Revista Do Linux
 
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês

 Capa
 Estudo de Caso
 Entrevista
 Corporativo
 Software
 Desenvolvimento
 Iniciantes
 Hardware
 Distro
 Tutorial
 Segurança
 Sistema
 Banco de Dados
 
 
 
Mudando de lado
 
Trabalho com gráfica expressa, e no meu dia-a-dia uso programas como Windows 2000, Office 2000 e Corel Draw. Gostaria de saber quais as alternativas a esses programas no Linux.
 
Claudio Goulart
 
Estou tentando entrar no Mundo do Free software e Open Source mas tenho um certo receio. Explico: Existem tantas distribuições do Linux que não sei qual escolher. Já usei Red Hat 4.0, Conectiva 6.0, e estou experimentando o Debian que veio com a RdL 19. Como saberei que o que eu fizer em uma distribuição rodará nas outras? Que softwares usar? O que eu uso no Conectiva, por exemplo, posso usar para o Debian? Quais as reais diferenças entre as distribuições para os usuários iniciantes, e não tão iniciantes assim?
 
Cleiton L. Butzke
 
Ambos os leitores devem ler as matérias das seções Distro e Produtos, da edição 20, que apresentam algumas das principais distribuições Linux do mercado e suas caracterísiticas, bem como a matéria de capa da edição 19, que apresenta alguns dos principais softwares usados no dia-a-dia (editores de texto, navegadores, clientes de e-mail, sistemas de desktop, etc.). Ambas estão disponíveis na seção "Edições Anteriores" de nosso site (*http://www.RevistaDoLinux.com.br). Quanto ao Corel Draw, existe uma versão para Linux, idêntica ao Corel Draw 9 para Windows. Mais informações estão disponíveis em *http://linux.corel.com/products/draw/
 
A profusão de distribuições Linux realmente pode dar um nó na cabeça dos usuários menos experientes. No geral, as diferenças entre as distribuições se resumem à disposição dos arquivos do sistema no disco, sistema de pacotes utilizado para distribuir os aplicativos e ferramentas usadas para configuração do sistema. Muitas delas são compatíveis entre si, como é o caso do trio Conectiva, Mandrake e RedHat, pois vêm da mesma base e, geralmente, é possível instalar pacotes de uma distribuição em outra (por exemplo, pacotes do RedHat no Debian) usando ferramentas de conversão, como o Alien. Quanto aos seus arquivos, pode ficar tranqüilo, o que você criar em um Gimp ou StarOffice no Debian pode ser aberto normalmente por estes mesmos programas em um Mandrake ou SuSE, por exemplo.
 
Power Pinguins
 
Estou querendo apresentar uma amiga minha, que tem um iMac, ao mundo Linux, mas estou na dúvida quanto à qual distribuição instalar. Até pouco tempo havia duas opções (Yellowdog e Linux PPC), mas agora tem Mandrake, Debian, SuSE... Gostaria de ver uma comparação entre as principais distros para PowerPC para poder tomar minha decisão.
 
Francisco José Alves
 
Leio a RDL já há algum tempo, e estou querendo experimentar o Linux. Mas tenho um iMac (233 MHZ com 32MB de memória) e não consigo achar uma distribuição que rode nele. O que posso fazer?
 
Andressa
 
Publicamos vários artigos sobre Linux na arquitetura Powerpc. Vejam as edições 05 (Novo Sabor, LinuxPPC 1999), 11 (Distro, YellowDog 1.2) e 17 (Distro, LinuxPPC 2000 Q4), que podem ser lidas na íntegra na seção "Edições Anteriores" de nosso site. A Mandrake acaba de lançar seu Mandrake Linux 8.0 para Powerpc;, aguarde novidades sobre ele na revista em breve.
 
A toda velocidade
 
Gostaria de saber como configurar meu modem 3Com ADSL Dual Link no Conectiva Linux 7.0. Posso fazer a conexão via USB, ou devo utilizar a porta LAN?
Rafael Post
rpost@terra.com.br
 
Configurar sua conexão ADSL é simples: basta instalar os pacote rp-pppoe e linuxconf-pppoe, presentes no CD 1 do Conectiva Linux 7.0, e seguir as instruções de configuração disponíveis na seção Perguntas e Respostas da área de Suporte do site da Conectiva (*http://www.conectiva.com.br/suporte/pr/internet.adsl.configurar.html). O modem deve ser conectado à sua máquina através da entrada LAN, ou seja, ligado à sua placa de rede.
 
Pelotão, Sentido!
 
Vocês poderiam me informar qual unidade do Exército Brasileiro está usando Linux? Foi mencionado em uma edição que o Exército usa Linux, mas não citou-se onde.
 
João Almeida
 
A resposta oficial que obtivemos do Centro de Comunicação Social do Exército é que o Linux
ainda está em processo de estudo e avaliação, sendo que o único parecer técnico emitido até o momento sobre software livre é sobre o pacote StarOffice. Estão sendo avaliados os aplicativos Squid, Sendmail, Qmail, Apache, Amanda, Samba, Anon File Transfer Protocol (AnonFTP), WebAdmin, entre outros.
 
 
 

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux