Revista Do Linux
 
  
  
 

  Capa
  Evento
  Serviço Público
  Tutorial Programação Shell
  Tutorial PHP
  Software
  Entrevista
  Filosofia
assinantes
 

Webmail livre dos pampas

No Porto de Rio Grande, uma história bem sucedida da implantação de um sistema de correio eletrônico baseado na web em sistema operacional FreeBSD

Na cidade de Rio Grande-RS, o Setor de Informática da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) - um dos mais importantes do país - aposta na utilização de ferramentas livres em tempos de aperto da economia. "A finalidade do uso dos softwares abertos é aproveitar os recursos públicos tão escassos", afirma o gerente do Setor, Darci Antônio Tartari. Para ele, usar SL é uma forma não apenas de economizar, mas também um meio de fugir à submissão aos grandes produtores de software. "Eles dominam o mercado com suas soluções de código fechado, verdadeiras 'caixas-pretas'", ressalta.

A rede interna do Porto conta com 120 estações que ainda rodam MS-Windows, porém com utilização de ferramentas livres para aquele ambiente operacional. O StarOffice foi sendo substituído gradualmente pelo OpenOffice. E isto é apenas o início. "A maioria dos nossos servidores é baseada em FreeBSD rodando diversos serviços, como servidores de arquivos Samba, servidores de páginas na Internet Apache, proxy-server Squid, banco de imagens IDS, entre outros", enumera Tartari.

Com tantas aplicações baseadas em SL, o Porto de Rio Grande implantou o Webmail da SUPRG, baseado nos aplicativos Horde, desenvolvidos em PHP com licença pública GNU. Tal solução é interessante para as instituições que não têm recursos para implantar um sistema de correio eletrônico integrado com agenda, calendário, gerenciador de tarefas e troca de senhas.

O Horde faz tudo isso. Ele é constituído por um conjunto de aplicativos para web, no qual se destacam o aplicativo responsável pelo correio propriamente dito (módulo IMP), o aplicativo que faz o gerenciamento da agenda de contatos (TURBA), o aplicativo que gerencia as funções de calendário (KRONOLITH), o gerenciador de tarefas (NAG) e o aplicativo responsável pela troca de senhas (PASSWORD). "O sistema é baseado em PHP e utiliza um banco de dados MySQL para o armazenamento das bases de dados do aplicativo Contatos, para o registro das tarefas do aplicativo Tarefas e dos compromissos do aplicativo Calendário, bem como para as configurações personalizadas dos seus usuários no módulo IMP", explica Tartari. Outros módulos podem ser agregados conforme a necessidade de cada instituição.

Hardware

A instalação da solução foi feita em um servidor Pentium III, dual 866 MHz, com 512 MB RAM, disco SCSI-3 de 18 GB, fita DAT DDS-3 para backup, 1 disco IDE 40 GB acrescentado à configuração original do servidor para armazenamento das caixas postais dos diversos usuários. "A mesma instalação poderá ser feita em um servidor de menor capacidade com excelentes resultados, pois nossa versão anterior do IMP rodava muito bem em um Pentium III 500 MHz", completa.

Software

Foram instalados os seguintes programas necessários para o funcionamento do Webmail da SUPRG: o sistema operacional FreeBSD 4.5, o servidor de páginas web Apache+mod_ssl-1.3.22+2.8.5_4 juntamente com o módulo Mod_php4-4.2.2, o banco de dados MySQL-Server-3;23;47, o servidor IMAP cyrus-imapd-2.0.12_2, o MTA postfix-20020107, poppassd-4.0 para mudança de senhas, o antivírus AMAVIS, os conversores de texto do pacote wvWare wv-0.7.2, o corretor ortográfico ispell-3.2.06_2 para os idiomas português brasileiro, espanhol e inglês, e, é claro, o Horde 2.1, IMP 3.1, Turba 1.1, Kronolith 1.0, Nag 1.0 e Password 2.0.

Tal experiência bem sucedida, pode ser seguida por outras empresas, públicas ou não, que tenham a necessidade de migrar seus aplicativos proprietários de correio e organização funcional para ferramentas livres. A opção do Porto de Rio Grande sinaliza que, com SL, é possível manter o legado do sistema operacional proprietário, rodando aplicações livres, via browser. A combinação resulta em uma interessante forma de economia de recursos e, principalmente, ganhos significativos de segurança e qualidade na gestão da informação. Afinal, quem gosta de receber spam, ter o sistema parado por vírus ou gastar dinheiro a toa?

Como funciona

Os aplicativos Horde desenvolvidos em PHP chamam os diversos serviços de correio, banco de dados, corretor ortográfico, conversores de texto e os disponibilizam na Internet via servidor Apache. O Postfix transfere toda a correspondência recebida ou expedida para a verificação do antivírus Amavis para só então dar seu destino final. No banco de dados, ficam armazenadas as agendas de contato personalizadas e a agenda da empresa, bem como os dados da configuração de cada aplicativo para cada cliente, individualmente. O corretor ortográfico Ispell também pode ser chamado para a verificação da ortografia a partir da tela de composição de mensagens. O antivírus Amavis utiliza o viruscan da McAffee, cuja licença o Porto do Rio Grande já dispunha. "Porém, aos que pretendem fazer uso desse tipo de solução, as licenças do antivírus deverão ser adquiridas", informa Tartari.

Principais características do webmail SUPRG

  • Interface amigável e acessível via Internet ou LAN
  • Para o cliente, é independente de plataforma
  • Acesso via browser ou POP3
  • Permite a criação de regras de filtragem dos emails
  • Antivírus ativo para verificação de e-mails atualizado diariamente
  • Mecanismos de procura dos e-mails arquivados
  • Corretor ortográfico com sugestão de palavras corretas
  • Criação de pastas e subpastas para organização da correspondência
  • Mecanismos de manutenção programada para as pastas
  • Agenda pessoal e agenda da empresa
  • Calendário de compromissos
  • Agendador de Tarefas
  • Conversores de documentos .doc e .xls
  • Multilíngüe - instalado para o português brasileiro, inglês e espanhol "A finalidade do uso dos softwares abertos é aproveitar os recursos públicos tão escassos, afirma Darci Tarjari"
    Rodrigo Asturian asturian@RevistaDoLinux.com.br

  • A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
    Todos os Direitos Reservados.

    Política de Privacidade
    Anuncie na Revista do Linux