 |
RÁDIO LINUX
E a saga continua
Continuando a saga do Linux no Playstation 2, a Sony finalmente anunciou preço e data do início das vendas da versão norte-americana de seu Kit Linux: Maio de 2002, disponível exclusivamente através do site www.playstation.com, com um preço inicial de US$ 199,00. Enquanto o kit não chega, a polêmica já começou: Joshua Walker, autor do excelente PSX Documentation Project (www.execpc.com/~halkun/PSX/), escreveu um artigo criticando o comportamento da Sony quanto ao novo kit. Segundo ele, o Linux roda no Playstation 2 sobre um "ambiente de run-time", que propositalmente esconde do sistema operacional as partes mais interessantes do console (como a possibilidade de acesso "direto" aos processadores de vídeo e som), e impede que o usuário leia CD-R, manipule o conteúdo de memory cards, assista DVDs ou utilize um monitor SVGA comum. Segundo Joshua, a Sony está escondendo boa parte de sua "propriedade intelectual", enquanto posa de amiga da comunidade open source. Leia mais em: www.execpc.com/~halkun/PS2/
Com licença...
Em uma mensagem à lista de discussão wine-devel, Jeremy White, ut dos desenvolvedores do projeto Wine (www.winehq.com) e fundador e CEO da CodeWeavers (www.codeweavers.com ), propôs que a licença do Wine, atualmente uma variante da licença X11, seja mudada para a LGPL ou similar. Jeremy, que já foi contrário à essa mudança, diz que a possibilidade de que o Wine seja usado em um projeto com código fechado é muito tentadora para alguns, e que a licença LGPL permitiria manter o Wine como um projeto Open Source e ainda assim permitir que seu código seja utilizado em sistemas proprietários, mas garantindo que todas as alterações realizadas no Wine durante o desenvolvimento de tais sistemas sejam devolvidas à comunidade.
http://www.winehq.com/hypermail/wine-devel/2002/02/0089.html
Redmond Lycoris?
O Redmond Linux, tema da seção Distro de nossa edição passada (26), mudou de nome. A empresa agora se chama Lycoris, e a distribuição Redmond Linux Personal Edition agora é Lycoris Desktop/LX. Segundo a empresa, a mudança é parte de um esforço para ganhar independência e aumentar o reconhecimento da marca entre a comunidade Linux. O website da empresa, agora com um novo visual, também ganhou um novo endereço: www.lycoris.com. O domínio antigo, www.redmondlinux.org, deixará de funcionar em pouco tempo. Atualizem seus bookmarks!
Ooops!
Uma declaração de Miguel de Icaza, fundador do projeto Gnome e presidente da Ximian, feita durante uma entrevista ao site inglês The Register, causou furor na comunidade Linux por alguns dias. Na entrevista, Miguel é citado dizendo que "O Gnome 4 deveria ser baseado na plataforma .NET". Quando viu o alvoroço gerado por sua declaração, Miguel tratou de se explicar: Em uma carta resposta à comunidade, publicada no site LinuxToday, ele diz que o site The Register interpretou mal algumas de suas declarações. Começa dizendo que o Gnome não está adotando o .NET ou Mono como plataforma de desenvolvimento, e que não é, de forma alguma, o único responsável pelo desenvolvimento do Gnome, não tendo o poder de impor suas decisões sobre os outros participantes do projeto. Detalhando um pouco mais o que realmente quis dizer, Miguel conta que a parte interessante do que a Microsoft chama de .NET Framework é o Common Language Interpreter (CLI), um interpretador de bytecodes que poderia trazer total independência de linguagem de programação ao desenvolvimento de software, eliminando a necessidade de "wrappers" para que um aplicativo escrito em uma linguagem possa acessar bibliotecas e funções escritas em outra, e dando ao desenvolvedor a liberdade de escrever o software na linguagem que ele considera a mais adequada para a tarefa, sem se preocupar se ela possui ou não todas as bibliotecas necessárias. Segundo ele, isso evitaria grande parte da duplicação de esforço hoje existente, e aumentaria, e muito, a produtividade dos programadores. Para os tecnicamente inclinados, o texto contém uma série de links que ajudam a melhor explicar os conceitos em jogo.
Entrevista de Miguel ao The Register: theregister.co.uk/content/4/23919.html
A resposta de Miguel a reação da comunidade:
linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2002-02-06-011-20-OP-GN-MS
Microsoft e RedHat?
Esta pegou muita gente de surpresa, e quase causou alguns ataques cardíacos pelo mundo: No início de fevereiro, recebemos vários e-mails de amigos e leitores nos informando da "novidade" no site da Microsoft: A empresa estaria comprando a Red Hat, e incorporando várias características do Windows XP, incluindo partes do sistema .NET, em uma futura versão do Red Hat Linux.
Mas não precisam se preocupar, e nem se dar ao trabalho de remover o Red Hat Linux de suas máquinas (como alguns ameaçaram fazer), pois tal compra não vai acontecer tão cedo. A notícia é falsa. Trata-se de um simples truque para fazer com que a página pareça vir de www.microsoft.com, e não de 212.254.206.213, o domínio real onde está hospedada. Tudo não passou de uma peça de muito mau gosto, segundo alguns. Não é a primeira vez que uma brincadeira deste tipo acontece, mas desta vez a aparente "autenticidade" da página enganou até mesmo a alguns sites de notícias.
www.microsoft.com&item%3Dq209354@212.254.206.213/1338825GHU_98.asp
Chega de Myth
A Bungie (www.bungie.com), conhecida por jogos como Marathon, Myth, Oni e, mais recentemente, Halo, anunciou que, em 15 de fevereiro, desativou definitivamente seu servidor para jogos online de Myth II, um de seus maiores sucessos, após quase três anos mantendo o serviço. Mas os fãs de Myth não precisam se desesperar: como já fez com outros de seus produtos (Marathon, veja source.bungie.org), a Bungie liberou o código fonte do servidor (que atualmente roda no Linux, mas pode ser portado com facilidade para o *BSD, Windows ou Mac OS X) sob uma licença relativamente aberta, desde que o software não seja utilizado para fins comerciais, o que possibilita aos desenvolvedores e entusiastas criar seus próprios servidores, mantendo viva uma grande comunidade online de jogadores. Interessante notar o seguinte: A Bungie foi comprada há cerca de um ano por ninguém menos que a Microsoft, para desenvolver jogos para seu novo console, o XBox. Irônico, não?
Anúncio oficial:
www.bungie.net/perlbin/blam.pl?file=/site/3/news/stories/myth_game_server_open_source.html
Myth Vault: www.bungie.net
Concurso Google de programação
O popular site de busca Google está promovendo seu primeiro concurso de programação. Um banco de dados com 900.000 (isso mesmo, novecentos mil!) web sites, em formato pré-processado, está sendo fornecido aos participantes, que devem criar um software útil capaz de manipular estes dados. Duas categorias estão disponíveis, sistemas e aplicações, e você esta livre para criar o que quiser dentro das especificações de cada categoria. Os vencedores serão decididos com base na originalidade, utilidade e "escalabilidade" do programa, ou seja, o quão bem ele gerencia quantidades gigantescas de dados. O prêmio? Uma mixaria: apenas US$ 10.000,00 para o primeiro colocado, além de um passeio VIP pelas instalações do Google e a possibilidade de executar seu programa na base de dados de bilhões de websites mantida pela empresa. As inscrições vão até a meia noite de 30 de Abril de 2002. Para mais informações, acesse /www.google.com/programming-contest, ou leia o grupo de discussão google.public.programming-contest
|
|
|
|