Crie seus jogos
O CD do Mês desta edição traz softwares variados para que você possa aproveitar ainda mais o seu sistema. Módulos para desenvolvimento de jogos em Python, uma distro multimídia que roda direto do CD, para você assistir seus filmes em qualquer lugar, as versões mais recentes do OpenOffice e do Mozilla e mais. Confira!
PyGame
/softwares/PyGame
PyGame (www.pygame.org) é um conjunto de módulos, criado por Pete Shinners, que permite a você desenvolver jogos e aplicações multimídia em Python, utilizando a biblioteca SDL (Simple DirectMedia Layer), uma excelente biblioteca para o desenvolvimento de aplicações multimídias. Escrita em C, a SDL é utilizada no porte para Linux de vários jogos de sucesso, incluindo o clássico Civilization: Call To Power. Além de tudo, ela é multiplataforma, e pode ser utilizada em sistemas Linux, Windows, BeOS, MacOS (Clássico e X), FreeBSD, OpenBSD, BSD/OS, Solaris, e IRIX. PyGame, assim como Python e a SDL, é extremamente portável e você poderá executar os jogos que desenvolver nos principais sistemas operacionais existentes.
Além dos fontes e binários, incluímos também nesta edição um guia de referência para o PyGame e alguns tutoriais, que podem ser acessados no diretório /software/PyGame/Doc. O leitor também poderá encontrar no CD 4 projetos que utilizam o PyGame em seu desenvolvimento:
4st Attack - uma versão do divertido jogo "quatro ganha";
PyGris - um clone muito bem feito do consagrado Tetris;
PyDDR - Dance Dance Revolution escrito em Python e
yass - jogo de nave com ação vertical.
Os jogos estão no diretório /software/PyGame/Projetos.
Para facilitar e permitir que você comece rapidamente a trabalhar com ele, também incluímos nesta edição todas as bibliotecas necessárias para a instalação do PyGame: SDL, SDL_ttf, SDL_mixer, SDL_image, SMPEG e Numeric. Você pode encontrar os fontes e binários destas bibliotecas dentro do diretório /software/PyGame/Dependencias.
Apesar de o PyGame ter sido criado voltado para o desenvolvimento de games, no site do projeto podemos ver que os usuários arriscam utilizá-lo para criar algumas aplicações bastante interessantes, como o gerenciador de arquivos PYFILE (pyfile.sourceforge.net/) e o PYTARI (sourceforge.net/projects/pytari), um emulador de Atari.
MoviX
/softwares/MoviX/
O projeto MoviX é composto por três pequenas distribuições Linux que podem ser executadas a partir do CD e utilizam o MPlayer, um dos melhores visualizadores de conteúdo multimídia existentes para o Linux, para possibilitar que o usuário assista filmes ou escute suas canções favoritas em qualquer micro, sem precisar se preocupar se um sistema operacional ou player adequados estão instalados na máquina.
No CD desta edição você encontra o:
eMoviX - uma micro distribuição Linux desenvolvida para ser embarcada em um CD junto com os arquivos de vídeo ou áudio que você desejar. Com o eMovix, o CD pode até mesmo iniciar a distro e executar automaticamente seus arquivos;
MoviX - após o sistema ser iniciado o usuário terá acesso a uma interface console do MPlayer pela qual ele poderá assitir facilmente seus DVDs, VCDs, arquivos de áudio/vídeo, CDs de áudio e mais;
MoviX2 - exerce a mesma função que o MoviX, porém, com um diferencial: utiliza o servidor X e a interface gráfica do MPlayer.
Utilizando o MoviX você poderá reproduzir qualquer formato suportado pelo MPlayer, entre eles: DivX, AVI, MPG, QuickTime, MP3, OGG/VORBIS e outros.
Dentro do diretório /software/MoviX/Doc você encontra uma documentação completa sobre o uso do software.
Mozilla 1.3
/softwares/mozilla
O Mozilla é um projeto que surgiu quando a Netscape resolveu abrir o código fonte de seu navegador, em 1998. Mantido pela comunidade, com a colaboração de empresas como a própria Netscape e a Red Hat, tornou-se um excelente navegador, portado para várias plataformas, incluindo "órfãos" como o BeOS e o OS/2.
Neste mês também trazemos até você a versão final do Mozilla 1.3. Entre as novidades apresentadas pelo software estão:
Mozilla Mail com classificação de junk-mail. Com esta nova função você pode "ensinar" ao programa quais mensagens são ou não spam, e após um curto período de treinamento ele já começará a separar automaticamente o "joio" do "trigo";
Filtros para Newsgroup;
Image Auto-sizing, que permite ao navegador reduzir o tamanho de uma imagem para que ela caiba dentro da janela atual do browser. Clicando na imagem você pode alternar entre full-sized ou auto-sized;
Possibilidade de mudar de perfil de usuário dinamicamente;
Correção de falhas, melhorias de performance, padronização e compatibilidade com sites.
No CD você encontra, além do código fonte, os binários para Linux, Windows e MacOS X.
OpenOffice 1.0.2
/softwares/OpenOffice
Baseado no código do StarOffice, e servindo de base para o StarOffice 6 da Sun, o OpenOffice oferece uma suíte completa composta do editor de textos Writer, a planilha eletrônica Calc, o software para desenhos vetoriais Draw e o gerador de apresentações Impress. Entre os vários recursos oferecidos pelo software, destaca-se a possibilidade de abrir e salvar documentos nos formatos gerados pela suíte Office da Microsoft, versões 97, 2000 e XP.
Estamos distribuindo nesta edição a versão 1.0.2, em inglês. Nesta versão foi incluído um Guia de Instalação em formato PDF e a correção de alguns bugs, como por exemplo alguns problemas quando o OpenOffice era executado dentro do gerenciador de janelas OroborusX 0.8.
No CD você encontra versões da suíte para Linux e Windows, além do código-fonte.
Kernel e Edições Offline
/kernel e /RevistaDoLinux
Como de costume, temos em nosso CD as versões mais recentes do kernel Linux nas séries 2.4, tanto para a arquitetura Intel 32 Bits (em kernel/i386/v2.4) quanto para PowerPC (em kernel/PPC), e 2.2 (subdiretório kernel/i386/v2.2/), além das edições anteriores da Revista do Linux em formato HTML. Basta apontar o seu navegador para o arquivo www.RevistaDoLinux.com.br/index.html, em nosso CD.
Procurando instruções?
Instruções de instalação dos softwares contidos em nosso CD estão disponíveis nos arquivos LEIAME, no diretório do software ou em arquivos README e INSTALL, geralmente inclusos nos pacotes .tar.gz. Em caso de dúvidas, dê uma olhada no site oficial do produtor do software, onde pode haver mais documentação, listas de discussão ou fóruns que podem lhe ajudar.
IMPORTANTE!
Lembramos que os softwares contidos no CD são fornecidos sem qualquer tipo de suporte técnico, seja pela Conectiva S.A., Revista do Linux ou pelos autores dos respectivos softwares. Eventuais problemas físicos com a mídia devem ser reportados ao nosso serviço de atendimento ao cliente, que pode ser contatado através do endereço: sac@RevistaDoLinux.com.br.