Revista Do Linux
 
  
  
 

  CD do Mês
  Capa
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Curso de Java
  Comunidade
  Internacional
  Especial
assinantes
 

Pingüim altamente disponível

Na 3WT, empresa que desenvolve aplicações via rede para dispositivos wireless, em São Carlos, os servidores funcionam muito bem. Adivinhe qual o sistema operacional deles?

A cidade de São Carlos, localizada no interior de São Paulo, é conhecida no país pela qualidade do ensino superior, sendo que a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o campus da USP na cidade revelam muitos talentos que saem da área acadêmica para aplicar seus conhecimentos na esfera privada. A empresa 3WT - Wireless Web World Tech, desenvolve aplicações via rede para dispositivos wireless. Essas aplicações não precisam ser instaladas nos dispositivos e rodam nos servidores da 3WT. E por falar em servidor... Claro, todos os servidores da 3WT rodam Linux.

"Os servidores estão espalhados nas unidades de São Paulo, Campinas e São Carlos, um com Slackware, três com Debian e os restantes com Red Hat", afirma um dos administradores de rede da 3WT, Roberto Freires Batista. O nome é familiar? Sim, é ele mesmo. Batista é mais conhecido na comunidade Linux como Piter Punk, colaborador assíduo da Revista do Linux. Segundo ele, alguns dos servidores Red Hat utilizam o Oracle como base de dados e os servidores restantes atuam como firewall ou para compartilhamento de arquivos e impressora (SMB e NFS) e também para gravação remota de CDs. No Departamento de Redes, o Linux é usado como desktop inclusive. A conexão entre São Carlos e Campinas é feita via ADSL. "A relação custo-benefício é ótima, e em São Paulo os servidores estão utilizando o serviço de um DataCenter", diz.

Para chegar ao Linux, a 3WT precisava compartilhar seus arquivos e impressoras e necessitava de um servidor web. Como os técnicos da empresa já possuíam experiência com o Linux, foi instalado um servidor e um firewall com Red Hat, o qual rodava também o Samba e o Apache. "Tanto o servidor como o firewall se mostravam estáveis e com ótima performance". À medida que a empresa foi crescendo, havia a necessidade de instalação de mais servidores. O Linux foi a escolha natural da 3WT, pela melhor performance e estabilidade, além de o custo ser menor que dos sistemas proprietários. "Instalamos o Linux nos servidores de banco de dados Oracle, nos servidores web, nos servidores de arquivos e impressão em Campinas e São Carlos e no nosso sistema de Alta-Disponibilidade em São Paulo".

De acordo com Batista, no caso do sistema de Alta-Disponibilidade (HA), algumas especificações tiveram que ser consideradas. "O sistema não poderia sair do ar mais que cinco minutos ao ano e a solução encontrada foi utilizar um cluster de alta-disponibilidade, o que fizemos utilizando Linux e separando o aplicativo em duas camadas, uma para banco de dados e outra para a apresentação, cada uma delas sendo um cluster de HA", explica. A pesquisa e implantação do sistema de HA levou 15 dias, e, depois, mais três meses rodando em um ambiente de testes, entre testes exclusivamente com o HA e do sistema como um todo.

Todas as soluções baseadas no Linux estão funcionando muito bem na 3WT. "Elas cumprem todos os requisitos técnicos e vêm apresentando uma ótima performance", avalia. "Graças à flexibilidade e à grande quantidade de documentação, é possível fazer qualquer coisa usando Software Livre".

Com os servidores estáveis, monitoramento eficiente, alta disponibilidade dos serviços a custos reduzidos, o sonho do administrador de redes se realizou na 3WT. "Com o Linux, tivemos um aumento expressivo na confiabilidade do sistema de HA e conseguimos ser ágeis o suficiente para a resolução de problemas, sem contar que a curva de aprendizado foi mínima, pois todos os membros do Departamento de Infraestrutura e Redes possuíam experiência em Linux", diz. E a sua empresa dispõe de profissionais com esse perfil em seu departamento de informática? Se não, talvez seja o momento de olhar com mais atenção para o pingüim e ver que experiências bem sucedidas, como essa da 3WT, dependem principalmente do conhecimento e dedicação dos profissionais que trabalham com softwares livres, cada vez mais valorizados no mercado de trabalho.

Equipe Móvel

O principal produto da 3WT é o Equipe Móvel, um sistema de informação que permite o gerenciamento de equipes em campo através de dispositivos móveis. O sistema proporciona um ganho de produtividade, cria oportunidades de negócio e melhora o nível de atendimento aos clientes. A ferramenta pode ser configurada para as mais diversas utilidades e se adequar exatamente às necessidades da empresa. Outras vantagens proporcionadas pelo Equipe Móvel são a aproximação e interação entre a gerência e equipes em campo, alavancando ganhos de produtividade. O sistema tem módulos como Comunicação, Clientes, Pedido e Ordem de Serviço, que podem ser implantados de acordo com as necessidades das empresas. De acordo com a 3WT, o Equipe Móvel foi concebido e implementado para facilitar a convergência entre a Web (Internet) e o WAP (aparelho celular). Sua interface simples permite que as informações sejam de fácil acesso, tanto no celular como na Internet, aumentando a sinergia entre o ambiente corporativo e equipe de vendas.

"A mudança para o Linux representou um ganho de produtividade com a modernização dos sistemas de informação"

O Equipe Móvel é o principal produto da 3WT


Rodrigo Asturian - asturian@RevistaDoLinux.com.br

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux