Revista Do Linux
 


    
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês


 Capa
 Entrevista
 Distro
 Redes
 Utilitários
 Software
 Entrevista
 Estudo de Caso 1
 Estudo de Caso 2
 Programação
 Tecnologia
 Sistema
 Desenvolvimento
assinantes
 

O limite é a imaginação

Com a migração para o Linux, um mundo de possibilidades abre-se para a Stampa, distribuidora de produtos Nestlé

Na próxima vez que você tiver à mesa um produto Nestlé, lembre-se: o Linux pode ter ajudado a fazer com que este produto chegasse às suas mãos. Procurando por segurança e rapidez em processamento, a diretoria e a área de TI da Stampa Distribuidora, uma das empresas responsáveis pela distribuição de produtos Nestlé no Brasil, decidiram pela implantação do Conectiva Linux, utilizado na empresa desde a versão 5, tanto em servidores como em desktops.

Antes, a Stampa trabalhava com rede Novell, e Francisco Aparecido da Silva, Gerente Técnico de Tecnologia da Informação, acredita que com a migração para o Linux a empresa ganhou muito em velocidade, estabilidade e segurança, quesitos chave para quem trabalha na área de logística. “É surpreendente! Um mundo de possibilidades se abriu e o limite é a imaginação”, diz. “Enquanto muita gente perde tempo com problemas de vírus, por exemplo, nós e outros usuários Linux estamos sempre à frente”.

Comunicação

Silva conta que antes do Linux, além da rede Novell, a empresa fez testes com outros sistemas de informação utilizando o Windows NT: “gastamos em hardware e em software, sem mencionar treinamento, e não conseguimos fazer 'deslanchar'”. Os principais problemas aconteciam na área de faturamento, em que a requisição de tarefas ao servidor é muito intensa. A empresa crescia, agregando regiões de atendimento e aumento de representantes, e as dificuldades de processamento aumentavam.

A performance do processamento do Linux possibilitou migrar toda a área de faturamento para o novo sistema, e o volume diário de notas e bloquetos emitidos pode chegar a 2000, sendo que a rotina é administrada por uma única pessoa, tarefa esta realizada em aproximadamente 4 horas.

Face à experiência positiva, todo o sistema de comunicação foi reformulado, utilizando um Servidor Pentium III 1GHz, 512 de MB de memória RAM e discos SCSI, inteiramente com Linux. Neste servidor foram implementados serviços de e-mail smtp e pop3 (webmail), http, radius, proxy, firewall, DNS e ftp.

Todo este conjunto de software livre e hardware envolvido como Router e Link é administrado internamente e possibilita a recepção e envio dos dados aos representantes comerciais, inclusive troca de informações entre a área de vendas e administração. O sistema atende 70 representantes comerciais que utilizam Hand Held Jornada710, 15 colaboradores internos e 5 analistas de mercado.

“Conseguimos agilidade nos processos administrativos impulsionados pelo uso intensivo de tecnologia, o que nos permite grande agilidade no atendimento aos nossos clientes internos e externos, possibilitando inclusive entrega em, no máximo, 24 horas na grande Curitiba”, diz Silva.

Com a utilização do Linux e a implementação do Link Dedicado, a Stampa poderá implementar a hospedagem da página institucional da empresa e, para o próximo ano, uma forma de atendimento on-line de determinado segmento de clientes. De acordo com Silva, atualmente, na empresa, trabalhar com Internet é fácil e seguro.

Num futuro breve, a empresa terá condições de informar aos clientes sempre que uma nota for emitida, o valor e número da nota, qual transportador e horário previsto da entrega, etc.

Para parceiros de transporte, poderão, por exemplo, informar o volume que precisarão transportar no dia seguinte, região de entrega, etc.

Para fornecedores, deverá ser criada total integração entre os sistemas, otimizando processos de compra e entrega.

“Queremos e vamos conseguir manter nosso parque de máquinas estável e ainda aumentar nossa lucratividade”, afirma Silva.

Mudança suave

Para Silva, a migração para o Conectiva Linux foi “suave”, pois nenhum serviço essencial precisou ser interrompido e foram feitas integrações utilizando o SAMBA, impressoras foram remapeadas e os logins foram facilitados no novo servidor Linux. Arquivos de utilização diária que já eram compartilhados no servidor Novell foram deixados em seu local padrão.

Os funcionários que utilizam o Linux foram treinados para tarefas específicas do uso diário, como acessar e-mail, Internet, utilização de planilhas e documentos no StarOffice e o sistema de Gestão. “Em 2002 treinaremos mais usuários, aumentando o número de adeptos do 'Pinguim', em Internet e StarOffice, aumentando o número de máquinas com Conectiva Linux”, destaca Silva.

Segundo ele, o único problema enfrentado foi entre quem utilizava o Windows: “é o impacto da quebra de paradigmas. As pessoas acham que Linux é difícil e somente percebem que é melhor quando começam a usar”.

A Stampa optou pela aquisição do Sistema de Informações Gerenciais da empresa SGI, que utiliza Dataflex, no que teve plena satisfação. Francisco da Silva buscou treinamento na Elaborata Informática, em curso de Linux Avançado, e disse que não houve problema técnico que ficasse fora da esfera de conhecimento da empresa, nem perda alguma durante a migração no que se refere a Sistema Operacional.

Hardware Utilizado

Servidor Corporativo: IBM xSéries 220, PENTIUM III, 866 MHz, 512 MB RAM, 36 GB SCSI

Servidor Internet: PENTIUM III, 1GHZ, 512 MB RAM, 18 GB SCSI

Servidor Backup: PENTIUM III, 866 MHz, 512 MB RAM, 20 GB IDE

Sistema de Backup: Diário em Fita

Router: Planet Enterprise Wan Router Ert 2501

Serviço

A Stampa é um Distribuidor Autorizado Nestlé, localizado em São José dos Pinhais, no Paraná.
Tel. 41 382-1169
stampa@stampa.com.br


Letícia Ferreira
ferreiraleticia@hotmail.com


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux