Revista Do Linux
 
  
  
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês


 Capa
 Entrevista
 Estudo de Caso
 Serviço Público
 Documentação
 Hardware
 Passo a Passo
 Programação
 Redes
 Ferramenta
 Solução
 Estudo de Caso
 

Pingüim Blindado

Empresa de Segurança e Transporte de Valores aumenta produtividade com automação utilizando Linux

A Preserve Segurança e Transporte de Valores Ltda. tem sua matriz na cidade de Recife-PE e atua no mercado de segurança, transporte de valores e retaguarda bancária a mais de 30 anos. Ela conta com filiais em diversas cidades brasileiras como São Paulo, Salvador e João Pessoa, e emprega mais de 3.000 pessoas. A Preserve classifica-se hoje como líder no segmento em que atua, cujas atividades, além de transporte e segurança de valores, envolvem a área de retaguarda bancária e a compensação de documentos. Entre os seus clientes da empresa, estão bancos como Itaú, Real-ABN, Banco do Brasil, Unibanco e Bradesco. Desde agosto de 2001, a tesouraria da Preserve começou a ter sua rotina de trabalho simplificada por um processo de automação do processamento de numerário e meios de pagamento. A produtividade aumentou sensivelmente, pois várias etapas feitas manualmente, passaram a ser desempenhadas pelo sistema de automação desenvolvido internamente pela Preserve.

O coração do sistema é um cluster de alta-disponibilidade rodando Linux e Interbase Open-Edition. Desde o início dos trabalhos, nunca mais o cluster foi desligado, estando disponível 100% do tempo. “Há necessidade de confiabilidade e escalabilidade do servidor para o tipo de atividade que trabalhamos”, comenta Dalmo Cirne, Gerente de Informática da Preserve.

O cluster foi montado com máquinas simples, facilmente encontradas no mercado. São dois Pentium III de 750MHz com 256 Mb de RAM cada. Eles processam mais de 150.000 transações diárias, vindas de diversos terminais conectados a eles.

Além de servidor de banco de dados o cluster também roda o Samba, funcionando como um servidor de arquivos que, aos poucos, ganha mais e mais adeptos. Não há reclamações do tipo “Não consigo acessar o servidor!”, “Meu drive perdeu o mapeamento!”.

A Preserve investe no treinamento do nosso pessoal do CPD para capacitá-lo a administrar e dar suporte em Linux. Hoje eles já conseguem desempenhar praticamente todas as tarefas de que a empresa necessita e, além disso, temos uma empresa local que nos presta o serviço de suporte sempre que temos alguma dúvida maior. “Há dezenas de empresas que prestam suporte em Linux. O argumento de que ao instalar o Linux você está por conta própria já não é mais válido. Basta olhar em um jornal ou revista especializada e escolher o nome de uma empresa”, afirma Cirne.

Há planos para em breve a empre sar usar apenas Linux nos nossos servidores e estações de trabalho. O benefício do uso do Linux na empresa é visível. O fato de ter optado por softwares livres levou à economia de mais de R$ 20.000,00 em licenças de uso, apenas na matriz da empresa. “Dessa forma tivemos acesso a softwares de qualidade superior com praticamente nenhum custo e investimos o dinheiro em outros projetos”, ressalta.

Tecnologia Adotada

Distribuição
Red Hat 7.1 com o kernel recompilado para suportar o tipo de partição ext3 (servidor) e Conectiva Linux 6.0 nas estações.

Equipamento para o cluster
2 Pentiums III de 750MHz com 256 Mb de RAM cada.

Quem desenvolveu
Equipe interna da Preserve, 5 pessoas (entre gerente e desenvolvedores)

Treinamento
A equipe foi treinada por uma empresa terceirizada - Athiva Informática, pois na Preserve só havia servidores Novell e Windows NT.

Fase atual
Avançada, estão substituindo todos os serviços da Novel e do NT pelo Linux (Samba, SMTP, Servidor Web, DNS e NIS).

Investimento da solução
O montante investido na solução foi de cerca de R$ 100.000,00, divididos entre treinamento, implementação e equipamentos (o sistema operacional, conectividade e banco de dados foram gratuitos).

Tempo de desenvolvimento
O projeto começou a ser desenvolvido em janeiro de 2001 e começou a funcionar oficialmente dia 15/08/2001.

Economia
Mais de 20 mil reais em licenças de software


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux