Revista Do Linux
 
OUTRAS SEÇÕES
  Cartas
  Variedades
  Rádio Linux
  CD do Mês
  Coluna do Augusto
  Leitura
  Dicas e truques
  Opinião
 

Linux corporativo

Foi lançado o Conectiva Linux Enterprise Edition - Powered by UnitedLinux, voltado para empresas de grande porte que necessitam de um software amplamente certificado

Depois de cinco meses desde o lançamento do consórcio UnitedLinux, que reúne as distribuições Conectiva, SuSE, SCO e Turbolinux, o mercado corporativo recebe a primeira solução elaborada conjuntamente pelas quatro empresas, chamada Conectiva Linux Enterprise Edition - Powered by UnitedLinux v1.0 (CLEE). O novo produto foi apresentado à imprensa, no final de novembro, em São Paulo, como uma versão padronizada do sistema operacional Linux, em conformidade com os padrões LSB, LiN18ux e GB18030. ~SIsso permitirá a certificação pelos grandes ISVs e IHVs a uma única plataforma global e possibilitará a manutenção de uma estrutura compatível com uma ampla gama de aplicações, softwares e hardwares~T, afirma Sandro Nunes Henrique, presidente da Conectiva.

O consórcio estabelece componentes padrões no núcleo do produto UnitedLinux, e cada empresa participante do consórcio poderá aplicar componentes e aplicativos adicionais, gerando produtos próprios de cada distribuição, como o CLEE. ~SOs clientes que adquirirem qualquer um dos produtos desenvolvidos poderão contar com suporte técnico global, em língua nativa, devido à localização das quatro empresas participantes~T, diz Sandro. O produto será disponibilizado nos idiomas inglês, japonês, chinês simplificado, chinês tradicional, coreano, português, espanhol, italiano, alemão, francês e húngaro.

Ciclo maior

Outra característica do CLEE é que o produto terá um ciclo de lançamento maior ~V 18 meses, aproximadamente - em relação aos sistemas operacionais já comercializados pelas quatro empresas, gerando estabilidade ao sistema. ~SAo adquirir o produto, os clientes terão direito a um ano de manutenção, o que garantirá acesso às correções e atualizações~T, explica Sandro. Segundo ele, o objetivo do CLEE é oferecer um produto de alta qualidade técnica e comercial, que possibilite ao mercado o desenvolvimento de projetos globais. ~SO CLEE é um produto altamente estável e confiável para servidores com missões críticas de grandes corporações, proporcionado pela grande qualidade técnica e estrutura comercial e de suporte consolidada em todo o mundo com o consórcio UnitedLinux~T, diz.

O CLEE tem como público-alvo as empresas locais de grande porte e de diferentes setores de atuação que necessitam de um software amplamente certificado e uma estrutura que proporcione o suporte necessário para as necessidades do setor. Os componentes do UnitedLinux permitem atender às necessidades do mercado corporativo global por seguir padrões tecnológicos de hardware e software importantes no que se refere à segurança, performance, estabilidade e confiabilidade do produto. Dentre esses padrões, destacam-se RAW I/O e POSIX Asynchronous I/O, IDS e Journaling File Systems. Além desses componentes, tornam-se presentes no CLEE serviços que podem ser configurados conforme as necessidades das empresas, como servidor de web, email e Proxy.

Ambientes heterogêneos

Outra característica importante do CLEE é que a solução pode atender empresas com estruturas de informática bastante diversificadas. ~SO CLEE possibilita a comunicação e interoperação em ambientes heterogêneos, incluindo a família de sistemas operacionais Microsoft Windows, Novell NetWare e a maioria dos sistemas UNIX~T, explica Sandro. Quanto à segurança, a autenticação no UnitedLinux é bastante flexível para o usuário, pois diversos métodos são suportados, como PAM, Kerberos 5 e X.509 (via web e IPSEC). Todos esses métodos permitem interoperar com outros sistemas, a exemplo do Windows NT, Windows 2000 e Novell IDS. O CLEE suporta criptografia forte e permite a implementação de VPNs seguras com túneis criptografados, devido à inclusão do IPSEC.

O ambiente de desktop padrão do CLEE será o KDE 3 e o requisito mínimo de hardware é um Pentium 300 MHz (ou equivalente), com 128 MB de RAM, 500 MB de espaço livre em disco e drive de CD-ROM. O conteúdo da caixa do CLEE será composto por 6 CDs e um Guia de Referência.

Características corporativas

O CLEE suporta diversos padrões tecnológicos de hardware e software, proporcionando às empresas melhor desempenho, maior estabilidade e confiabilidade no sistema:

~U Alta Disponibilidade.
~U Journaling File System - preserva a integridade dos arquivos em casos de suspensão imprevista do sistema.
~U LVM (Logical Volume Manager) - permite que uma grande capacidade de armazenamento em discos físicos seja agrupada em volumes lógicos, facilitando o gerenciamento e otimizando o acesso.
~U NGPT (Next Generation POSIX Threads) - permite uma melhoria do desempenho de todas as aplicações que usam a biblioteca pthreads, particularmente em máquinas SMP.
~U MXT (Memory eXpansion Technology) - Tecnologia de hardware para compressão de dados em memória, aumentando sua capacidade efetiva de armazenamento.
~U POSIX Asynchronous I/O - proporciona um ganho de performance no acesso aos dispositivos conforme o padrão POSIX. Entre os aplicativos que se beneficiam desta tecnologia, está o banco de dados Oracle.
~U RAW I/O - permite o acesso direto ao disco, sem passar pelo kernel. Ex: banco de dados em geral.
~U SNMP (Simple Network Management Protocol) - permite o monitoramento e gerenciamento de dispositivos e sistemas em rede.
~U Suporte a sistemas com grandes quantidades de memória RAM (acima de 64 GB).
~U IPv6 - protocolo que sucede a versão atual utilizada na Internet. É capaz de proporcionar escalabilidade, segurança e autoconfiguração de roteamento.
~U Serviços de Diretório - funcionam como um repositório central para consolidação das informações dos usuários, oferecendo uma integração com aplicações como servidores de e-mail, autenticação, autorização, agenda corporativa, entre outros.

Os clientes poderão contar com suporte técnico global, em língua nativa


Da redação da Revista do Linux

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux