Revista Do Linux
 
  
  
 

  Evento
  Serviço Público
  Fórum
  Especial
  Tutorial Foomatic
  Tutorial Cluster
  Tutorial Fax
  Tutorial FrameBuffer
  Tutorial Kiosk
  Software Eclipse
  Software Coranto
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Internacional
  Distro
assinantes
 

Pesadelos, Números e Notícias

No filme Revolution O.S., que fala a respeito do Linux e do Software Livre, Eric Raymond descreve uma passagem muito interessante. Ele conta que estava em um elevador de uma importante empresa norte-americana, quando a porta se abriu e entrou Craig Mundie, um importante executivo da Microsoft e ferrenho opositor do Linux. Com um ar de superioridade e notando que Eric estava lhe olhando, perguntou-lhe quem ele era. Eric respondeu prontamente: "Eu sou o seu pior pesadelo".

As noites de diversos executivos de Redmond devem estar povoadas de pesadelos tenebrosos e noites mal dormidas. Não se passa um dia sem que vejamos notícias otimistas em relação ao Linux. Grandes empresas continuam em sua marcha rumo à adoção do sistema; governos declaram abertamente sua preferência por softwares livres e as previsões de crescimento do sistema são fortes e consistentes.

Uma rápida pesquisa no Google nos mostra notícias como a de Steve Ballmer (CEO da Microsoft) visitar pessoalmente o prefeito de Munique, em razão de esta cidade estar cogitando utilizar o Linux como ferramenta na administração pública. Outra notícia nos mostra que o estado americano de Oregon está em processo de análise, assim como o Brasil, de uma lei para considerar o uso do Software Livre em novas compras de sistemas. Outra matéria fala de um estudo da Forrester Research, que aponta um crescimento vertiginoso na adoção do Linux em 2003.

Pesquisando novamente no Google, agora com o tema Microsoft fear, todas as reportagens nos levam ao Linux.

As bases de crescimento do sistema são realmente de tirar o sono de seus mais fiéis detratores. No ano de 2001, a oportunidade de faturamento global com o sistema alcançou a soma de US$ 4.2 bilhões. Este número deverá crescer na ordem de 25% ao ano até chegar, em 2006, a US$ 19 bilhões, mais de quatro vezes o volume em dólares de 2001. Nada mal para um sistema ignorado por muitos anos pelos grandes players do mercado.

A taxa de adoção do Linux também é impressionante. Enquanto na Europa ela é de 13% e nos Estados Unidos chega a 23%, o Brasil é um dos líderes com 43%; isso equivale a quase metade das empresas do país começando a utilizar o Linux de uma maneira ou de outra!

Isso nos remete à antiga frase de Gandhi:

Primeiro, eles o ignoram.
Depois, riem de você.
Chega um ponto em que lutam contra você,
Até o dia em que você vence.

Estamos no terceiro estágio, e eles estão usando todas as suas armas, sejam elas lícitas ou não. Até quando esta batalha perdurará? Quando a massa crítica do Software Livre irá gerar um fato marcando o ponto de virada? Muitos momentos históricos da humanidade só são compreendidos tempos depois. Eu não me surpreenderia nem um pouco caso este fato já tenha acontecido.

Bons sonhos,
Rodrigo Stulzer