Software Livre x Cooperação
Acredita-se sempre que cada data especial, como este início de milênio, é um marco de um novo período da nossa evolução. Sempre esperamos o melhor. Os mais religiosos ou envolvidos com as causas sociais acreditam que esta nova era é a da cooperação e da solidariedade, onde a preocupação com o próximo e com a sociedade é a palavra de ordem. O momento pelo qual passa a humanidade tenta contradizer até os mais otimistas e bem-intencionados. A guerra no Iraque motivada por interesses puramente comerciais, a ganância, desabrigando, ferindo e matando civis inocentes, choca o mundo. Nesse momento de descrédito, algumas iniciativas de pessoas abnegadas não chamam tanta atenção quanto o genocídio promovido por americanos e britânicos. É lamentável que as notícias que dão IBOPE sejam sempre as que trazem como protagonistas desastres e misérias.
As pessoas que acreditam no potencial humano, não para destruir a si ou aos outros, mas para se desenvolver e contribuir para o progresso da humanidade, têm se levantado contra este quadro que nos é apresentado.
A comunidade que empunha a bandeira do software livre, da liberdade de escolha do que usar e do que é melhor para cada um, tem mostrado, com o esforço de muitos, que o trabalho em equipe, voluntário e acima de tudo, feito com amor e dedicação, não conhece limites. O desenvolvimento do software livre é um exemplo de como a cooperação pode produzir efeitos tão benéficos quanto fantásticos. O Linux, com apenas 12 anos de vida, sem investimentos comerciais tão intensos quanto os sistemas operacionais proprietários, mostra sua força e é adotado amplamente por um grande número de empresas de portes e ramos distintos, sem falar nos usuários domésticos e órgãos governamentais.
Os pacotes de softwares que acompanham as principais distribuições Linux são o resultado de milhares de desenvolvedores, amantes da liberdade de escolha, do prazer de construir e de poder compartilhar com o resto da humanidade o que foi desenvolvido. O envolvimento dos usuários é tão intenso que bugs são reportados e resolvidos em até 24 horas! Essa sinergia gera uma imensa roda-viva que contagia e acrescenta pessoas de todas as raças, credos e nações, e conseqüentemente, adiciona recursos a este grande ideal.
É na transmissão do conhecimento que esta cooperação se torna mais evidente. As listas de discussão são movimentadas rapidamente, porque quem responde o faz por que gosta, afinal, somos todos voluntários de um grande movimento no qual a teoria do ganha-perde dá lugar à do ganha-ganha. Hoje ajudamos alguém e, amanhã, outra pessoa nos dá a mão, cedendo uma porção de código ou uma informação, o que normalmente nos poupa de muito trabalho.
O mercado altamente competitivo com suas leis, muitas vezes desumanas, não consegue ofuscar o brilho desse trabalho. As empresas com histórias de sucesso no uso do software livre compartilham suas experiências, encorajando outras a experimentarem os benefícios dessa tecnologia.
Muitos estão dando sua parcela de contribuição para a humanidade, produzindo tecnologia com recursos dentro do alcance de todos, usando o software como ferramenta de união e de crescimento, tentando fazer com que a tecnologia e a informação cheguem a toda a população. Essa é a postura louvável de pessoas e entidades que empregam parte de seu tempo contribuindo para uma sociedade mais consciente de seus potenciais.
Estejamos sempre conscientes de nosso papel, sempre dispostos a deixar nosso nome na história, não como a geração que destruiu o planeta, mas como os artífices de um mundo novo, que deixou um legado de prosperidade e união para a humanidade. "Make free software, not war."
André Guerra - alguerra@bkr-lopesmachado.com.br
É auditor de Sistemas e Consultor da BKR - Lopes, Machado Auditores e Consultores S/C (www.bkr-lopesmachado.com.br). Também é colunista e consultor de GNU/Linux do Jornal do Commércio em Recife - PE (www.jc.com.br).