Revista Do Linux
 
  
EDIÇÃO DO MÊS
Somente para assinantes
 Capa
 Entrevista
 Estudo de Caso
 Especial
 Software
 Hardware
 Filosofia
 Banco de Dados
 Programação - QT
 Programação - TCL
 

Ximian Desktop

O Linux está pronto para o Desktop? Na opinião da Ximian a resposta é um sonoro "sim"

Desenvolvido pela Ximian, empresa fundada por Miguel de Icaza, idealizador do projeto Gnome, o Ximian Desktop visa a ser a solução para um sistema desktop baseado em Linux com ferramentas 100% Open Source. Disponível comercialmente, e também para download gratuito, é uma boa alternativa a outros sistemas, como o KDE, contando com um excelente visual e componentes bem integrados entre si, de fácil instalação e manutenção. Apresentamos aqui alguns dos recursos disponíveis neste produto que distribuímos no CD da edição passada (23) da Revista do Linux.

Muitos CDs, manuais e suporte

O Ximian Desktop está disponível em duas versões, Standard e Professional, ambas compostas por sete CDs, com binários dos programas para várias distribuições Linux e para o sistema operacional Solaris, da Sun, além de um CD com o código fonte de todos os pacotes que compõem o produto. A versão Professional contém um CD extra, com o StarOffice pronto para ser instalado na maioria das distribuições suportadas pelo Ximian Desktop, com exceção das baseadas na arquitetura PowerPC (já que a Sun não disponibiliza uma versão do StarOffice para esta arquitetura). Além dos CDs, tem adesivos com o logo da Ximian, notas sobre as licenças de redistribuição do StarOffice e uso do logo da Ximian, um cartão de registro para suporte técnico, e um manual com 30 páginas, cobrindo a instalação e uso básico do Ximian Desktop e alguns de seus aplicativos.

O suporte técnico fornecido na compra do pacote é prestado via web, através do site support.ximian.com, e válido por 30 dias, contados a partir da primeira consulta ao serviço. Mas quem fez o download do Ximian Desktop (ou instalou a versão distribuída na edição 23 da RdL) não ficará “na mão”. Quase todos os aplicativos trazem em seu menu Help a opção Help Chat, que leva o usuário a um servidor/canal de IRC, onde outros usuários do Ximian Desktop se oferecem para ajudar quem estiver com problemas. Testamos este serviço gratuito por ocasião de um problema encontrado na versão Beta 4 do Evolution, e ele funcionou muito bem.

Ximian Gnome

O Ximian Gnome é a base para o Ximian Desktop. Trata-se do Gnome, versão 1.4, devidamente organizado e embelezado pela Ximian. O resultado final é algo bem diferente do Gnome “padrão” encontrado em praticamente todas as distribuições Linux, onde muito freqüentemente ele é tratado com um certo descaso.

Logo de início um assistente, o Ximian Doorman, auxilia o usuário na configuração do ambiente, oferecendo várias opções para o posicionamento de painéis, gerenciador de janelas, temas para o GTK, organização dos menus, entre outras. Há também a opção de utilizar a configuração padrão de ambiente fornecida pela Ximian, o que deixa o seu Gnome com aparência e comportamento similar ao Mac OS, ou, se você estiver fazendo um upgrade a partir de uma versão anterior, simplesmente importar suas antigas configurações do Gnome para a nova versão.

Os aplicativos estão separados em categorias dentro do menu Programs, o que facilita ao usuário encontrar o que ele deseja. Novos aplicativos, empacotados pela Ximian, adicionam atalhos à categoria correspondente quando são instalados, o que evita que o usuário faça a clássica pergunta: “Eu instalei, mas cadê o programa?”. O menu System agrupa utilitários para configuração do sistema (o painel de controle do Gnome e as Ximian Setup Tools), e o item Help oferece ao usuário acesso ao guia do usuário do Gnome (em HTML), um FAQ, acesso ao Help Chat da Ximian e a possibilidade de informar aos desenvolvedores sobre eventuais bugs no software, através do utilitário Bug Buddy.

O gerenciamento de seus arquivos e do desktop é feito pelo Nautilus, muito fácil de usar e com um excelente visual, com anti-aliasing (“suavização”) de ícones e texto, e recursos como o preview de arquivos de imagem e execução automática de arquivos MP3, entre outros. Contudo, ele é pesado, e só recomendado para quem possui bastante RAM (64 MB no mínimo) e uma máquina rápida. Caso prefira, há a opção, de utilizar o GMC, mais rápido e também muito poderoso.

Para os que gostam de personalizar o visual de seu desktop, a Ximian inclui em sua distribuição do Gnome alguns papéis de parede, temas para o Sawfish (o gerenciador de janelas do padrão do Gnome) e para o GTK. Há também uma variedade de “applets” para a barra de tarefas, como relógios, monitores de rede, CPU e memória, e até o clássico Gnome Fish, um peixinho virtual que vive em uma área da sua barra de tarefas e lhe diz frases engraçadas quando clicado.

Ximian Red Carpet

Um dos maiores destaques do Ximian Desktop, e com certeza um bom motivo para usá-lo, é o Red Carpet. Trata-se de um sistema de gerenciamento de pacotes independente de distribuição (e do sistema de empacotamento usado por ela), que funciona exatamente da mesma forma em qualquer distribuição (e sistema operacional) suportado pela Ximian Desktop.

O Red Carpet é baseado no conceito de canais. Vários deles estão disponíveis, contendo atualizações do Ximian Desktop, software pertencente à distribuição Linux que você utiliza, software de terceiros (como demos da Loki Games e produtos de empresas como a CodeWeavers e a VMWare) e software ainda em desenvolvimento, para os “beta-testers” de plantão (no canal Ximian Preview). Basta “assinar” um canal para receber notificações sobre novas versões de pacotes daquele canal que estejam instalados em sua máquina e atualizá-los com um clique do mouse. Também há a opção de instalar e remover pacotes, tudo sem precisar se preocupar com as dependências entre eles, pesadelo que afeta 11 entre 10 Linuxers, já que todo o processo de resolução de dependências e download de pacotes extras necessários é realizado automaticamente.

Ximian Setup Tools

Um dos pesadelos de um administrador de rede é a profusão de ferramentas de configuração de sistema utilizadas pelas diversas distribuições Linux. A Caldera usa o COAS, a SuSE, o YAST e a Conectiva, o LinuxConf. Em algumas outras, você edita os arquivos de configuração manualmente... Para resolver este problema a Ximian está desenvolvendo um conjunto de ferramentas chamado Ximian Setup Tools. A idéia consiste de vários utilitários de configuração de sistema, que funcionem da mesma forma, independente da distribuição utilizada. Ainda em desenvolvimento, um preview destas ferramentas está disponível no Ximian Desktop. Há utilitários para configuração de rede, gerenciamento de usuários, configuração do processo de boot e ajustes da data e hora do sistema. Ao inicializar qualquer uma delas, um aviso lhe informa que elas ainda não são estáveis o suficiente para serem utilizadas em ambientes de produção, e que há o risco de que arquivos de configuração importantes sejam danificados, deixando sua máquina inutilizável. A idéia é promissora, e devemos ver versões finais destas ferramentas chegando ao mercado no início de 2002. Para os mais aventureiros, vale a pena experimentá-las já.

Ximian Evolution

O tão falado aplicativo de e-mail/groupware da Ximian não poderia ficar de fora do pacote. Além de ser um excelente cliente de e-mail, com suporte a múltiplas contas (sejam elas POP3 ou IMAP), PGP e SSL, importação de mensagens de outros clientes de e-mail (como o Netscape, Outlook Express 4 e mailbox no formato mbox Unix padrão), ele possui uma agenda de endereços integrada, com suporte a LDAP, uma agenda de compromissos e uma lista de afazeres, sendo possível sincronizar itens com organizadores pessoais baseados no sistema operacional Palm OS (Palm Pilot, Handspring Visor, Sony Clié, etc.). Além de todos estes recursos, a “página inicial”, muito similar à encontrada no Outlook XP (aliás, como toda a interface), pode ser configurada para mostrar as últimas notícias de sites à sua escolha, um sumário de suas tarefas para o dia, e até mesmo a previsão do tempo em sua cidade.

Aplicativos e aplicativos

Além das ferramentas acima citadas, o Ximian Desktop ainda inclui centenas de aplicativos extras, como cliente de ICQ (GnomeICU), navegador (Mozilla), software para edição de imagens (GIMP), para desenvolvimento (Glade), editor de texto (AbiWord), planilha de cálculo (Gnumeric), multimídia (XMMS e Grip) e muito mais. Ou seja, praticamente tudo o que você irá precisar para ter um ambiente de desktop fácil de usar, visualmente agradável e produtivo.

Vale a pena?

A homogeneidade do Ximian Desktop, mesmo entre distribuições Linux tão “diferentes” quanto um RedHat e um Debian, por exemplo, é um grande ponto a favor, e o suporte técnico incluso na versão comercial é uma boa pedida para quem está iniciando e não tem a quem recorrer quando problemas ocorrem. Os aplicativos disponíveis cobrem uma grande parte das necessidades de um usuário em ambiente doméstico ou SoHo, e a organização da interface torna o ambiente muito mais amigável para os iniciantes e agradável aos usuários experientes. Para quem não quer gastar muito, há a opção de fazer o download do Ximian Desktop (baixa-se um instalador, que lhe permite selecionar o perfil de instalação e faz o download dos pacotes, que podem variar entre 150 a mais de 300 MB) ou utilizar o CD da RdL, edição 23, onde distribuímos o Ximian Desktop em versão para três distribuições diferentes.

Para saber mais

Ximian Desktop - www.ximian.com
US$ 29,95 (Standard Edition), US$ 49,95 (Professional Edition)
Também disponível para download gratuito (Standard Edition)

Rafael Rigues
rigues@RevistaDoLinux.com.br


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux