Revista Do Linux  
EDIÇÃO DO MÊS
 Produto
 Atualidades
 Slackware
 Entrevista
 CD do mês
 Capa
 Open Source
 Corporativo
 Programação
 Zope
 Digitalização

 

RÁDIO LINUX

Convidado trapalhão

Steve Ballmer, presidente da Microsoft Corporation, em ocasião do Encontro Anual dos Analistas Financeiros ocorrido em Seattle, rotulou o Linux — acreditem ou não — como "comunismo". Em suas próprias palavras, ao final de julho, caracterizou a Sun e a Oracle como competidores "civilizados", mas o Linux, em sua percepção, é comunista. "O Linux tem características comunistas, coisa das quais as pessoas gostam muito. Isto é, ele é gratuito." Será que entendemos direito? Ele está condenando os usuários que usam o Internet Explorer e o Outlook Express, dois MS-gratuitos? Leia mais em www.theregister.co.uk/content/1/12266.html.

A União faz a força

A Caldera Systems Inc, grande empresa de soluções Open Source para Linux, anunciou em meados de agosto a aquisição de ações da divisão de softwares para servidores e divisão de serviços profissionais da SCO. A empresa terá direitos exclusivos sobre a distribuição da linha de produtos SCO OpenServers e estará totalmente modelada para rodar e suportar a base de Clientes OpenServer da SCO. Com a união, a SCO será dona de 28% da Caldera Systems, que a partir de então se chamará Caldera Inc. e sediará sua base central em Orem, Utah. Verifique a fundo nos sites: www.sco.com e em www.calderasystems.com — Linux para botar medo em gente grande!

Novo PDA baseado em Linux

Ele é lindo! Essa é a reação que o Agenda VR3 provoca nos visitantes do site agendacomputing.com, um PDA baseado em Linux, e que em breve será lançado. Serão comercializados três modelos a partir de US$ 149,00, com muitos recursos atraentes, e além do sistema operacional Linux, destacam-se o reconhecimento natural de escrita sem a necessidade de aprendizado de caracteres especiais, 8 Mb de RAM que permitem aplicações bem mais sofisticadas para um aparelhinho tão minúsculo, e também um acessório indispensável: um modem de 33.6 Kb. São muitas as novidades, como a possibilidade de se enviar faxes diretamente, navegação e e-mail, conexão com rede através de uma porta RS-232, transmissão por infravermelho e outras, contando com um acessório que é um teclado semitransparente que é uma obra de arte.

Duas faces

Eric Raymond escreveu um artigo

no Linux Journal sobre a polêmica das punições impostas ao DeCSS e ao Napster, e levantou importantes questões sobre os critérios do enquadramento criminal e da conduta ética dessas decisões que só querem, é nítido, garantir os interesses dos lobbies e obstruir o mundo livre. Esses interesses estão aterrorizados com a possibilidade de que as pessoas possam compartilhar, com o consentimento expresso dos artistas, suas obras, sendo excluídos do controle. Raymond desmascara o que ele classifica como "idealismo populista", que manipula a opinião pública para favorecer seus objetivos, mas quando seus interesses são ameaçados o discurso se inverte e a liberdade passa a ser um prejuízo para a sociedade.

Mantenha-se atualizado...

Aproveite todas as notícias do mundo Linux em transmissão ao vivo pela Internet! O site www.thelinuxshow.com apresenta noticiários em tempo real para os internautas plugados nas novidades. É possível rodar os arquivos em programas como o X11amp, o XMMS e o RealPlayer 6.0+, entre outros. Semanalmente diversas notícias em horários marcados são exibidos no site.

Xcircuit

Você anda meio elétrico ou está meio sem bateria? Faça seu auto-retrato usando o Xcircuit, um programa de captura e colagem que pode ser usado para se compor diagramas eletrônicos, químicos, fluxogramas, modelos matemáticos e até partituras musicais. Basta alternar para as bibliotecas de símbolos apropriadas e você já sai cortando e colando as figuras. Fornece saídas e usa bibliotecas em linguagem Postscript, humanamente compreensível e editável. Confira em www.wn.com/2000/features/xcircuit/

Mulheres e Computadores

Deirdre Saoirse é programadora há 25 anos. Atualmente, utiliza as linguagens C, C++, Python e php em ambiente Linux. Ela trabalha na TiVo Service Engineering, em Menlo Park, Califórnia, onde também vive. Formou-se em 1993 no curso de Criatividade e Escrita pela Universidade de Vermont, onde escrevia poesia e histórias para novelas.

Depois de alguns anos escrevendo literatura, Deirdre resolveu mudar, pois não estava satisfeita com o que fazia. E assim começou a usar o Linux em 1998, enquanto trabalhava para um provedor de Internet local.

O TiVo é um sistema baseado em Linux que grava programas de televisão como um VCR , mas é mais "esperto": o sistema conhece a programação de todos os canais. Assim, se um programa tiver seu horário alterado, o sistema TiVo será informado e reprogramará a gravação. O grupo que Deirdre coordena escreve o software e mantém a base de dados que permite ao TiVo comunicação e sincronia com o serviço de TV.

Desde que começou a escrever código profissionalmente, a última coisa que ela gostaria de fazer ao chegar em casa após o trabalho seria programar. Mesmo assim, não é difícil ter que escrever alguns programas em seu escritório caseiro. Freqüentemente, Deirdre ajuda pessoas, na Internet, que estão com erros e problemas em seus programas, ou submete pequenos patches para elas. Deirdre usa a distribuição Suse em casa e a Red Hat no trabalho.

Co-fundadora da LinuxChix em São Francisco, confessa que ultimamente não está tendo muito tempo para participar dos encontros. Ela espera que tenha ajudado algumas mulheres envolvidas em Linux e informática a se sentirem mais confortáveis por estarem tirando suas dúvidas com outras mulheres, sem ter que suportar a pressão da competitividade ou mesmo aturar aquelas piadinhas que os homens fazem quando as mulheres começam a entrar nesta área. Talvez seja o medo de que sejamos bem melhores do que eles (quem sabe...). Deirdre diz que nos Estados Unidos poucas mulheres são programadoras; assim, lá não são muitas as mulheres que possuem cargos importantes em companhias, tomando como base aquelas nas quais trabalhou nos últimos anos. Na TiVo existem outras mulheres atuando na área de desenvolvimento de software, mas ela gostaria que fossem em maior número.

Deirdre acha que as mulheres brasileiras deveriam se envolver mais com o Linux , assim o Brasil se beneficiaria imensamente com o movimento Free Software.

O passatempo predileto de Deirdre "para relaxar e também ajudar a pensar em novos projetos", segundo ela própria, é tricotar. Ela vive com Rick Moen, que também carrega a bandeira do pingüim. Pretendem se casar em setembro deste ano. Ela se considera uma geek maravilhosa e feminina. Adora músicas alternativas, e suas bandas preferidas são Beck, Smashmouth e Nine Inch Nails. Além de música, adora ler livros de ficção.

Deirdre tem seus projetos com a comunidade Free Software. Ela tem trabalhado em um gravador automático de programação em Linux, e muitas pessoas da comunidade auxiliam-na neste seu projeto, que pode ser encontrado nos endereços www.sfknit.org e www.linuxmafia.com/bale.

Tem uma grande admiração por Richard Stallman e resume em poucas palavras seu sentimento: "Ele fez uma quantidade imensa de trabalho nestes anos, de modo que nós pudessemos ter uma distribuição do Linux que não fosse simplesmente um Kernel. Eu não concordo muito com sua insistência na utilização do termo GNU/LINUX, mas o projeto GNU seria seriamente negligenciado se não lhe fosse dado o devido crédito".

Para saber mais sobre Deirdre

Saoirse e seus projetos: www.deirdre.net, www.linuxmafia.com/bale, www.sfknit.org.

 

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade