Revista do Linux em 2 anos
Uma retrospectiva da RdL traz de volta
os temas mais interessantes para a comunidade Open Source que aconteceram nestas últimas 24 edições ininterruptas
Estréia - A Revista do Linux começa sua história trazendo na matéria de capa os conceitos que fazem do Linux um dos sistemas operacionais que mais crescem no mundo: economia e qualidade. Dirk Hohndel, que deixou a SuSE recentemente em agosto, foi o primeiro entrevistado e falou sobre o futuro do Linux e do XFree86.
Invasão - Trazendo uma entrevista exclusiva com nada menos que Alan Cox, um dos mantenedores do kernel do Linux, a edição 2 da RdL trazia na capa o tema “Universidades: já invadimos essa praia”. Universidades conceituadas como USP, Unicamp, UFMG, UFF e PUC-RS foram algumas que falaram de sua experiência com o Linux.
Governo - A RdL passou a circular mensalmente em todo o Brasil. O Congresso Nacional começava a discutir formas de viabilizar o Linux em empresas públicas. O debate ainda persiste até hoje, capitaneado pelo deputado federal Walter Pinheiro (PT-BA). O entrevistado da edição foi nada menos que Richard M. Stallman, fundador da FSF - Free Software Foundation, conhecido pela defesa da liberdade no desenvolvimento de software.
Bastidores - O que há por trás de uma distribuição Linux? Mostramos aos nossos leitores como funciona o processo de desenvolvimento da distro Conectiva, a maior da América Latina. A RdL fazia também sua primeira grande cobertura internacional, com a Linux World Expo, realizada em Nova York.
Corporações - Uma das figuras políticas mais expressivas do país, o governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, falou sobre a decisão de apoiar o Software Livre no seu estado e da importância que ele tem no serviço público. A vocação do Linux no mundo corporativo foi retratada na matéria de capa que enfatizava a flexibilidade do sistema que poderia ser adotado em pequenas e grandes empresas.
Iniciantes - O Linux começa a despertar curiosidade entre os usuários iniciantes, que foram brindados com uma matéria especial voltada especialmente para eles. Em primeira mão, a Revista do Linux já anunciava que em breve o Kylix revolucionaria o mundo Open Source. A RdL antecipou as principais características do programa.
Diversidade - Para quem quisesse desvendar as potencialidades do sistema operacional do pingüim, a edição de julho de 2000 da Revista do Linux trouxe uma análise dos principais programas que rodam no Linux (chamados de matadores). A interface gráfica Window Maker, desenvolvida pelos programadores Alfredo Kojima e Dan Pascu, foi outra atração do mês.
Mitos - Quem tem medo do Linux? Com esta pergunta, a RdL procurou desmistificar a imagem deturpada que muitas pessoas teriam do Linux. Para os FUDeiros de plantão, a matéria é uma verdadeira ducha de água fria. Em um artigo exclusivo para a Revista do Linux, um dos desenvolvedores de jogos da Loki Games revelou como os jogos são portados para o Linux.
e-Commerce - A vocação comercial da Internet é
focalizada na matéria “Comércio Eletrônico - As armas do Free Software”. Mostramos quais as principais soluções para e-commerce para Linux. Entrevistamos Eric Raymond, uma das principais personalidades da comunidade Open Source, autor do célebre livro The Cathedral and The Bazaar.
Pedidos - Como habitualmente fazemos, atendemos vários pedidos dos leitores e apresentamos uma matéria sobre banco de dados, uma das aplicações mais utilizadas no Linux. A edição ainda apresentava dicas para criação de mala direta no StarOffice, configuração do WindowMaker e instalação do Oracle 8i.
Furo - A Revista do Linux dá um furo de reportagem, trazendo com exclusividade o lançamento do KDE2 em sua matéria da capa. A interface gráfica é uma das mais conhecidas entre a comunidade, e os principais recursos foram apresentados aos leitores, que puderam instalar o KDE2 beta a partir do CD da edição. Continuando a abordagem dos bancos de dados, falamos também dos recursos presentes no Interbase e Flagship.
1º aniversário - A RdL completou um ano e, como presente aos seus leitores e assinantes, montou uma verdadeira seleção de craques brasileiros da comunidade Linux brasileira. O colunista da RdL Eduardo Marcel Maçan escreveu um dos artigos mais importantes da revista, sobre a distribuição Debian GNU/Linux, um dos maiores projetos de Software Livre da atualidade.
Outro furo - Apresentamos uma análise exclusiva do Kernel 2.4, feita pelo colunista e articulista da RdL Augusto Campos. O CD do mês da edição trazia a versão 5.2 da suíte StarOffice, muitos jogos, a versão final do Netscape 6, entre outros programas. Quem estreava na RdL era o diretor do CIPSGA e consultor de segurança Renato Martini, que hoje colabora com artigos sobre Filosofia GNU.
Sistema - A RdL iniciou nessa edição a série de artigos sobre o diretório /etc, de importância fundamental para quem quisesse conhecer os principais recursos do Linux. O assunto foi o mais extenso abordado pela RdL, estando presente até a edição 22 da revista. Publicamos também um dos tutoriais mais completos da área gráfica, sobre o Blender.
Lançamento - Com total exclusividade, a Revista do Linux publicou em sua matéria de capa a análise detalhada do lançamento mais importante no ano de 2001 para a comunidade Open Source: o Kylix. Estava dado o sinal verde para que os desenvolvedores começassem a portar para o Linux aplicativos de banco de dados e desktop.
Novidade - O editor técnico da Revista do Linux, Rafael Rigues, foi até Belo Horizonte, conhecer o desenvolvimento do microcomputador popular, projetado por uma equipe do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. O projeto já está sendo implantado em Belo Horizonte, onde foram montados 2 laboratórios com o micro popular em escolas públicas municipais.
Programação - Mostramos cinco ferramentas de desenvolvimento que permitem o porte de aplicativos para o Linux: FlagShip, Dataflex, JBuilder, Acucobol e Kylix. O cartunista Illiad, famoso pelas suas tiras diárias User Friendly, foi entrevistado pela RdL e falou um pouco sobre o seu trabalho e seus personagens.
Mais uma vez na frente - A Revista do Linux foi a primeira publicação brasileira técnica especializada no gênero Open Source a trazer uma entrevista com Linus Torvalds, que foi publicada na edição de Junho de 2001. Falamos também dos mainframes, capazes de gerar muita economia de dinheiro e de espaço, entre outras vantagens.
Desktop - O Linux começa a incomodar a concorrência a partir da popularização das aplicações voltadas para usuários de desktops em escritórios. Bruce Perens, principal estrategista da Hewlett-Packard para o Linux, falou com exclusividade à RdL sobre o assunto. Empresas como a Compaq, falam da sua experiência com o sistema operacional do pingüim, que começa a conquistar fatias importantes no mercado brasileiro.
Cara nova - A edição de agosto, com visual reformulado, traz, como principal assunto, os 10 anos do Linux. John “Maddog” Hall, presidente da Linux International, que esteve recentemente no Brasil proferindo palestras, foi entrevistado pela RdL, que também falou da experiência do Rio Grande do Sul com o movimento de Software Livre.
Integração - O presidente da Red Hat, a maior distribuição Linux do mundo, Bob Young, falou à RdL, disse como ganhar dinheiro com Software Livre e revelou como a empresa atingiu o equilíbrio financeiro, em um momento que as empresas de Tecnologia da Informação enfrentam dificuldades. A matéria de capa fala do Samba, uma ferramenta que permite a integração de Redes Linux e o Windows.
Licenças - Alguns conceitos sobre licenças livres e proprietárias, como a GPL e a Shared-Source, foram analisadas e apresentadas na RdL, que trouxe também uma análise do KDE 2.2. Os leitores da revista receberam também a última versão (7.0) do Conectiva Linux.
Economia - A edição de novembro de 2001 da Revista do Linux apresenta soluções como o Boot Remoto e o Terminal Gráfico que beneficiam diretamente empresas que precisam manter seu parque de máquinas antigo, porém com desempenho de máquinas novinhas em folha. O Exército Brasileiro começa a descobrir as potencialidades do Linux e adota o Software Livre em uma de suas unidades.