Revista Do Linux
 
  
  
   

EDIÇÃO DO MÊS
  Para assinantes

  CD do Mês
  Capa
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Desenvolvimento
  Programação
  Internacional
  Distro
assinantes
 

Evento

Borland Conference Brasil
O evento reunirá os especialistas em desenvolvimento de aplicações no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo-SP

Acontece neste mês, entre os dias 20 e 23, em São Paulo, a 1ª Borland Conference Brasil, junto à Comdex, que reunirá especialistas no desenvolvimento de aplicações. Serão quatro dias de palestras, aulas e intercâmbio de experiências. O público brasileiro terá também a oportunidade de verificar os mais recentes lançamentos da Borland, incluindo o novo JBuilder 7, o JavaStudio for Java versão 4, o Optimizate 4.2, a nova versão do Borland Enterprise Server e outros lançamentos. De acordo com o diretor comercial da Borland Latin America, José Eugênio Braga, esta será uma oportunidade em que os participantes poderão ver de perto o que a Borland pode oferecer para aumentar a produtividade no desenvolvimento de sistemas e saber o que a empresa está prevendo para o futuro dos seus produtos. “Além das soluções Borland, na BorCon haverá, também, um debate entre a Sun e a Microsoft, que será mediado pelo o jornalista Carlos Machado, no qual será discutido o futuro das plataformas J2EE e .NET. Este debate mostrará o compromisso que a Borland tem em oferecer a seus clientes liberdade para desenvolver, implementar e integrar suas aplicações nas principais linguagens e plataformas do setor”, diz.

A demanda por serviços Web tem aumentado bastante. Dados de uma pesquisa realizada com 1000 profissionais durante a BorCon nos Estados Unidos apontam que mais de 80% já usavam Web Services ou estavam planejando usá-los em um futuro próximo. Para a diretora sênior de produtos de marketing e desenvolvimento de negócios para soluções RAD, Alison Deane, os Web Services estão presentes em muitos setores. “Dentre aqueles que responderam à pesquisa, 24% o empregam na área da saúde, 14% em finanças e outros 14% em assuntos governamentais. Esses clientes utilizam Web Services no acesso a imagens, na preparação do imposto de renda online, no armazenamento eletrônico dos dados do imposto de renda, na administração 401K, no acesso ao prontuário médico, em e-learning, na simplificação de recursos humanos, em e-commerce e em assistência financeira, entre outras aplicações”, explica. Deane diz que, de acordo com analistas, os Web Services serão mais utilizados dentro do firewall nos próximos 2 ou 3 anos. “A Borland vem obtendo sucesso no desenvolvimento e na implementação de aplicações Web Services usando o Borland Delphi, Kylix e Enterprise Server em ambientes B2B fora do firewall com parceiros confiáveis e clientes”, diz.

UnitedLinux e Kylix

Com relação à nova distribuição do mercado, a UnitedLinux, a Borland apóia a iniciativa formada por Caldera, Conectiva, SuSE e TurboLinux. “Acreditamos que a iniciativa agrega tecnologias avançadas em um único nível corporativo de distribuição Linux possibilitando que a Borland, como um fabricante independente de software (ISV), só precise certificar o Borland Kylix em uma distribuição”, afirma Deane. A adesão ao Kylix pela comunidade de desenvolvedores Delphi é vista com otimismo pela diretora da Borland. Ela lembra que, desde que o Kylix foi lançado em janeiro de 2001, baseado na linguagem do Delphi, a Borland tem visto o produto ser adotado em diversas áreas. “Em outubro de 2001 (6 meses após o lançamento), o Kylix foi eleito o melhor IDE Linux pelos desenvolvedores de Linux norte-americanos, de acordo com a Evans Data Corporation. Muitos desenvolvedores Delphi acompanharam a história da força da multiplataforma Borland e observaram que eles podem levar suas aplicações Windows Delphi para a plataforma Linux através de um simples recompilador com o Kylix utilizando a tecnologia CLX”, informa.

No Brasil, o Kylix é atualmente a segunda ferramenta mais vendida nos canais de distribuição da Borland. “O Kylix tem tido uma aceitação muito grande em todo o mercado brasileiro, sendo que a tendência é um crescimento ainda maior no futuro, tendo em vista que muitas soluções estão sendo desenvolvidas com esta ferramenta”, diz José Eugênio Braga. Ele lembra que, após o lançamento do Kylix 2, houve um aumento significativo das vendas e espera que este crescimento seja mantido nas versões futuras deste produto.

Entre as empresas que utilizam o Kylix, está a Apropos, uma das maiores revendas ISV dos EUA, que usa o Kylix na construção de aplicações para pontos de venda (POS) para várias grandes organizações de revenda. Outra empresa que tem obtido bons resultados com o produto é a norte-americana Colliers International, a maior companhia estatal de comércio do mundo, que tem utilizado o Kylix para que suas aplicações Web Services Delphi Windows multiplataforma tirem vantagem do Apache.

No Brasil, o Kylix é atualmente a segunda ferramenta mais vendida nos canais de distribuição da Borland


Rodrigo Asturian - Asturian@RevistaDoLinux.com.br

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux