CD DO MÊS
Trazemos no CD deste mês a mais
nova distribuição nacional, o Definity
Linux. Acompanhe a seguir os passos
para a instalação e, em caso de
dúvidas, leia o
Guia do Usuário Definity
Linux, um manual de 163 páginas,
cobrindo vários tópicos do sistema,
disponível em formato PDF no CD em
doc/Guia_do_Usuario_Definity_Linux.pdf
Inicializando
O CD do Definity Linux é "bootável", ou seja, você pode
inicializar seu computador a partir dele. Mas alguns
computadores não suportam este recurso, e será necessário
inicializar o computador a partir de disquetes. Consiga dois
disquetes de 1.44 MB, de preferência novos, para reduzir o
risco de erros. Se você estiver no Windows, use o utilitário
rawrite para gerar os disquetes:
Execute o rawrite: d:\bootdsk\dosutils\rawrite.exe
Quando perguntado pela image source filename, informe: d:\bootdsk\boot.img
Quando perguntado pelo target diskette drive, informe: a:
Coloque o disquete no drive, pressione Enter e aguarde.
Este será o disquete boot. É necessário gerar
um segundo disco, o root. O procedimento é o
mesmo listado acima, mas em image source
filename, informe d:\rootdsk\root.gz.
Lembramos que d: é a "letra" de seu drive de
CD-ROM no Windows. Substitua-a caso
necessário.
Se você estiver no Linux, o processo para
geração dos discos é bem similar. Monte o
CD (assumiremos como ponto de montagem
o diretório /mnt/cdrom) coloque o primeiro
disquete no drive e digite:
dd if=/mnt/cdrom/bootdsk/boot.img of=/dev/fd0
E para gerar o disco root:
dd if=/mnt/cdrom/rootdsk/root.gz of=/dev/fd0
Após criar os disquetes, coloque o disco
boot no drive e reinicie o computador. Quando
a mensagem Insert root floppy to be loaded
into RAM disk and press ENTER surgir na tela, insira o
disco root e o CD desta edição em seus respectivos drives e
pressione Enter para continuar.
Instalando
Após a carga dos disquetes de inicialização, uma tela lhe
permite escolher o modo de instalação. Iremos cobrir neste
artigo apenas a instalação em modo gráfico. Selecione a
opção desejada com as setas do teclado e pressione Enter
para continuar.
A próxima tela é a seleção de mouse, onde deve ser
informada a por ta ond e ele es tá
conectado. Para a maioria dos mouses
seriais, a porta é a ttyS0, equivalente
à COM1 do DOS. Se o seu mouse é um
PS/2, escolha a primeira opção do
menu.
Na Seleção de Teclado, há 3 opções.
Os teclados mais comuns no Brasil são o
br-abnt2, com a tecla `ç', o us-acentos,
com a tecla dois-pontos/ponto-e-vírgula ao
lado da tecla L, e o us. Clique em Aceitar
para continuar.
O particionamento do disco é o
ponto mais "complexo" da
instalação. Assumimos aqui que
você possui um disco rígido
vazio, particionado, e que
deseja utilizá-lo inteiramente para o Linux.É
possível redimensionar
uma partição Windows,
usando seu espaço livre para a
criação de uma partição Linux, através do
utilitário fips, incluso no CD. Seu uso é explicado em maiores detalhes no Guia do Usuário Definity Linux.
Na lista que surge na tela, selecione o disco que você deseja particionar e clique em Alterar. Aparecerá a tela do particionador cfdisk (em modo texto). Vamos criar um esquema com 3 partições: uma partição de swap, no começo do disco, uma partição raiz (/) e outra que abrigará o diretório /home dos usuários:
O primeiro item da lista de partições, com o tipo Espaço Livre, deve estar selecionado. Com as setas do teclado, selecione a opção Nova no menu no rodapé da janela. Escolha criar uma partição Primária, e dê a ela o tamanho de 128 MB (digite 128, seguido de Enter). Para criá-la no início do disco, selecione a opção Início. A partição foi criada. Agora precisamos alterar seu tipo para que o Linux a reconheça como uma partição de swap. Com ela selecionada, mova o cursor até a opção Tipo e tecle Enter. O código de uma partição tipo swap é 82, então digite 82, seguido de Enter.
Para criar as partições restantes, o processo é similar. Contudo, ao invés de partições primárias, criaremos duas partições Lógicas. Primeiro, uma partição com cerca de 3 GB, que irá acomodar o diretório / (com sobra para crescimento futuro), e dê o restante do disco para a partição que irá abrigar o /home. Este esquema de partições não é ~Sobrigatório~T. Você pode simplesmente criar uma partição de swap e uma partição / para todo o resto do sistema (recomendado para quem tem pouco espaço em disco) ou experimentar a gosto. Em caso de dúvidas, selecione a opção Ajuda. Terminada a criação das partições, escolha o item Gravar no menu do cfdisk, e digite sim para confirmar as alterações. Em seguida, escolha Sair para retornar ao instalador, e clique em Continuar.
Dica
|
Se o modo gráfico não funcionar porque você escolheu uma resolução inadequada ao seu monitor/placa de vídeo, não se desespere. Logue-se como root e execute o comando setup e use o configurador padrão do XFree 4 para fazer os ajustes.
|
O instalador irá, agora, listar as partições que você já criou. A partição de swap não precisa de alteração nenhuma. Se você seguiu o esquema acima, selecione a segunda partição e clique em alterar. Como tipo de sistema de arquivo, recomenda-se o XFS. Clique em aceitar, diga se deseja ou não formatar a partição e entre com o ponto de montagem da mesma. Em nosso exemplo, /. Repita o processo para a partição restante, mas informe /home como ponto de montagem. Clique em Continuar.
Selecione o conjunto de pacotes que deseja instalar (entre Básico, Gnome, KDE e Tudo). Se desejar, você pode fazer um ajuste fino nos pacotes que serão instalados, respondendo Sim à pergunta Quer selecionar os pacotes individualmente?. Responda Sim à pergunta Deseja iniciar o processo de instalação?. A instalação dos pacotes pode demorar um pouco. Pegue uma xícara de café e aguarde.
O próximo passo é a configuração de vídeo. Escolha a resolução e o número de cores e clique em Aceitar. Tenha em mente que nem todos os modos listados podem ser suportados pela sua placa de vídeo/monitor. Na dúvida, consulte os manuais, ou escolha uma resolução baixa (640x480x256 cores) e faça o ajuste manualmente mais tarde.
Em seguida, surge uma tela onde você pode selecionar opções extras para o LILO. Aceite os padrões e ajuste o fuso horário na tela seguinte. Se você possui um modem, informe a porta onde ele está conectado (atenção, esta opção não serve para WinModems, geralmente não suportados no Linux). Estamos chegando ao final da instalação: Escolha um nome para a sua máquina, digite e confirme a senha de root e pronto, a instalação está concluída!
Na verdade, há mais um último ajuste a ser feito: Durante o primeiro boot, se houver uma placa de rede PCI instalada, o sistema irá lhe perguntar se você deseja configurar automaticamente sua interface de rede via DHCP. Responda Sim, se você tem um servidor DHCP em sua rede, ou não, para fazer a configuração manualmente. Neste caso, digite o endereço IP da máquina, máscara de rede, endereço de broadcast, gateway e servidor DNS. Pronto! Sua máquina está na rede, e o Definity Linux está instalado. Aproveite seu novo sistema!
Suporte
|
A equipe Definity Linux está oferecendo suporte técnico, válido apenas durante o mês de março de 2002, ao CD contido nesta edição. Dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail suporte@definitylinux.com.br.
|
Lembramos que a Conectiva S.A. ou a Revista do Linux não prestam qualquer tipo de suporte ao software contido em nosso CD. Problemas físicos com a mídia devem ser reportados ao nosso serviço de atendimento ao cliente, que pode ser contatado através do e-mail sac@RevistaDoLinux.com.br.
|
|