Distros desconhecidas
Você conhece essas distros?
Pingüins para sistemas embarcados, cristãos e também endiabrados. Saiba mais sobre algumas distros pouco conhecidas.
ECniw Embedded Linux
A empresa Linpus Technologies, Inc. foi fundada em Taipei, no ano de 1997, como a primeira companhia asiática a entrar para o mercado de desenvolvimento em Linux. Ainda hoje, a Linpus alcança uma grande cobertura do mercado chinês, e, em 1998, a empresa lançou a primeira loja virtual chinesa especializada em produtos relacionados ao sistema operacional Linux.
Atualmente, a Linpus atua com alguns produtos no mercado e, além do Linpus Linux versão servidor e desktop, está o ECniw Embedded Linux, que é uma solução com kernel rápido e indicado para dispositivos especiais, como PDAs, Tablet PCs e Smart Phones. O ECniw é compatível com processadores iX86, StrongARM, MIPS e ARM7. A compatibilidade com outros processadores, como o X-Scale e o ARM9, será lançada em breve.
Ocupando cerca de 550kB para a interface gráfica e 512kB para o Kernel, esta distro acaba sendo uma das melhores opções para dispositivos que necessitem de um sistema Linux embarcado. Alguns outros aplicativos acompanham a distribuição, como um sistema de reconhecimento de escrita a mão para o idioma chinês e inglês, aplicativos para multimídia e jogos, que juntos ocupam cerca de 9 MB de espaço.
Para saber mais:
www.linpus.com/
EvilEntity Linux
“Muitos dizem:, 'O MS Windows venceu, e o Linux em desktop está morto!' Mas o Linux para desktop não está mais morto, e levantou-se de seu túmulo em busca de sangue virgem”.
Este é um pequeno trecho, talvez o menos ofensivo deles, do texto inicial que está no website da Undead Linux. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento da EvilEntity Linux, uma distro que não promete ser a solução para seu servidor, e também avisa que a plataforma de estações de trabalho corporativas não é seu lugar. Segundo eles, a EvilEntity (também chamada de EvilE) é simplesmente a ferramenta mais útil e divertida que você poderá instalar em seu PC.
A EvilE não utiliza o KDE ou o Gnome como seu gerenciador de janelas padrão, mas sim o Enlightment. Além disto, a distro traz alguns softwares para “ripar” MP3s, “queimar” CDs, assistir DVDs e TV e editar vídeos e modelos 3D.
No website você encontra a imagem ISO para download, além da possibilidade de compra de um CD-ROM contendo a distro. Parece que desta vez o mal ganhou e acabou lançando sua distro antes de sair uma versão cristã do Linux (Vide box).
Para saber mais:
www.undeadlinux.com
www.undeadlinux.org
JESUX
Há algum tempo atrás, um website divulgava a criação de uma distro Linux para usuários cristãos: o Jesux. Com um slogan sugestivo (“A distribuição que não levará você à tentação”), o Jesux prometia ser a distro ideal para hackers cristãos, igrejas, escolas e famílias, e seria baseada no Red Hat.
O Jesux teria algumas características “incomuns” para manter a boa moral cristã. O Enlightment ganharia uma série de temas cristãos com imagens de Jesus, o comando kill e palavras como daemons e abort seriam modificadas, o Netscape possuiria bookmarks pré-gerados com links para sites cristãos; e nem o emacs escaparia das reformas: o comando M-x doctor seria substituído por M-x pastor.
Mas tudo não passava de uma brincadeira criada por George Jones, que acabou disponibilizando no site os e-mails que ele recebeu sobre o Jesux. Alguns são um pouco mal-humorados, e outros chegam até a colaborar com idéias, sugerindo, por exemplo, a criação de man pages para trechos da bíblia.
Para saber mais:
www.geocities.com/ResearchTriangle/Node/4081/
Felipe Arruda - felipe@RevistaDoLinux.com.br