Cartas
Conhecendo o pingüim
Sempre fui um mero usuário do Windows, do instalado por disquetes ao 98 SE. Sempre achei o sistema operacional muito bom, pois em alguns cliques eu já tinha um resultado esperado. Num certo dia, passando por uma banca de revista, vi um tal de Linux, com um simpático pingüim na capa.
Ainda temeroso, perguntei para alguns amigos que entendiam de informática, porém tive quase a mesma resposta de todos: Linux é um sistema operacional gratuito que tenta imitar o Windows mas não consegue e ainda prejudica o Windows se estiver instalado em um mesmo HD. Foi um balde de água fria que fez congelar meu pequeno projeto do pingüim por um bom tempo.
Dois anos depois, também ao passar por uma banca, vi uma revista que dizia: Conheça o Mandrake Linux. Fiquei empolgado e comprei a revista; ao chegar em casa, li tudo que falava sobre o Mandrake e, temendo uma catástrofe, fiz o backup de meus arquivos. Nem foi preciso. Ao instalar o Linux percebi a confiabilidade do sistema, que até agora não me decepcionou. Acabei me tornando um leitor da Revista do Linux e testando várias outras distros em meu PC, e francamente, a maioria é confiável.
Recentemente vi que gravar CDs no pingüim é bem mais confiável do que no rival e que o OpenOffice é muito amigável e intuitivo. Como podem ver, eu continuo sendo um mero usuário, porém mais barato, legalizado e livre para criar temas e efeitos para meu background.
Raimundo Correia Lima Júnior
borgdog@bol.com.br
Sugestões
Gostei muito da reportagem sobre o Libertas. Mas seria interessante se o CD do Mês tivesse vindo com ele, não acham? Não é fácil fazer download de distros, com exceção do Kurumin, através de linha discada.
Ricardo Rabelo Mota
ricardomoc@yahoo.com.br
Sugiro que a Revista do Linux em todas as suas edições traga como parte do conteúdo do CD todas as atualizações e correções de segurança da versão corrente do Conetiva Linux até a data de sua publicação.
WN
wagmento@brfree.com.br
Gostaria, se for possível, de ver algumas matérias sobre distribuições Linux para a plataforma SPARC, da Sun, principalmente a Debian.
Marcelo Ferreira da Costa
marcelo.costa@bra.xerox.com
Gostaria de ler uma matéria sobre PHP 4.2.3 + Oracle9iR2 + Apache 2.0.46 + Linux RedHat 8. Se possível com a instalação e criação de um pequeno banco de dados de exemplo com uma aplicação simples de exemplo.
Acho que esta matéria seria de um grande interesse por parte dos desenvolvedores, pois não se fala em outra coisa nas listas de discussão.
Andrei Gomes de Oliveira
andrei@etpp.org.br
Lilo
Se eu instalar os 4 CDs do Conectiva 9 em uma partição e na outra estiver instalado o Windows, automaticamente será instalado o LILO para gerenciar a escolha destas duas partições?
Rogério Silva
rogerio_ssilva@ig.com.br
Rogério, o gerenciador de boot padrão instalado pelo Conectiva é o Grub. Entretanto, após a instalação dos pacotes do sistema, haverá um momento em que o instalador possibilitará ao usuário escolher o gerenciador de boot que deverá ser utilizado. Neste momento, basta selecionar a opção do Lilo e prosseguir com a instalação.
Aproveite nossa matéria de capa para saber mais sobre o processo de instalação do Conectiva Linux 9, que está presente nos CDs que acompanham esta edição.
Elogio
Sou assinante do Newsletter de vocês e leio, sempre que possível, sua revista desde 2000. Gostaria de dar um feedback sobre o excelente trabalho desenvolvido. Quem conhece vocês a tanto tempo nota a constante evolução, mas desta vez vocês se superaram ao distribuir o convite para o lançamento do Conectiva Linux 9 para os assinantes da Newsletter. Este é o primeiro contato meu, pois embora o quisesse fazer antes, sempre aparecia algum infortúnio. Sinceros parabéns e continuem com a evolução, seriedade e fidelidade caracteristicas.
Francisco
xxxico@ig.com.br
Softwares matemáticos
Sou professor e pesquisador universitário e gostaria de experimentar o Linux; no entanto, trabalho com alguns pacotes estatísticos e matemáticos, de modo que gostaria de saber se funcionam no ambiente Linux.São os seguintes pacotes: MATLAB, SPSS, Eviews e o compilador C++. Além disso tenho uma série de planilhas em Excel e bancos de dados em Acess.Como fui informado que o Linux é um sistema mais estável que o Windows, cansado com as dores de cabeça penso em migrar.
Alessandro de Castro Corrêa
acorrea@utad.pt
Alessandro, olhando o website www.mathworks.com/products/matlab/requirements.jsp podemos constatar que a versão 6.5 do MATLAB está disponível para a plataforma Linux. Como compilador C++, você pode usar o já consagrado GCC, que além de ser um ótimo compilador, é um software livre, assim como o Linux. Você pode saber mais sobre o compilador em gcc.gnu.org/. Quanto aos outros softwares, nós não temos informações. Entretanto, sugerimos a você o website Ciência Aberta (www.cienciaaberta.org) e o endereço www.linux.org/apps/all/Scientific/Math.html, onde você pode começar uma pesquisa em softwares matemáticos para Linux.
Fale conosco
A seção C@rtas (cartas@RevistaDoLinux.com.br) é destinada ao leitor para que opine sobre o conteúdo da Revista do Linux, enviando suas sugestões ou comentários. As cartas podem ser resumidas por questão de espaço.