 |
Sistema em dia
Conectiva Linux 8++
Na edição de agosto (número 32) da Revista do Linux, distribuímos o Conectiva Linux 8+, uma versão atualizada do Conectiva Linux 8, com melhorias em diversos pacotes. Agora, trazemos até você uma nova versão, o Conectiva Linux 8++, com ainda mais atualizações e duas grandes novidades: Um preview da próxima versão do KDE, o KDE 3.1 RC3, e uma versão em desenvolvimento (2.5.47) da próxima série estável do kernel.
Kernel 2.5
Para os que gostam de estar sempre vivendo no extremo da tecnologia, trazemos no CD desta edição uma versão, ainda em desenvolvimento, do que virá a ser a próxima série estável (2.6) do kernel do Linux. Ao ser instalado, o Conectiva Linux 8++ utiliza, por padrão, o kernel 2.4. A versão 2.5.47, encontrada no CD em conectiva/RPMS, em versões mono e multi (kernel25-smp) processadas, deve ser instalada manualmente com o utilitário RPM.
Lembramos que, por ainda estar em desenvolvimento, esta versão do kernel está sujeita a instabilidade e não deve ser usada em ambientes de produção. Recomendamos que apenas os interessados em conhecer os vários novos recursos façam sua instalação. Para saber um pouco mais sobre o desenvolvimento desta versão, veja o bate-papo com Arnaldo Carvalho, mais conhecido como ACME, na página 56 desta edição.
KDE 3.1
E para os usuários desktop que adoram novidades, trazemos em nosso CD uma amostra da versão 3.1 do KDE (ainda não lançada quando do fechamento desta edição), o KDE 3.1 RC3.
A nova versão do KDE traz algumas mudanças que certamente agradarão aos usuários deste ambiente desktop. Entre as novidades podemos citar:
Inovações no Konqueror - O navegador padrão do KDE, o Konqueror, agora possui um recurso indispensável nos navegadores atuais: o suporte a abas, o que evita que seus usuários acabem com várias janelas abertas no desktop. Além disto, um novo gerenciador de downloads, o KGET, foi adicionado ao browser, o que facilita o controle de vários downloads simultâneos. Todos eles podem ser visualizados em uma única janela onde podemos adicionar, remover, pausar, agendar arquivos para serem baixados e continuar downloads interrompidos de onde eles pararam;
Aparência - Para os que não dispensam um belo visual, o KDE 3.1 traz como novidades novos temas padrão para a interface (Keramik) e ícones (Crystal). Um novo gerenciador de temas facilita a tarefa de mudar a cara de seu desktop, e alguns detalhes extras, como sombras em menus e janelas, também foram incluídos.
Personal Information Management - O KDE PIM é uma suíte de aplicações para o KDE que auxilia o usuário a organizar seus e-mails, endereços, lista de tarefas a fazer, compromissos e muito mais. Entre os aplicativos do PIM que sofreram mudanças, está o cliente de e-mail KMail, que ganhou algumas melhorias nos quesitos segurança e privacidade, com suporte a S/MIME, PGP/MIME e X.509v3, em colaboração com o projeto Aegypten (www.gnupg.org/aegypten/ e Revista do Linux n° 29), financiado pelo governo alemão e voltado para a segurança de correio eletrônico. O livro de endereços (KAddressbook) ganhou a capacidade de trazer informações de contato de um ou mais servidores LDAP. Para a versão 3.2 do KDE se promete a possibilidade de utilizar o Vim como editor de mensagens dentro do Kmail.
Gerenciamento de Arquivos - O Konqueror também ganhou novidades no gerenciamento de arquivos, como a possibilidade de gerar thumbnails de arquivos de vídeo, ícones de pastas que indicam o seu conteúdo e um mecanismo de busca que aceita meta-informações de arquivos para pesquisar arquivos multimídia;
Compartilhamento de Desktop - Para aqueles que precisam mudar freqüentemente de máquina, o KDE 3.1 oferece um novo sistema de compartilhamento de desktops compatível com o VNC, que o usuário poderá utilizar, por exemplo, para suporte técnico remoto;
Quiosque - Para os usuários de Internet Cafés, o sistema KDE Kiosk pode ser a solução para desabilitar algumas funções do KDE e criar um ambiente mais controlável. O painel também possui suporte total a menus customizados;
Multimídia - A parte multimídia do KDE ganhou um novo decoder de vídeo baseado no Xine, um software que possui suporte a arquivos nos formatos AVI, DiVX, Cinepak, Sorenson Video, MPEG 1/2 e 4, QuickTime / MOV, ASF e outros;
Entretenimento - Para os jogadores de plantão o KDE 3.1 traz alguns novos jogos como o Kolf (www.katzbrown.com/kolf/), um jogo de golf, o Atlantik (www.unixcode.org/atlantik/), jogo no estilo monopoly, e o Megami (www.freekde.org/neil/megami/), uma versão do conhecido Blackjack.
Além de todas estas mudanças, o KDE também está ainda mais amigável, e softwares como o Control Center (KControl) tiveram sua interface revista e organizada. Melhorias no desempenho dos softwares também foram feitas, como no caso do Konqueror que ganhou um melhor desempenho na inicialização.
Hoje o KDE é um dos maiores projetos Open Source existentes e conta com cerca de 2,6 milhões de linhas de código e centenas de voluntários que, entre outras funções ajudam a traduzir o ambiente desktop para mais de 70 idiomas.
Instalação e Atualização
O processo de instalação do Conectiva Linux 8++ é o mesmo demonstrado na matéria de capa da Revista do Linux de agosto, edição 32. Caso você não tenha esta edição, ela está disponível para leitura na íntegra no endereço www.RevistaDoLinux.com.br/ed/032/. Para fazer o pedido de números atrasados, envie um e-mail para o endereço sac@RevistaDoLinux.com.br.
A atualização de um Conectiva Linux 8+ para a versão 8++ em nosso CD também é possível, tanto via MI (o instalador do Conectiva Linux) como via apt. Para fazer a atualização via apt, execute os seguintes passos:
- Conecte-se à Internet, e atualize sua base de pacotes APT, com o comando: apt-get update
- Insira o CD desta edição em seu drive de CD-ROM e adicione o CD à base de pacotes, com o comando: apt-get cdrom add
- Agora execute a atualização global do sistema, com o comando apt-get dist-upgrade
Lembramos que todos os passos devem ser executados enquanto logado como o usuário root.
IMPORTANTE!
Lembramos que os softwares contidos no CD são fornecidos sem qualquer tipo de suporte técnico, seja pela Conectiva S.A., pela Revista do Linux ou pelos autores dos respectivos softwares. Eventuais problemas físicos com a mídia devem ser reportados ao nosso serviço de atendimento ao cliente, que pode ser contatado através do endereço: sac@RevistaDoLinux.com.br
Legendas:
O novo visual do KDE 3.1
O navegador Konqueror também foi melhorado
|
|
|
|