Revista Do Linux
 
  
  
 

OUTRAS SEÇÕES
  Cartas
  Variedades
  Rádio Linux
  Mensagem ao Leitor
  CD do Mês
  Coluna do Augusto
  Dicas e Truques
  Opinião
 

UnitedLinux para os desenvolvedores

A associação das quatro grandes distros anuncia um programa em parceria com a IBM com recursos que beneficiam a comunidade de desenvolvimento

Novidades à vista na associação das quatro grandes distros espalhadas pelo mundo - SuSE, SCO, Conectiva e TurboLinux. A UnitedLinux está lançando um programa para desenvolvedores de software chamado UnitedLinux Developer's Zone. Este programa está sendo criado em parceria com o Linux Professional Institute (LPI), com o objetivo de suprir os desenvolvedores de aplicativos, ferramentas e hardware com os recursos necessários para portar, testar e criar soluções suportadas para o UnitedLinux. Entre as funcionalidades do UnitedLinux Developer's Zone, está a criação de um fórum de discussão para desenvolvedores e de um calendário de Webcast, e acesso aos recursos de desenvolvimento nas empresas fundadoras.

A UnitedLinux conta com a ajuda de nada menos que a IBM na criação do programa para os desenvolvedores de software. O kit de avaliação de software Linux (SEK), que pode ser obtido gratuitamente na UnitedLinux Developer's Zone, contém código de exemplo, treinamento e suporte para ajudar os desenvolvedores a trabalhar com o Linux e inclui cópias de avaliação dos softwares mais populares da IBM, como as ferramentas WebSphere Studio, o servidor de aplicativos WebSphere e o Web Services Toolkit, baseados no Eclipse, além da base de dados DB2®, o software de colaboração Lotus Domino e o software de gerenciamento Tivoli. O SEK faz parte do programa Speed Start Your Linux Apps, da IBM, disponível no developerWorks.

Certificação

Na área de certificação, o trabalho conjunto do LPI e a UnitedLinux originará duas novas certificações UnitedLinux (Profissional Certificado pela UnitedLinux - PCUL e Especialista Certificado pela UnitedLinux - ECUL). Para a gerente geral da UnitedLinux, Paula Hunter, a expectativa da associação com a criação do UnitedLinux Developer's Zone é aumentar o interesse da comunidade no desenvolvimento de aplicações corporativas.

Outra grande empresa que está se unindo à UnitedLinux, como Parceiro de Tecnologia, é a Hewlett-Packard (HP). Ele se junta à IBM e à AMD, que, juntas, participam do Conselho Consultivo da UnitedLinux e suas comissões, com acesso a pré-lançamentos dos novos produtos UnitedLinux e com direito de propor melhorias que serão consideradas pelo Comitê de Direcionamento Técnico da UnitedLinux.

Aplicativos para telecomunicações

A UnitedLinux também anunciou no início deste ano, a criação do conjunto de recursos Carrier Grade Linux (CGL), uma iniciativa do Laboratório de Desenvolvimento de Código Aberto (OSDL) desenvolvida em parceria com a HP, IBM e Intel, para reforçar as capacidades de criação de aplicativos avançados de voz, dados e wireless. Os recursos de CGL estarão disponíveis como um pacote de serviços, e permitem aos provedores de telecomunicações desenvolver novos produtos e serviços sobre plataformas modulares de comunicação baseadas em padrões. A indústria da telecomunicação possui padrões e requisitos de desempenho elevados e específicos. Para aplicações existentes, como Sistemas Operacionais de Suporte Corporativo e Servidores de Gerenciamento de Gateway e Sinalizadores, bem como para a próxima geração de soluções de dados, voz e wireless, os recursos de CGL possibilitarão o desenvolvimento mais rápido e de baixo custo de aplicações avançadas e confiáveis, com melhor desempenho e custo significativamente reduzido.

A UL quer despertar o interesse da comunidade no desenvolvimento de aplicações corporativas

Para saber mais:
UnitedLinux Developer's Zone - www.unitedlinux.com/en/developers/index.html
IBM developerWorks - www.ibm.com/developerWorks
LPI - www.lpi.org


Rodrigo Asturian - asturian@RevistaDoLinux.com.br


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux