Luso-Linux
Portugal tem uma comunidade de Software Livre atuante e vários projetos interessantes, como o Oasis e a Caixa Mágica
Há pouco mais de 500 anos, os portugueses eram os pioneiros na busca de caminhos alternativos para se chegar à Índia, o grande Eldorado daquela época. Caminhos perigosos eram aqueles, pelos quais passavam os homens de "cabelinho na venta", que buscavam a riqueza no outro lado do mundo. Não é de hoje que os portugueses têm coragem para ousar. Esta mesma coragem pôde ser vista também em tempos mais recentes, num episódio que ficou conhecido como a Revolução dos Cravos. Esta coragem também marca as ações dos pioneiros do Software Livre na "terrinha". País de hábitos e costumes tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão semelhantes aos nossos, Portugal possui uma comunidade de Software Livre atuante, que busca influenciar os meios político e empresarial.
A iniciativa aparentemente mais forte em torno do software livre em Portugal parece ser a ANSOL (Associação Nacional para o Software Livre), uma associação portuguesa sem fins lucrativos, que tem como finalidade a divulgação e promoção do software livre. Entre outras ações, essa associação contribuiu para a elaboração de um projeto de lei apresentado ao congresso português pelo Bloco de Esquerda para que o uso do software livre tenha prioridade frente ao software proprietário em qualquer projeto de TI do setor público no país. A ANSOL ainda mantém em seu site uma lista com os principais projetos de software livre desenvolvidos em Portugal (www.ansol.org/slp.pt.html).
Um dos projetos mais interessantes voltados ao software livre em Portugal é o Oasis, patrocinado por empresas como a 3G - NetWorks e a Megatrónica, Ltda e contando com o apoio da Universidade do Minho, localizada na região norte de Portugal. Entre as atividades apoiadas por esse projeto, estão a criação do livro Aplicações Avançadas em Linux, de autoria do Adriano Frare, e um script de configuração do BpBatch (para boot remoto), de Orlando Dias, da Universidade do Minho.
Portugal também produziu sua distribuição, a Caixa Mágica. O nome, bastante sugestivo, é utilizado também para os cursos promovidos por essa iniciativa de difusão do Linux em Portugal. Tal é sua importância, que ela merece o apoio de empresas como a Sun Microsystems, Fujitsu Siemens, ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, localizado na cidade de Lisboa) e do Ministério da Ciência e da Tecnologia de Portugal.
Um outro ponto interessante sobre a informática em Portugal e no Brasil é a questão das traduções para o idioma português. Afinal, quantos não são os usuários (em especial os leigos) que, quando leram as expressões "sistema operativo", "ficheiro" ou "a carregar documento" pela primeira vez, não tiveram uma sensação estranha, ou até mesmo não compreenderam o que estava escrito. Apenas chamo a atenção para o fato de que muitas vezes é necessária uma duplicação de esforços por falta de uma certa padronização dos termos de informática dos dois países. Ou seja, pelas diferenças no português luso e no brasileiro, as equipes dos projetos de software livre são obrigadas a fazer traduções para ambas as vertentes de nosso idioma, como está acontecendo com o OpenOffice. Esta é uma questão relativamente complicada e que mexe até com sentimentos patrióticos de alguns, mas com um pouco de boa vontade, algumas coisas certamente poderiam ser bem mais fáceis.
O software livre ainda tem um longo caminho a percorrer em Portugal, mas seus usuários certamente lutarão para que ele ocupe um espaço maior naquele país. O alto nível de desenvolvimento do software livre em países como a Alemanha e a França podem facilitar esse processo em terras lusitanas, uma vez que o grau de interdependência entre os países da União Européia tende a facilitar a difusão de iniciativas inovadoras nas atividades econômicas, tecnológicas e culturais. Algumas dessas iniciativas inovadoras já foram relatadas neste espaço em edições anteriores e, certamente, continuarão a crescer, seja na Europa, no Brasil ou em qualquer outro local onde existam ativos partidários do software livre.
PSM:
Associação Nacional de Software Livre: www.ansol.org/
Projeto Oasis: projeto-oasis.cx/projecto.php
Caixa Mágica: www.caixamagica.org
A Caixa Mágica promove cursos de capacitação em Linux
Guilherme Lemos
guilherme.lemos@aiesec.net
Guilherme Lemos - guilherme.lemos@aiesec.net