Revista Do Linux  
EDIÇÃO DO MÊS
 WAP
 Perl
 Corporativo
 Entrevista
 CD do mês
 Capa
 Bluefish
 Estudo de Caso
 Linux World 2000
 Framemaker
 Produto
 LDP
 Mala Direta
 Windowmaker
 

Dicas e Dúvidas

Cursor Maluco

Dependendo da sua placa de vídeo, o cursor do mouse pode, às vezes, assumir um formato "estranho", com a setinha do mouse dentro de um quadrado escuro, em vídeo inverso. Isso ocorre principalmente com quem usa o QVWM e o Corel Photo Paint 9, e é causado pela placa de vídeo (geralmente placas SiS). Para resolver o problema, faça o seguinte:

1) Abra um terminal e logue-se como root.

2) Abra o arquivo /etc/X11/XF86Config:



vi /etc/X11/XF86Config

3) Localize, perto do fim do arquivo, na seção "Device", a linha que diz:



# Option SWCursor

4) Descomente a linha, removendo a #, ou adicione esta linha (sem a #) caso ela não exista.

5) Salve o arquivo. Pressione: [Esc] :wq

6) Reinicie o modo gráfico. Agora o cursor deve se comportar normalmente.

Conecte-se sem problema

Às vezes, ao tentar se conectar à internet usando o KPPP, aparece uma mensagem dizendo que o daemon PPPD fechou inesperadamente, ou a conexão cai logo nos primeiros segundos. Uma das muitas causas disso é o fato de que seu PPPD está tentando usar um lock file. Faça o seguinte: entre no KPPP, clique em "Configuração" e depois em "Dispositivo". Desmarque a opção "Usar arquivo de trava". Dê um "OK" e clique em "Sair". E agora, vamos à linha de comando:

1) Abra um terminal e logue-se como root.

2) Abra o arquivo /etc/pppd/options:



vi /etc/pppd/options

3) A primeira linha do arquivo provavelmente contém a palavra lock. Apague essa linha. Pressione: [Esc] :d.

4) Salve o arquivo. Pressione: [Esc] :wq

5) E agora tente se conectar. Outros fatores podem causar problemas na conexão, mas este é um dos mais comuns.

Address Book do Netscape

Muitas vezes, quando tenta-se utilizar o livro de endereços (Address Book) do Netscape, o programa fecha sozinho. Para corrigir o problema, siga as instruções abaixo, originalmente descritas por Andreas Hasenack:

1) Primeiro, com a sua conta de e-mail devidamente configurada, clique no menu Comunicador, e em seguida em Livro de Endereços.

2) Clique no botão "Novo Contato". Preencha os dados de uma conta de e-mail. A seguir feche o Netscape.

3) Abra um terminal e edite a preferências do Netscape de cada usuário:



vi ~/.netscape/preferences.js

4) Procure a seguinte linha:



user_pref("ldap_2.servers. pab.locale", "pt_BR");

5) E substitua por:



user_pref("ldap_2.servers. pab.locale", "C");

6) Salve o arquivo e saia do vi. Digite: [Esc] :wq .

Com esta alteração o seu Catálogo de Endereços irá funcionar. Basta clicar em "Nova Mensagem", clicar no botão "Endereços" e escolher os endereços para os quais deseja enviar uma mensagem.

Instale o Helix Gnome

Se você quiser instalar o Helix Gnome em um sistema com o Conectiva Linux 5.0 ou 5.1, você precisará desse pequeno "truque":

1) Logue-se como root.

2) Crie o arquivo /etc/redhat-release:



vi /etc/redhat-release

3) No arquivo, digite apenas: 6.1

4) Salve o arquivo e saia do vi. Digite: [Esc] :wq

Isso é necessário porque o Helix-Gnome ainda não reconhece o Conectiva Linux como uma de suas distribuições suportadas, e não sabe qual tipo de pacote instalar (por isso ele se recusa a prosseguir com a instalação). Com esse truque, o instalador passará a reconhecer o sistema como um RedHat 6.1 e a instalação será feita normalmente. Não remova o arquivo /etc/redhat-release após a instalação, pois você irá precisar dele para poder usar as atualizações via web.

Sem o Backspace

Após a instalação do Helix Gnome, pode acontecer de sua tecla Backspace deixar de funcionar. Isso geralmente ocorre com teclados que seguem o padrão us-acentos. Para corrigir o problema, digite o comando:



xmodmap -e "keycode 0x16 = BackSpace"

Para não ter que digitar esse comando toda vez que entrar no Gnome, crie em seu diretório /home um arquivo chamado .Xmodmap, contendo o comando acima.

Volume no XMMS

Às vezes algo estranho acontece com o XMMS. Você mexe no controle de volume, mas o volume não sobe nem desce. Para resolver o problema, clique em: "Opções ® Preferências". Clique na Aba "Plugins de E/S de Áudio" e em "Plugin de Saída" escolha "OSS Driver". Clique em "Configurar" e em "Mixer". Marque a opção: "Volume Controla Master, não PCM" e clique "OK". Clique em "OK" novamente e experimente. Agora você pode controlar o volume do som normalmente.

Acelere o Gnome

Aqui vão algumas dicas úteis pra quem não abre mão do Gnome, mas não tem uma máquina muito potente. Elas são baseadas no Helix Gnome/Gnome 1.2, mas algumas valem também para versões mais antigas.

1) Para acelerar os Menus, clique no "Pé" e entre em "Painel ® Preferências Globais". Clique na aba "Menu" e marque a opção "Manter menus na memória". Isso força o Gnome a manter os ícones e itens dos menus em uma espécie de "cache" na memória, acelerando um pouco o acesso a esses dados.

2) Mude seu gerenciador de janelas. Por padrão, o Gnome costuma vir com o Enlightenment ativado. Abra o painel de controle (ícone da caixa de ferramentas no painel, ou dentro de "Configurações ® Centro de Controle") e clique em "Área de Trabalho ® Gerenciador de Janelas". Escolha o Sawmill como gerenciador, que é bem mais leve que o Enlightenment.

3) Evite o uso dos temas do GTK+. Se realmente quiser usar um tema, use temas leves como o Zap5, BeOS, Redmond 95, etc. Evite os temas carregados de pixmaps, como o Iceberg, Jed3, Marble, Marble 3D, Pixmap, Shiny Metal, etc., pois para cada item da interface presente na tela vai ser necessário carregar uma imagem, o que consome bastante memória e processamento.

4) Papéis de parede. Quanto maior o arquivo, maior o consumo de memória. Prefira algo mais leve, ou mesmo os degradês que já vêm pré configurados. Não são tão ruins assim... :)

5) Applets no Painel. Lembre-se de que cada Applet no painel é um pequeno programa em separado, com seu próprio consumo de CPU e processamento. Use somente o necessário, ou simplesmente não use.

Matando processos

Mesmo no Linux, às vezes pode acontecer de um programa "travar". Mas não se desespere, sempre existe um jeito de fechá-lo e continuar usando o sistema. Suponha que o seu Netscape travou. Faça o seguinte:

1) Abra um Terminal.

2) Digite o comando:



ps aux | grep netscape

3) Você deve ver algo similar a isto na tela:



rigues 3699 0.0 0.9 16616 572 ? S 09:12 0:00 [netscape]
rigues 3698 0.6 20.8 25328 12700 ?  S 09:12 0:13 netscape
rigues 3801 0.0 0.8 1292 492 pts/0 S 09:45 0:00 grep netscape

4) Note que o Netscape tem 2 processos abertos. Os números na segunda coluna são o número do processo. Vamos fechar o netscape.

5) Digite: kill -9 3699 (3699 é o número do primeiro processo do Netscape).

6) Pronto. O Netscape deve ter fechado. Se não, repita os passos 2 a 5. Mas existe uma maneira mais fácil. Muitos gerenciadores de janelas têm a função Kill. É so clicar com o botão direito (ou do meio, depende do gerenciador) na barra de título do programa e escolher a opção Kill (às vezes chamada "Destroy"), e o programa será fechado. Em casos extremos, em que você não consegue nem mexer o mouse, muito menos abrir um terminal, você pode forçar o fechamento de todo o ambiente gráfico usando a seqüência de teclas: Control+Alt+BackSpace.

Menus no Blackbox

Para acrescentar novos aplicativos no menu do Blackbox basta editar o arquivo /usr/X11R6/share/Blackbox/menu e incluir na seção que descreve os itens uma linha com esta:



[exec](xPDF) {xpdf}

ou



[exec](gVIM) {gvim}

Para instalar novos "Styles" (temas), edite o arquivo stylemenu em /usr/X11R6/share/Blackbox/styles/ e inclua-o assim:



[style] (Nome) {/path/Nome_do_tema}


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux