla F1). Ao mover o cursor (seta) do mouse sobre esse botão, informações sobre a instalação do sistema aparecerão na tela.
Início do processo de instalação e escolha do idioma
Modo Gráfico
Caso você tenha inicializado o seu computador a partir do CD-ROM, o monitor deve apresentar uma tela em modo gráfico com ícones representando 3 idiomas: português, inglês e espanhol, escolha seu idioma e avance para a próxima tela.
Modo Texto
Se você optou pela inicialização a partir do disquete, seu monitor apresentará uma tela em modo texto com opções para a escolha do idioma. A opção “português” já está pré-selecionada, basta pressionar a tecla Enter para dar continuidade ao processo. Se você quiser que o sistema seja instalado em outro idioma, pode fazer a seleção com as teclas direcionais antes de pressionar Enter.
Escolha o seu idioma e avance para a próxima tela.
Configuração do Mouse
A próxima tela irá configurar o mouse caso ele não tenha começado a funcionar automaticamente com a ativação do instalador. Portanto, se o mouse já estiver ativo você pode prosseguir clicando no botão “próximo”.
Para configurar o mouse, você irá trabalhar na área de seleção sobre o campo “selecionar mouse manualmente”. Primeiro, localize na lista o nome de seu mouse, sempre utilizando as teclas direcionais, se não souber o nome, selecione Generic Mouse (serial).
Em seguida, com a tecla Tab, selecione o botão “tentar configuração” e pressione Enter. Isso fará com que uma janela de teste se abra. Deslize o mouse em movimentos circulares e observe se o cursor (seta) segue os movimentos pela tela.
Se o mouse estiver funcionando, clique em “manter a configuração”. Se ainda não estiver configurado, selecione outro modelo de mouse assim que a janela de testes se fechar.
Quando o mouse estiver ativo, você poderá utilizá-lo para pressionar o botão “próximo”.
Teste seu Teclado
Como existem muitos modelos de teclados, é preciso selecionar o seu para que seja possível utilizar as teclas específicas do seu idioma.
Repare que na tela Seleção do Teclado já existem opções pré-selecionadas tanto na lista de modelo quanto na de layout. Isso porque o modelo, Generic 105-key (intl) PC e o layout English w/ deadkeys, é a configuração padrão que funciona em quase todos os teclados.
Para testar se essa configuração deve ser mantida, mova o cursor até a Área de teste do teclado e digite palavras acentuadas. Sugerimos que escreva a seguinte frase:Isto é um teste de digitação.
Se os acentos aparecerem de forma correta, prossiga a instalação clicando em “próximo”.
Se o layout do seu teclado é brasileiro (com a tecla ç), a configuração mais adequada é Brazilian ABNT2, na lista de modelo e Brazilian, na lista de layout. Se for espanhol (com a tecla ñ), selecione Generic 105-key (intl) PC (modelo) e Spanish (layout).
Ativando Módulos
Enquanto seu monitor apresentar uma tela com as mensagens “Iniciando” e “Análise de Destino”, você deve aguardar alguns segundos até o surgimento da próxima tela. Durante esse tempo, o instalador estará verificando se você já possui algum sistema operacional Linux instalado. Ele também irá ativar os módulos compatíveis com o seu hardware. Esses módulos garantem que os componentes eletrônicos do seu computador funcionem adequadamente.
Se já houver uma outra versão do Conectiva Linux instalado em seu computador, surgirá no monitor uma tela que lhe permite optar entre fazer uma nova instalação ou atualizar uma versão anterior do sistema.
Escolha seu Perfil
A tela Seleção de Perfil permite a escolha do tipo de instalação que você poderá utilizar no Conectiva Linux 8. É recomendável a “Instalação Padrão”. Esta opção inclui os programas mais utilizados em computadores pessoais.
Caso você não queira manter a instalação padrão, mova o cursor do mouse para o menu de ajuda no canto esquerdo da tela e obtenha informações sobre como proceder na escolha de outro perfil.
Para instalar a configuração padrão, você irá precisar de, no mínimo, 1024 Mb livres no disco rígido (HD) de seu computador.
Particionando o Disco Rígido – HD
Depois de selecionado o “Perfil de Instalação”, o instalador irá automaticamente particionar o disco rígido (HD), ou seja, irá dividir o espaço do HD.
Se você já possui outro sistema operacional em sua máquina, aparecerá na tela, na janela de particionamento automático, a mensagem “não há partições livres suficientes...”. Não se preocupe. Isso significa que o instalador irá dividir automaticamente o espaço do disco rígido entre o Conectiva Linux 8.0 e algum outro sistema operacional, para que ambos possam funcionar de maneira eficiente. O próprio instalador irá definir a quantidade de espaço necessária para instalar o novo sistema em sua máquina.
Particionamento manual
Se por algum motivo o instalador não pôde fazer o particionamento automático, uma tela chamada “particionando o disco” irá surgir no monitor. Nesse caso você pode fazer manualmente o particionamento, seguindo as instruções apresentadas no botão de ajuda, à esquerda da tela. Um dos possíveis problemas que impedem que o processo seja feito automaticamente é a falta de espaço livre no computador. Nesse caso, você ainda tem a opção de reiniciar a máquina e apagar alguns arquivos para liberar mais espaço. Se optar por reiniciar, não se esqueça de retirar o disquete e o CD de instalação.
Não apague arquivos se você não tem certeza de que não irá precisar deles. Em caso de dúvidas sobre como proceder, peça ajuda a um técnico.
Instalação Automática do sistema
Agora o conjunto de programas começará a ser copiado e o Conectiva Linux 8 será automaticamente instalado em seu computador. O tempo desse processo varia de acordo com cada computador. Você pode acompanhar o andamento da instalação nas barras de progresso situadas na base da tela. A barra menor permite o acompanhamento do item que está sendo instalado no momento, mostrado à esquerda dessa barra.
Seleção da Placa de Vídeo
Nesta etapa do processo o instalador irá configurar o modelo de sua placa de vídeo (responsável pela montagem e exibição das imagens na tela do monitor).
Caso o instalador não consiga detectar o modelo da placa, ou selecionar uma placa diferente da sua, você mesmo deverá fazer a seleção, manualmente. Clique no item “selecione a placa de vídeo manualmente” e procure pelo nome de sua placa. Se você não encontrar o modelo de sua placa, então selecione o drive vesa, ele é um drive genérico e provavelmente estará de acordo com a sua placa.
Terminada a seleção, passe para a próxima tela.
Seleção do Monitor
Nesta tela você deve indicar a marca e o modelo do monitor que possui. Use a barra de rolagem, situada ao lado direito da tela, para encontrar o nome do fabricante.
Agora clique o sinal “+”, ao lado do nome da empresa, para abrir uma lista com todos os modelos fabricados por ela. Selecione o nome de seu monitor e passe para a próxima tela.
Obs: Se o seu monitor não estiver listado, você pode escolher um modelo similar do mesmo fabricante. Também pode optar por um monitor genérico. Recomendamos a opção Generic 8514 Compatible para monitores de modelos novos ou o Generic Monitor para os de modelos mais antigos.
Configuração da Àrea de Trabalho
Neste momento o programa de instalação exibirá uma janela com as opções de profundidade e resolução de tela. Você pode testar as suas configurações clicando no botão “testar configuração”. Após a escolha e teste das opções de sua preferência, clique no botão “próximo” para prosseguir.
O Superusuário ou Root
O “Superusuário” ou “root” é o administrador do sistema. Ele possui acesso exclusivo, e somente ele poderá fazer alterações no sistema. Por uma questão de segurança o root é o único usuário que tem permissão para instalar e remover programas, criar novos usuários, configurar os periféricos, dentre outras funções. Este procedimento evita intervenções desordenadas de outros usuários e garante a integridade do sistema.
Para definir a senha do superusuário, vá ao item “definição da senha de root” e digite, no campo “senha”, uma senha de pelo menos seis caracteres, que podem ser letras ou números. Redigite a mesma senha no campo “confirmação”.
Lembre-se de que essa senha é importante e difícil de ser recuperada, portanto, é aconselhável que seja anotada em algum lugar seguro. Também sugerimos que o administrador do sistema crie um usuário para seu uso comum e utilize o usuário root somente quando for necessário fazer alguma alteração no sistema.
Configuração de Usuários
Nessa mesma tela você poderá definir os usuários que irão utilizar o computador no qual você está instalando o Conectiva Linux 8. O sistema permite que mais de uma pessoa trabalhe em áreas (contas) personalizadas. Cada usuário do mesmo computador, terá uma senha e poderá configurar sua área de trabalho conforme preferir.
No espaço “Criação de Usuários”, digite seu nome completo ou o de uma pessoa que irá utilizar o computador com você. O campo “nome de acesso” será preenchido automaticamente.
Abaixo, nos campos “senha” e “confirmação” digite uma senha para esse usuário. A senha deve ter no mínimo seis caracteres, que podem ser tanto letras e números. Clique em “criar usuário” para poder concluir a criação da conta e limpar os campos para inserir informações sobre outro usuário. Você pode criar quantos usuários quiser.
Configuração do Gerenciador de Inicialização GRUB
Esta tela irá configurar o menu gráfico que ativa os sistemas operacionais instalados em seu computador e permite que você escolha com qual deles deseja trabalhar, caso você tenha mais de um. Esse aplicativo chama-se Gerenciador de Inicialização.
Por ser prático e fácil de utilizar, o GRUB foi escolhido como gerenciador de inicialização padrão do Conectiva Linux 8.
Para usuários que prefiram um gerenciador de inicialização com interface modo texto, a Conectiva apresenta o LILO, no qual o nome do sistema a ser utilizado deve ser digitado pelo usuário. Se você já possui um gerenciador de inicialização e não deseja substituí-lo, deve clicar na opção “Nenhum”.
Depois de escolher o gerenciador de inicialização, clique em “próximo” para dar continuidade à instalação.
Disquete de Emergência
Agora você tem a opção de criar um disco de boot. Esse disco irá armazenar arquivos de configuração do Linux e poderá ser utilizado em caso de emergência. Assim, caso você se depare com algum problema ao iniciar seu computador e o GRUB não surgir na tela, o disquete poderá ser usado para acessar o Linux e corrigir o problema.
Para a criação de um disco boot, você deverá inserir um disquete vazio no computador e clicar no botão “sim”. Assim que o instalador terminar de fazer a gravação dos arquivos, retire o disquete de boot do computador. Não esqueça de identificá-lo, com uma etiqueta por exemplo, e de guardá-lo em um lugar seguro.
Recomendamos que seja feita a gravação do disquete de emergência. se você optar por não gravá-lo, apenas passe para a próxima tela para concluir a instalação do Conectiva Linux 8.
Instalação Concluída
Parabéns! Você concluiu a instalação do Conectiva linux 8 em seu computador.
Este sistema será um instrumento prático, seguro e confiável tanto se utilizado para o trabalho como para o lazer.
Apesar de todos os esforços para uma configuração abrangente, pode existir algum componente que o instalador não conseguiu detectar automaticamente. Você poderá configurá-lo após a instalação com o aplicativo Linuxconf.
Outras informações sobre seu novo sistema operacional podem ser encontradas em www.conectiva.com.br.
Importante!
Lembramos que os softwares contidos no CD são fornecidos sem qualquer tipo de suporte técnico, seja pela Conectiva S.A., Revista do Linux ou pelos autores dos respectivos softwares. Eventuais problemas físicos com a mídia devem ser reportados ao nosso serviço de atendimento ao cliente, que pode ser contatado através do endereço: sac@RevistaDoLinux.com.br