Revista Do Linux
 


 
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês


 Capa
 Entrevista
 Estudo de Caso 1
 Estudo de Caso 2
 Software
 Programação
 Ferramenta
 Serviço Público
 Comunidade
 Emulador
 Banco de Dados
 WEB
 Corporativo
 Distro
assinantes
 

Conheça o Free Pascal

Para quem precisa usar o Pascal e o Linux ao mesmo tempo, o Free Pascal vem para fechar essa dupla

O Free Pascal é um compilador Pascal, compatível com o Turbo Pascal 7.0 e o Delphi 2.0, da Borland, distribuído sob a GPL. Além da vantagem da compatibilidade, o Free Pascal 1.0.4 está disponível para diversas plataformas, entre as quais destacamos Windows (9x, NT, 2k) e Linux (a.out e ELF).

Ao contrário do GNU Pascal, que é derivado do GNU C e pretende ser um compilador Pascal extremamente portável, o Free Pascal é totalmente escrito em Pascal e roda em um número limitado de plataformas atualmente, enquanto o GNU Pascal deve rodar em qualquer ambiente capaz de executar o GNU C. Para mais detalhes, consulte o arquivo faq.htm, na pasta doc/fpc-1.0.4 do diretório de instalação.

Um dos maiores atrativos do Free Pascal, em nossa opinião, é o suporte a GTK, que possibilita a escrita de programas em Pascal utilizando o Gimp Tool Kit, um dos melhores ao lado de Qt, para desenvolvimento de interfaces gráficas.

Obtendo e instalando

Por ser um compilador independente (não é um front end para o gcc), o Free Pascal precisa do 1d (linkador GNU) e o as (GNU assembler) para funcionar. Em geral, tais programas estão no pacote binutils da sua distribuição favorita.

A forma mais simples de se obter o Free Pascal 1.0.4 para Linux é apontar o navegador para o site de FTP oficial e, a seguir, baixar o arquivo TAR que contém os arquivos de instalação, bem como o código-fonte e documentação:

ftp.freepascal.org/fpc/dist/linux/fpc-1.0.4.ELF.tar

Já com o pacote copiado para sua máquina, descompacte-o em um diretório qualquer (de preferência /tmp, que será usado nos exemplos):

tar -C /tmp -xfvv fpc-1.0.4.ELF.tar 

Vá, então, ao diretório de onde o pacote foi extraído (use cd/diretório), torne-se o usuário root e execute o script install.sh lá existente:

./install.sh

Pressione ENTER para responder ao prompt install prefix. Isto faz do /usr/local o diretório de instalação do Free Pascal. É melhor que misturar com outros pacotes em /usr, embora, na maioria das vezes, isto seja uma questão de gosto de cada um.

O pacote básico será instalado e serão apresentados prompts para a instalação dos seguintes pacotes opcionais (os caracteres “y” e “n” dentro de parênteses são respostas sugeridas para os prompts, durante a instalação):

- FCL: contém unidades variadas (y)
- API: contém unidades da API do Linux (y)
- Base: contém unidades de interface de usuário e compressão (y)
- Net: contém unidades de rede (y)
- Database: contém unidades de bancos de dados (y)
- Graphics: contém unidades de gráficos (y)
- Misc: contém “utmp”, “paszlib” (y)

Aparecerá então um prompt install sources?, que instalará todo o código fonte do Free Pascal. A não ser que você queira modificar ou conhecer as entranhas do Free Pascal, responda n e pressione ENTER para passar ao prompt install documentation?. Responda y, para instalar a farta documentação do compilador. Por fim, o prompt install demos?. Responda y se desejar alguns exemplos de código fonte.

Documentação

O Free Pascal possui farta documentação em PDF, que você pode acessar no diretório doc/fpc-1.04 do diretório de instalação (caso tenha seguido os exemplos, o diretório será /usr/local/doc/fpc-1.04/). Infelizmente, o usuário precisa conhecer inglês para ler esses manuais. O manual de usuário (user.pdf) contém instruções de uso do Free Pascal, do procedimento de instalação às dicas de como otimizar o código, passando por argumentos da linha comando e uso do Ambiente de Desenvolvimento Integrado (“ADI” ou “IDE”, em inglês).

Programa básico

A seguir, mostramos um programa simples, no estilo “Olá mundo”, para demonstrar o procedimento básico de compilação. Crie um arquivo texto chamado hola.pas contendo o seguinte:

begin
	writeln('Hola mundo!\u');
	end .

Para compilar, no console ou terminal, digite:

	ppc386 hola.pas

Isso gera um executável com o nome hola. Para executá-lo, basta digitar:


	./hola

Utilizando o Ambiente de Desenvolvimento Integrado RHIDE

Há um recurso interessante, que pode ser usado em conjunto com o Free Pascal: um ambiente de programação muitíssimo similar aos produtos Borland (leia-se Turbo Pascal, C e C++), o RHIDE. O RHIDE não foi escrito pelos autores do Free Pascal, mas por Robert Höhne (daí “RHIDE”: Robert Höhne's IDE) e está disponível para download em:

ftp.freepascal.org/pub/fpc/contrib/rhide/rhide-1.9.7.bin.Linux-2.0.29.tar.gz

A documentação menciona um ADI nativo do Free Pascal, mas não o encontramos no pacote para Linux; já na versão DOS/Windows, esse recurso está presente e operante.

Para instalar o RHIDE, descompacte o pacote em /usr/local. Torne-se root e digite:

tar -C /usr/local/ -zxvf rhide-1.9.7.bin.Linux-2.0.29.tar.gz 

Vá para o diretório /usr/local/rhide-1.9.7 e execute o script INSTALL.LINUX.

Pronto! Basta digitar rhide no console/emulador de terminal para executar o RHIDE.

Problemas

Apesar de praticamente não haver problemas com o Free Pascal (não notamos nada de anormal durante os testes), nem tudo são flores: o RHIDE apresenta alguns problemas, a maioria relacionada com o porte do ADI do DOS para o Linux. O autor do RHIDE tem conhecimento de tais problemas, mas como o último release do ADI é de 1998, não sabemos quando esses bugs serão consertados.

para saber mais;

Site oficial do Free Pascal - www.freepascal.org

Site oficial do RHIDE - www.tu-chemnitz.de/~sho/rho/rhide-linux.html


Valter Ferraz Sanches - vfs@mail.com


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux