Revista Do Linux
 
  
  
 

  Capa
  Evento
  Cartas
  Variedades
  Radio Linux
  Dicas e Truques
  Coluna do Augusto
  Mensagem ao Leitor
assinantes
 

Cartas

Obtenha mais e melhores respostas

Conforme o número de novos usuários de Linux cresce, os freqüentadores das listas e fóruns de discussão observam o aumento do número de perguntas e comentários. Boa parte do suporte ao Linux é prestada gratuitamente pela própria comunidade de usuários, em listas de e-mail (como a linux-br.conectiva.com.br, que, apesar do endereço, não é restrita a nenhuma distribuição) ou fóruns web (como o forum.br-linux.org, mantido por mim).

Como responder a perguntas nestes locais é uma atividade voluntária, a chance de ser respondido não é a mesma que a existente quando se usa o suporte comercial fornecido pelos distribuidores de Linux. Mas ela aumenta se você seguir algumas dicas básicas:

1. Use bem o campo assunto - diga o máximo possível em até 10 palavras. "Problemas na discagem para provedor usando Mandrake 9.1 e wvdial" é muito melhor do que ~SAlguém me ajuda?!?!?~T ou ~SInternet - só para feras!~T

2. Deixe clara a sua configuração. Saber qual a sua distribuição e versão de Linux, as alterações que você fez, o seu equipamento e os modelos dos periféricos envolvidos pode ser fundamental para alguém ter a resposta exata para o seu problema.

3. Deixe claro o seu problema. Informe que operações você tentou, que configurações você alterou, o que chegou a funcionar, o que você estava fazendo quando o sistema parou, que manuais você leu, quais as mensagens de erro exibidas. Dizer só "minha impressora não funciona!!", no máximo, vai levar a respostas recomendando manuais para leitura. Mas se você fornecer mais detalhes, como ~SUso Mandrake 9, configurei minha impressora Deskjet 3820 através do centro de controle, mas quando mando imprimir ela apenas pisca os leds, demora cerca de um minuto e depois ejeta uma folha cheia de letras e números desconexos~T, aumenta em muito o seu potencial de respostas.

4. Escreva corretamente, procure ser educado e facilite a compreensão de seu texto. Não há necessidade de ser formal, mas se você usa gírias ou escreve de maneiras alternativas, só reduz o número de pessoas dispostas a ler o seu texto. Escrever corretamente demonstra interesse e respeito por quem vai ler sua mensagem.

5. Antes de perguntar, faça seu dever de casa. A maior parte das listas e fóruns inclui listas de perguntas e respostas freqüentes, bem como link para os manuais mais necessários. Tente ler, pesquisar no histórico da própria lista ou fórum, ou usando mecanismos de busca. Se não resolver, deixe claro que você tentou - a comunidade sempre valoriza o esforço, e prefere ajudar a quem se ajuda.

Em resumo, escreva suas dúvidas com calma - os minutos a mais gastos na descrição correta do seu problema serão compensados pela chance muito maior de ser respondido por alguém que realmente saiba a solução.

O lado bom: menos poluição na Internet e mais usuários satisfeitos.
O lado ruim: por melhor que você descreva seu problema, sempre existe a possibilidade de ninguém saber a resposta.

Resista às iscas

Em todo espaço de discussão online aparecem, vez ou outra, usuários provocadores. Intencionalmente ou não, eles lançam a semente da discórdia ao criticar gratuitamente softwares, sistemas operacionais, ambientes gráficos, linguagens e outros itens com grande potencial de polêmica - justamente no meio da "torcida" do objeto da crítica.

De modo geral, estas mensagens são pura provocação mesmo - notem a freqüente ausência de argumentos, o uso de pseudônimos e endereços de e-mail falsos, e outras características de quem não está ali para debater, e sim para incomodar. O objetivo é mesmo poluir. E estes usuários só conseguem isso porque contam com a reação da "torcida" - respostas iradas, negando a afirmação original, acrescentando argumentos, discutindo acaloradamente com um usuário que vai ignorar completamente qualquer argumentação, pois ele não está ali para debater racionalmente.

Assim, na próxima vez que você tropeçar com um usuário desconhecido criticando sua distribuição de Linux favorita, sem acrescentar argumentos, resista à tentação. Quanto menos gente morder a isca, menos poluição este usuário conseguirá causar. Aumente o nível de consciência das listas e fóruns que você freqüenta, ajudando a conter a poluição virtual .

O lado bom: menos poluição para todos
O lado ruim: às vezes é difícil resistir a algumas iscas


Augusto Campos - brain@matrix.com.br