Revista Do Linux  
EDIÇÃO DO MÊS
 WAP
 Perl
 Corporativo
 Entrevista
 CD do mês
 Capa
 Bluefish
 Estudo de Caso
 Linux World 2000
 Framemaker
 Produto
 LDP
 Mala Direta
 Windowmaker
 

Trazendo a Internet para o seu celular
A navegação móvel pela Internet não é mais um sonho. Conheça a tecnologia que torna isso possível.

WAP é a sigla de Wireless Application Protocol (Protocolo para Aplicações sem Fio). É um conjunto de especificações que permitem a navegação em um ambiente virtual semelhante à web atual, mas que funciona exclusivamente na rede celular e a velocidades menores.

Basicamente, a navegação na Internet é feita por um browser similar ao conhecido lynx. Por enquanto o padrão WAP não suporta imagens e gráficos. Somente aparelhos celulares compatíveis com WAP podem navegar na Internet e acessar os "wapsites", não podendo acessar os websites HTML comuns.

O padrão WAP é controlado pela entidade WAP Fórum (www.wapforum.org), que congrega as principais empresas internacionais de telecomunicações e informática como Nokia, America Online, Compaq, Deutsche Bank, HP, IBM, Telefónica, Visa, Ericsson e Siemens, entre outras. É um padrão aberto, o que significa que está em constante desenvolvimento. O WAP foi desenvolvido para trabalhar com a maioria dos protocolos de comunicação sem fio, como CDPD, CDMA, GSM, PDC, PHS, TDMA, FLEX, ReFLEX, iDEN, TETRA, DECT, DataTAC e Mobitex.

O funcionamento é basicamente o mesmo da Internet convencional, a diferença está no tamanho das páginas. Hoje, apenas 4 linhas por 16 caracteres são visíveis na tela. A forma de programar também é diferente, as páginas têm que estar na linguagem WML (Wireless Markup Language) e não em HTML. Os microsites ou decks construídos em WML são compostos por páginas conhecidas como cards. Por utilizar a linguagem WML, o servidor web (agora também servidor wap) precisa de algumas modificações.

Montando um servidor WAP

A dupla Linux/Apache pode ser utilizada como servidora de páginas WML. Para configurar o Apache como servidor WAP, siga os passos abaixo:

  1. Baixar o arquivo configurawap.tar, disponível em www.mvp.com.br/wap
  2. Copie o arquivo para o diretório /tmp
  3. Descompacte o arquivo, utilizando o comando

    # tar -xvf configurawap.tar

  4. Garanta acesso ao arquivo para todos os usuários.

    # chmod 777 configurawap

    Importante: executar o script configurawap somente uma vez!

  5. Execute o configurador.

    # ./configurawap

  6. Reiniciar o apache.

    # /etc/rc.d/init.d/httpd stop # /etc/rc.d/init.d/httpd start

Pronto! O servidor já está pronto para servir páginas WML. Agora, vamos criar uma página de teste utilizando a linguagem WML e acessá-la através do seu celular.

Criando páginas em WML

WML é a sigla de Wireless Markup Language, linguagem de programação usada para construção de sites WAP. O WML é o HTML para celular e possui bem menos funções que o HTML. Com o uso de CGI e outros artificios o programador pode montar um site bem complexo, com várias consultas e funções, e suplantar essas limitações.

Um exemplo de página WML para testar o servidor.



<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.1//EN"
"http://www.wapforum.org/DTD/wml_1.1.xml">
<wml>
<card>
<p>

Minha Primeira pagina WAP </p>

</card>
</wml>

Salve o exemplo acima como wap.wml e coloque em um subdiretório do servidor.

Ex: /home/httpd/html/wap/wap.wml

Digite no celular: www.seusite.com.br/wap e sua pagina aparecerá. Logicamente, em lugar de seusite você deverá informar o domínio já registrado para seu IP.

Visite alguns dos servidores já em funcionamento e verifique o que já está sendo feito em matéria de WAP.

www.mvp.com.br/wap www.uphosting.com.br/wap www.caminhoderoma.com.br/wap


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux