Revista Do Linux  
EDIÇÃO DO MÊS
  A música da Internet
  Banco de Dados
  Bibliotecas
  CD do Mês
  Em modo texto
  Governador do Software Livre
  Grandes e Pequenos
  Linux no iMac
  Mensagem .doc
  Operação Resgate
  Periféricos Complicados
  Segurança

Rádio linux

Big Blue

A IBM anunciou seus planos de expandir o uso do Linux para suas quatro linhas de servidores, concentrando esforços em melhorar a interface do usuário e a interoperabilidade do Linux com outros sistemas como AIX, OS/400 e Windows NT. Para isso, uma equipe de desenvolvedores, formada por cerca de duzentas pessoas, estará trabalhando nos centros da Índia e Estados Unidos.

Corel

A recente edição especial do Corel Linux não desembarcará tão cedo no mercado europeu. O problema são as licenças com software incluídos por terceiros na distribuição da versão standard, que a tornam diferente da versão disponível na Web. Segundo a empresa, é simplesmente uma questão de permissão de terceiros, pois determinados softwares acrescentados na distribuição não estão protegidos pela Licença Pública Geral (GPL).

Expo LInix 2000

Para alegria da comunidade Linux na Espanha, Madri sediou a primeira Expo Linux 2000, em meados de março, organizada pela Atel- Associación Española de Técnicos de Linux. O evento tratou principalmente de dois pontos-chave na evolução do Linux: as distribuições em espanhol e os serviços de consultoria e manutenção. As distribuições presentes na feira fizeram muito sucesso junto ao público, como as espanholas Esware e HispaFuentes, e a brasileira Conectiva, que apresentou seu produto traduzido para o espanhol. Um dos assuntos polêmicos dos debates e mesas redondas foi a excessiva simplificação e as interfaces gráficas das últimas distribuições que, segundo os puristas, prejudicam a autonomia do usuário. Mas nem as empresas, nem o número crescente de iniciantes em Linux parecem compartilhar dessa opinião, e apostam nas vantagens de um sistema simples de instalar e usar.

Prioridade Abep

Software livre está agora entre as prioridades da nova gestão da ABEP - Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Processamento de Dados. "Vamos incentivar e intensificar o debate sobre software livre junto às empresas de informática pública, e também participar de eventos que promovam o tema, como o Software Livre 2000", diz Waldemar Nóbrega Junior, novo presidente da entidade para a gestão 2000/2001. Um dos caminhos para incentivar o debate são os fóruns de diretores técnicos realizados a cada três meses. "Por ser assunto prioritário, durante o fórum deverá ser criado um grupo de trabalho para discutir e propor soluções concretas que venham a facilitar o uso de software livre nas empresas públicas", adianta Nóbrega. O próximo fórum está marcado para 17 e 18 de junho, em Teresina-PI. Vale lembrar que o tema software livre já foi alvo de debates no último evento de diretores técnicos, em Salvador-BA, em meados de março, durante as apresentações do deputado federal Walter Pinheiro (PT-BA), do diretor vice-presidente da Procergs, Marcelo Branco, e do presidente da Conectiva S.A., Sandro Nunes Henrique.

Enapip

E por falar em empresas públicas, Porto Alegre está sediando o 3º Encontro Nacional de Profissionais de Informática Pública — ENAPIP, dias 2 e 3 de maio, antecedendo o "1º Fórum Internacional Software Livre 2000". A expectativa do evento é reunir cerca de 150 profissionais que atuam, de alguma forma, em informática pública. Segundo Marcos Vinícius Mazoni, diretor presidente da Procergs — Cia. deProcessamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul, o foco do ENAPIP é não apenas discutir teoricamente quanto e de que forma as populações são beneficiadas com todos os investimentos do governo em tecnologia da informação, mas também criar soluções que efetivamente melhorem a qualidade de vida das pessoas e preservem os recursos dos Estados. Através de demonstrações e instalações, disponíveis em área reservada no evento, os participantes poderão comprovar que soluções de software livre já existem e fazem parte da vida das pessoas.

Delphi para Linux

Em todo o mundo há muita ansiedade por notícias da Borland e do lançamento do Delphi para Linux, pois este será o sinal verde para uma migração em massa das empresas e desenvolvedores para a nova plataforma. No início de março, representantes da Borland deram alguns detalhes sobre esse lançamento e se mostraram perplexos com o enorme interesse despertado pelo produto. Na verdade, eles estavam boquiabertos, pois a agitação foi muito, muito maior que a do lançamento mundial da versão 5 para Windows. O que puderam antecipar é que o novo release do Delphi não terá mais a BDE, razão de instabilidades já conhecidas dos usuários Windows, que o primeiro beta será lançado em junho e que usará como plataforma de banco de dados o MySQL e o Interbase. Também que a linguagem ObjectPascal não será modificada e será totalmente compatível com aplicações anteriores, e fortemente voltada para a Web. Não está definida ainda uma política de preços, mas o que se sabe é que a primeira versão estará disponível para download gratuito já em junho. Depois do sucesso do JBuilder, com 150 mil downloads pela rede, o pessoal da Borland nem quer pensar no tamanho do terremoto.

 

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade