Revista Do Linux
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês

 Capa
 Entrevista
 Corporativo
 Plataforma
 Evento
 Seguranca
 Hakers
 Sistema
 

Gateway de Comunicações

Simplicidade de configuração, mesmo para os leigos em Linux, e opções sofisticadas de serviços Web

Os produtos para Linux são tidos como esotéricos na hora de instalar e de difícil treinamento para usuários iniciantes, mas o Gateway de Comunicações é um bom exemplo para derrubar essa tese. Firewall para proteger sua rede interna, proxy para compartilhar a Internet com todas as estações, controle de navegação, com relatórios de auditoria e possibilidade de restrições de determinados sites ou horários, webmail, editoração, chat e hospedadagem de domínio no formato seu_nome@sua_empresa.com.br são as características principais deste software de automação para acesso e configuração de Internet e e-mail de sua rede, desenvolvido pela empresa mineira Planetarium. Uma solução com todas essas opções em outra plataforma não sairia por menos de 5 mil dólares.

O trial do produto está em www.gatewaydecomunicacoes.com.br, e aconselhamos os leitores da RdL a consultar a tabela de preços do produto no site para que constatem a diferença que representa ter no mercado uma solução como essa em Linux. Ele já tem mais de uma centena de instalações em empresas como Construtora Líder, Consórcio União, Grevy-Conte, Octus, Universidade Caratinga e Concessionária Bordeaux, de Belo Horizonte. Chamam a atenção no Gateway de Comunicações as recomendações que a Planetarium faz aos usuários que nada entendem de Linux: criar e configurar as contas de usuário da rede, configurar os endereços IP na rede, criar as regras de firewall, tarefas comumente associadas aos esoterismos da linha de comando do Linux. Tudo é feito na interface do browser e sem complicações. Há inclusive uma simulação on-line do Gateway no site para os interessados em conhecê-lo.

A Planetarium é uma empresa do grupo Spress, empresa que tem um software de gestão de concessionárias de veículos presente em mais de 900 delas pelo Brasil. A Spress vem sugerindo-lhes que migrem para o ambiente Linux, e mais de 400 já o fizeram. Entre elas, muitas já usam o Gateway internamente.

Mas a Planetarium vem estendendo sua área de atuação: ela acabou de fechar um contrato com a operadora de telefonia Telemar para instalar 5.000 cópias iniciais do Gateway em condomínios usando banda larga e conexões compartilhadas.

"Um dos atrativos de tal tipo de solução para condomínios está no fato de que o Gateway oferece o compartilhmento do link, mas também permite limitar individualmente e tarifar a banda pelas unidades, evitando que uma unidade afete a performance das outras conexões", segundo Epaminondas Lage, diretor da Planetarim.


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux