Revista Do Linux
 
  
  
 

OUTRAS SEÇÕES
  Cartas
  Variedades
  Rádio Linux
  Mensagem ao Leitor
  CD do Mês
  Coluna do Augusto
  Dicas e Truques
  Opinião
 

IBM ataca novamente

~U Processador PowerPC 405LP
~U 32MB SDRAM, 32MB Flash (NOR)
~U 64MB de memória Flash M-Systems Disk-On-Chip
~U Display LCD em cores de 4 polegadas (240 x 320 pixels)
~U Chip de segurança TCPA
~U Alto-falantes estéreo, entrada e saída de áudio, microfone integrado
~U Slot SDIO
~U Philips USB 1.1
~U Bateria de lítio-íon (1700 mAh)
~U Bluetooth 1.1 (através de um cartão SDIO da Toshiba)
~U FPGA Xilinx XCR3128XL FPGA (128 macrocélulas, 3000 portas)

O processador PowerPC 405LP é uma solução 'system on a chip', que possui recursos de economia de energia, capazes de alterar a freqüência de operação do processador, de 152 a 380 MHz. Além disso, ele também incorpora uma controladora de vídeo LCD, que suporta resoluções de 320x240 a 2000x2000 pixels, interface para o touch panel, portas seriais, controladores para SDRAM/ROM/RAM/FLASH e muito mais.

Como software, há uma versão do Linux para dispositivos embarcados produzido pela Monta Vista, o ambiente de usuário Qtopia, da Trolltech (mesmo usado no Zaurus, PDA Linux da Sharp), e o navegador Opera. A IBM também está demonstrando um kit de desenvolvimento para sua plataforma de serviços web, WebSphere, e a biblioteca de execução Java J2ME (Java 2 Mobile Edition), da Sun Microsystems. Além disso, haverá ferramentas para multimídia e reconhecimento de voz e escrita.

Saiba mais:
linuxdevices.com/news/NS9222005703.html

Distro nacional roda direto do CD

O pessoal do projeto MIOLO (miolo.codigolivre.org.br/) lançou uma distribuição baseada no Knoppix (www.knopper.net/knoppix) que tem como objetivo permitir que os usuários executem os softwares desenvolvidos pela SOLIS/UNIVATES, como é o caso do EasyPHP, SAGU e outros, sem necessidade de instalá-los no disco rígido da máquina.

A Miolux, como é chamada a distribuição, traz também algumas características adicionais que podem agradar ao público brasileiro, como o ambiente configurado para o idioma Português (do Brasil) e o mapa de teclado ABNT2.

Entre os mais de 900 programas encontrados na distribuição estão KDE, GNOME, Icewm, twm, os navegadores Konqueror, Mozilla e Galeon, a suíte OpenOffice, programas gráficos e multimídia como o Gimp, Xine e xmms, ferramentas de desenvolvimento como o KDevelop e Cervisia, os softwares desenvolvidos pela SOLIS/UNIVATES e outros.

Jogos e ferramentas de administração e segurança de redes também estão presentes

Para fazer o download da imagem ISO e obter mais informações sobre o projeto, não deixe de conferir o website do Miolux em miolux.codigolivre.org.br/.

Dell utilizando Linux internamente

A Dell Computer resolveu mudar 14 de seus servidores internos da Sun por máquinas da própria Dell rodando Linux e uma nova versão do banco de dados Oracle. O novo sistema, composto por um banco de dados e um cluster de máquinas de baixo custo interconectadas, custa menos e trabalha mais rápido.

Além de outras informações, o sistema substituído pela plataforma Linux cuidava do banco de dados de operação de vendas da empresa. "Para não se tornar obsoleta, a indústria de tecnologia deve se concentrar em uma inovação constante e dramática", disse Randy Mott, Chief Information Officer da Dell Computer.

A empresa está utilizando o Oracle 9i RAC (Real Application Clusters) e a distribuição Red Hat Linux.

Saiba mais:
zdnet.com.com/2100-1104-981893.html

Lindows lança Media-PC

A Lindows lançou recentemente o Lindows Media Computer, um computador de baixo custo que, entre outras funções, funciona como um player para DVD, MP3, CDs de áudio e VCD, formato cada vez mais popular.

A máquina leva 10 segundos para iniciar um menu intuitivo onde o usuário pode escolher se quer assistir filmes (DVD e VCD) ou ouvir suas músicas em CD ou MP3. Assim que a mídia é selecionada, ele pode controlar a exibição dos filmes ou músicas através do mouse ou de um teclado multimídia. O software de reprodução de DVD oferece todos os recursos esperados de um DVD player comum, como navegação por capítulos, possibilidade de "pular" para uma cena selecionada e de assistir os vídeos em tela cheia. Além disso, o usuário também pode iniciar o sistema LindowsOS 3.0 e utilizar o computador normalmente para navegar na Internet, jogar e trabalhar.

A configuração básica do Lindows Media Computer, que pode ser personalizada pelo comprador, inclui:
~U 4 portas USB 1.1, 1 porta serial e 1 paralela;
~U Drive DVD-ROM 16x;
~U Placa de rede 10/100Mb Onboard;
~U Processador E-series Via C3 de 933MHz;
~U Placa mãe VIA/FIC EPIA Mini-ITX;
~U 128MB de memória SDRAM PC133;
~U HD de 20GB;
~U Audio AC'97 Onboard;
~U Gabinete Mini-ITX Tower Case medindo cerca de 25,6 cm de profundidade, 13,5 cm de largura e 29,40 cm de altura;
~U Mouse PS/2;
~U Teclado PS/2 e
~U Sistema operacional LindowsOS 3.0.

O modelo básico pode ser adquirido, nos Estados Unidos, por US$329,00, sem monitor.

Saiba mais:
info.lindows.com/lmc/
makeashorterlink.com/?G44631343

Intel e Fujitsu adotam o pingüim

A Intel Corporation e a Fujitsu Limited anunciaram o desenvolvimento de servidores para operações de missão crítica para o mercado mundial. Os servidores estarão equipados com processadores Intel e rodarão, além do Windows, também o Linux.

A Fujitsu planeja lançar a primeira linha de servidores, baseados nos processadores Intel Xeon DP e MP, até o final de 2004. Servidores com os processadores da família Intel Itanium deverão estar disponíveis até o fim de 2005. Os sistemas serão expansíveis até 128 processadores.

"Vemos grandes oportunidades a partir desta parceria com a Intel de estender nossas soluções empresariais de missão crítica ao espaço em expansão do Linux e sermos o primeiro fabricante do mundo a trazer estes sistemas baseados em processadores Intel ao mercado. Adicionar o sistema Linux como o terceiro pilar dos nossos negócios de servidores de alta performance nos possibilitará oferecer aos nossos clientes uma ampla gama de opções em plataformas de missões críticas para servir às mais diversas necessidades empresariais", disse Tadayasu Sugita, vice-presidente e CTO da Fujitsu Limited.

Saiba mais:
www.intel.com/pressroom/archive/releases/20030123corp.htm

CrossOver Plugin agora suporta controles ActiveX

A CodeWeavers Inc. lançou recentemente a versão 1.2 do CrossOver Plugin, um software que permite aos linuxers acessar arquivos e plugins do Windows nos navegadores e clientes de e-mail do Linux.

A principal novidade da versão 1.2 é o suporte a controles ActiveX utilizados em web pages ou outros documentos HTML. Além disto, a aplicação também possui um melhor suporte ao Windows Media Player e ao Trillian, e os usuários deverão perceber um ganho de performance no uso destes aplicativos. A qualidade do suporte a som também foi aperfeiçoada, principalmente para o plugin do Windows Media Player.

O CrossOver Plugin pode ser executado na maioria dos browsers para Linux existentes incluindo o Netscape, Mozilla, Konqueror, Opera, SkipStone e Galeon. Mais informações sobre o CrossOver Plugin podem ser encontradas na edição nº30 da Revista do Linux e no website da empresa (www.codeweavers.com/home/).

Saiba mais:
www.desktoplinux.com/news/NS4813802007.html


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux