Revista Do Linux  
EDIÇÃO DO MÊS
  Perl
  Estudo de Caso
  Delphi para Linux
  Entrevista
  CD do mês
  Programas Matadores
  Interfaces Gráficas
  Hardware
  Segurança
  Expressões Regulares

Melhor com Linux!
Na Granja Shinoda, a produção, a classificação dos ovos e outras atividades são controladas por computador

Com cerca de 1,2 milhão de aves, responsáveis por uma produção média diária de um milhão de ovos, a Granja Shinoda, do interior de São Paulo, foi pioneira no lançamento de produtos com grife nessa área — são suas as linhas de ovos especiais Turma da Mônica e Chico Bento, por exemplo, vendidas nas principais redes de supermercados. Toda a produção, a classificação dos ovos e outras atividades da granja são controladas por computador, por meio de programas que se integram com os sistemas administrativos e de vendas.

Até há pouco mais de um ano, esses sistemas rodavam em um servidor Windows NT, ao qual estavam ligadas 45 estações PC (Intel) com Windows 95 — distribuídas entre a sede, em Porto Feliz, e duas unidades de produção, na região de Avaré. Em janeiro deste ano, a Granja Shinoda teve outra iniciativa inovadora: trocou pelo Linux o sistema operacional Windows instalado em todas as 45 estações de sua rede.

Na verdade, a decisão fez parte de um processo de reestruturação na área de informática da empresa, que começou no primeiro semestre de 1999. "Na época, a granja resolveu comprar o sistema administrativo integrado Magnus, da Datasul", conta o consultor de informática Marcelo Braga Rissoni. "Só que esse sistema roda melhor em ambiente Unix e, por isso, um novo servidor foi adquirido", explica.

O equipamento escolhido foi um HP NetServer LH-3, multiprocessado, de arquitetura Intel e com o sistema operacional UnixWare, da SCO. Em novembro, começaram os testes de desempenho do Linux nas estações — agora ligadas a esse ambiente Unix. "Estava na hora de atualizar o Windows 95 para 98 e, apesar de todas as cópias do sistema serem legais, haveria um custo de upgrade", lembra Rissoni.

Mais do que a despesa de atualização, contudo, o que pesou na decisão da Granja Shinoda foi o aumento de performance oferecido pelo Linux, mesmo na fase de testes. "Houve um ganho muito grande", diz o consultor de informática. Além disso, o Linux reduziu bastante os gastos com manutenção do sistema operacional. Rissoni lembra que, antes, passava de doze a quinze dias por mês na granja, resolvendo diversos problemas ligados a manutenção. Hoje, a média caiu para quatro dias por mês. E, graças ao Linux e à nova infra-estrutura de telecomunicações da granja, ele pode até dar manutenção a distância, sem precisar viajar cerca de 150 quilômetros, para ir de seu escritório, em Mogi das Cruzes, a Porto Feliz.

A comunicação entre a matriz da Granja Shinoda e as duas unidades de produção atualmente é feita via satélite, por meio de um canal dedicado de 64 Kbits por segundo.

O acesso à Internet utiliza outro canal, de 2 Mbps, instalado em novembro e que conecta a sede ao backbone da Embratel — nesse caso, via rádio.

Na matriz da granja, além do HP NetServer LH-3 com sistema UnixWare, estão os servidores Web e de e-mail, todos também equipados com Linux . Há, ainda, um servidor Linux para compartilhamento de arquivos de usuários. Cada uma das unidades de produção — localizadas em Avaré e Pratânia — também tem um servidor Linux para compartilhamento local de arquivos de usuários. Já as 45 estações da rede têm o pacote de aplicativos StarOffice instalado.

Com a eficiência proporcionada pelo novo ambiente operacional, o consultor Marcelo Rissoni passou a dispor de mais tempo para se dedicar a novos projetos concebidos para seu cliente. No momento, a Granja Shinoda está empenhada em modernizar sua área de vendas. A idéia é utilizar micros de mão (palmtops) para a transmissão direta dos pedidos pelo pessoal de vendas, via Internet, para a base de dados no servidor.

Cinco palmtops da linha Palm Pilot, equipados com modem, já foram comprados — no futuro, esse número deverá ser ampliado para quinze. "Os testes mostraram que o Palm funciona bem com Linux", comenta Rissoni. Agora, começa a fase de treinamento do pessoal de vendas, que costuma percorrer boa parte do

Estado de São Paulo visitando clientes — entre eles, grandes redes de supermercados, para onde vai metade da produção da Granja Shinoda (a outra metade é comprada por atacadistas). Com o Palm, eles poderão enviar rapidamente os pedidos para a sede, sem precisar ir até lá.

 

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade