Revista Do Linux
 
  
  
 

  Evento
  Serviço Público
  Fórum
  Especial
  Tutorial Foomatic
  Tutorial Cluster
  Tutorial Fax
  Tutorial FrameBuffer
  Tutorial Kiosk
  Software Eclipse
  Software Coranto
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Internacional
  Distro
assinantes
 

Linux no Xbox sem modchip

Como publicado na matéria "Linux no videogame", na página 52, edição 36 da Revista do Linux, um grupo de hackers já havia conseguido executar o Linux no Xbox, o console da Microsoft, possibilitando que o videogame fosse utilizado em funções para as quais não fora projetado.

Agora linuxers, hackers e proprietários do Xbox têm motivos de sobra para comemorar novamente, pois poderão rodar o sistema do pingüim no console da Microsoft sem a necessidade de instalar um modchip e nem mesmo abrir o console.

Um hacker conhecido como Habibi-Xbox revelou ao mundo a sua proeza com uma mensagem no site Xbox Hacker. O truque envolve a função de "load/save game" no jogo 007: Agent Under Fire, da Electronic Arts, que permite ao jogador salvar o seu progresso no jogo no disco rígido do console e, mais tarde, carregá-lo para continuar a partida de onde parou. Habibi descobriu que utilizando um dos muitos dispositivos de armazenamento USB reconhecidos pelo Xbox, a função "load game" também poderia ser utilizada para carregar outro software, incluindo versões compactas do sistema operacional Linux.

Esta descoberta certamente ajudará na popularização do Linux para o Xbox, já que a soldagem do modchip era um trabalho para poucos, pois exigia muita técnica.

Saiba mais:
news.com.com/2100-1043-994794.html
www.xboxhacker.net/

Linux em números

Uma pesquisa realizada pela empresa Boucinhas&Campos, em fevereiro deste ano, indicou que de 223 executivos entrevistados, 41% deles afirmaram estar utilizando Linux. 21% deles também afirmaram planos de avaliarem o software.

Apenas 3% dos entrevistados afirmaram já ter avaliado o sistema e descartado o seu uso. Para Raul Hara, consultor da Internet Business, "o resultado indica uma quebra de paradigma de mercado, monopolizado pela Microsoft", analisa.

Saiba mais:
www.itweb.com.br/hotsites/software/artigo.asp?id=36289.
www.boucinhas.com.br/

Difundir software livre será prioridade na Procempa

"A Companhia de Processamento de Dados do Município terá como meta dar velocidade à disseminação do uso de software livre nos programas da empresa". A declaração foi feita pelo novo diretor-presidente da Procempa, Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre, Joel dos Santos Raymundo, que tomou posse em março. A companhia vai investir este ano R$ 4,5 milhões, o equivalente a 10% do faturamento, em software e tecnologia. Raymundo adiantou que pretende dar continuidade à linha administrativa e aos programas desenvolvidos na gestão anterior, mas que dará destaque também à modernização tecnológica da prefeitura. "As informações para a população serão democratizadas através dos meios eletrônicos e novos serviços e produtos serão oferecidos pela Internet", disse.

Oracle amplia plataforma Unbreakable Linux para incluir o UnitedLinux

A Oracle Corp. em conjunto com a UnitedLinux, deu mais um passo em seu compromisso com o Linux para o mercado corporativo, anunciando a sua intenção de fornecer a seus clientes suporte técnico ininterrupto de nível empresarial para sistemas operacionais Powered by UnitedLinux, além do suporte já oferecido para os produtos Oracle. Com o anúncio, a Oracle amplia o seu compromisso de tornar a plataforma Unbreakable Linux disponível aos seus clientes do mundo inteiro.

Em continuidade à sua promessa de suporte e disponibilidade de classe superior aos seus clientes, a Oracle está trabalhando em conjunto com as empresas fundadoras da UnitedLinux - Conectiva S.A., SCO Group, SuSE Linux AG e Turbolinux - para escalar uma equipe comum que possa melhor atender a toda a linha de produtos Oracle rodando em produtos UnitedLinux. O serviço de suporte estará disponível aos clientes que mantêm contrato de suporte para produtos Oracle e que mantêm um contrato de suporte com qualquer uma das quatro empresas fundadoras da UnitedLinux.

"A colaboração com a Oracle se estende ao alcance global que a UnitedLinux estabeleceu por intermédio de nossos associados fundadores", disse Paula Hunter, gerente geral da UnitedLinux LLC.

"Com a certificação concorrente de ofertas de nossos associados e suporte global integrado, esperamos que este programa venha ajudar a garantir a confiança do cliente na aplicação de soluções Oracle powered by UnitedLinux".

Clientes que já tenham aplicado produtos Oracle em plataformas de hardware certificadas com UnitedLinux estarão habilitados a receber suporte técnico diretamente dos Serviços de Suporte da Oracle, obtendo maior rapidez na solução de questões críticas. A Oracle quer identificar as questões de suporte técnico e solucioná-los em parceria com a UnitedLinux, estabelecendo para os clientes um único ponto de contato. Os clientes poderão se beneficiar com o esforço conjunto da Oracle e UnitedLinux de integrar as soluções e correções solicitadas em futuras publicações sobre manutenção da UnitedLinux.

"A Oracle se orgulha de ser a única produtora de software a suprir as necessidades de seus clientes oferecendo não apenas suporte e manutenção a seus próprios produtos, mas também estendendo o nosso suporte de classe mundial ao ambiente operacional Linux dos nossos clientes", afirmou Dave Dargo, vice-presidente do Linux Program Office da Oracle Corp. "Em parceria com a UnitedLinux, temos a intenção de criar uma linha avançada onde os clientes da Oracle poderão diagnosticar e solucionar os problemas relativos ao SO Linux e oferecer de forma rápida as soluções críticas de que necessitam. Podemos oferecer, com esta parceria, mais uma plataforma Unbreakable Linux que os nossos clientes ao redor do mundo poderão utilizar com segurança em seus ambientes de missão crítica".

Em fevereiro de 2003, a UnitedLinux completou a certificação do UnitedLinux Versão 1.0 com o banco de dados Oracle9i e sua tecnologia de agrupamento de bancos de dados, Oracle9i Real Application Clusters. Os produtos powered by UnitedLinux 1.0 incluem o Conectiva Linux Enterprise Edition da Conectiva S.A., o SCO Linux Server 4.0 da SCO Group, o SuSE Linux Enterprise Server 8 da SuSE Linux AG e Turbolinux Enterprise Server 8 da Turbolinux.

Saiba mais:
www.conectiva.com.br/cpub/body.php?newcod=880
www.conectiva.com.br
www.unitedlinux.com

Liberado código-fonte do Duke Nukem 3D

O código fonte de um dos mais adorados jogos de tiro em primeira pessoa foi liberado sob a licença GPL em abril. Para os que não conhecem, Duke Nukem 3D foi o terceiro episódio de uma série, e o primeiro com visão em primeira pessoa, ao estilo Doom. O jogo se inicia no século XXI, em uma Los Angeles destruída por aliens. A missão de Duke é salvar a Terra (e as gatas!) dos alienígenas.

Com a liberação do código fonte do jogo, os programadores poderão modificá-lo e criar versões melhoradas, assim como aconteceu com Doom no projeto Doom Legacy, já distribuído na revista do Linux. Você pode fazer o download do código fonte em www.apogeegames.com/files/duke3dsource.zip, ou em algum dos outros mirrors indicados no site da 3D Realms (www.3drealms.com/index.shtml).

Saiba mais:
www.3drealms.com
legacy.newdoom.com


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux