Revista Do Linux
EDIÇÃO DO MÊS
 Gráficos
 Comandos Avançados
 Portáteis

 Capa
 Entrevista
 CD
 Distro
 GNU
 Evento
 Depoimento
 Programação

 

Cd do mês

O que há de novo?
Desde o lançamento do Conectiva Linux 6.0, em 30 de novembro de 2000, a Revista do Linux tem recebido inúmeros pedidos de leitores para que distribuíssemos esta versão em nosso CD. Bom, o leitor é quem manda, e neste mês temos o CL 6.0. Abaixo comentaremos alguns dos novos recursos dessa versão. Instruções de instalação podem ser encontradas nos guias disponíveis no site da Conectiva, no endereço: http://www.conectiva.com.br/doc/livros/

XFree86 4.0
O Conectiva Linux 6.0 inclui como servidor gráfico o novo XFree86 4.0.1, que possui uma série de recursos interessantes, como um suporte melhorado a placas 3D e a extensão gráfica Xinerama, que dá ao usuário a possibilidade de usar vários monitores ao mesmo tempo. Esse recurso é muito útil para profissionais da área gráfica, que podem, por exemplo, trabalhar com uma imagem em um monitor e todas as paletas e ferramentas do Gimp em outro. O XFree também foi reescrito para ser totalmente modular e agora, em vez de baixar um pacote de 30 Mb para adicionar suporte à sua placa de vídeo, basta baixar um pequeno módulo. Em contrapartida, o suporte a várias placas de vídeo é menor do que na versão 3.3.6, sendo que várias placas antes suportadas podem simplesmente não funcionar. Isso se deve ao fato de que, com o novo sistema modular, cada placa deve ter um módulo específico, e muitos deles ainda não foram escritos, já que isso depende do trabalho de programadores voluntários ao redor de todo o mundo. Para ajudar na solução do problema, foi desenvolvido um módulo VESA, que deve funcionar em qualquer placa de vídeo que seja compatível com o padrão VESA 2.0 ou superior. Esse módulo é útil com placas "problemáticas" como, por exemplo, as Trident. Mas atenção: esse driver não faz milagres. Sempre consulte a lista de hardware suportado antes de instalar.

O Kernel
A Conectiva participa ativamente do desenvolvimento do kernel e isso é visível no kernel que acompanha o Conectiva Linux 6.0, o 2.2.17: foi adicionado o suporte a dispositivos USB através de um "backport" dos drivers disponíveis no kernel 2.4. Como resultado, você pode usar dispositivos USB como teclados, mouses, joysticks, impressoras, etc. O suporte a outros dispositivos também melhorou, como é de se esperar em toda versão nova do kernel.

KDE 2
O KDE 2 foi ansiosamente aguardado por toda a comunidade, e finalmente chegou! Baseado na Qt 2.02, ele é finalmente um programa totalmente de acordo com a GPL. Essa versão traz centenas de novos recursos e várias melhorias, entre eles o novo browser/gerenciador de arquivos konqueror e o sistema de som aRts. Fizemos uma análise das principais novidades na edição 11 da Revista do Linux, e você pode ler a matéria completa em: www.RevistaDoLinux.com.br/ed/011/capa.html

APT
Talvez um dos recursos mais comentados do Conectiva Linux 6.0 é o APT, ou "Advanced Package Tool". Originado no Debian e portado para o sistema de pacotes RPM por Alfredo Kojima. O APT facilita a instalação, remoção e atualização de pacotes, através do utilitário apt-get. Para instalar um pacote, digite: $ apt-get install nome_do_pacote e serão instalados os pacotes e todas as dependências. A remoção e a atualização dos pacotes são igualmente fáceis, e é inclusive possível o upgrade de uma distribuição inteira por este método (com o comando $ apt-get dist-upgrade). Complementando o sistema APT existem os pacotes "task", basicamente pacotes vazios, que requerem vários outros para poderem ser instalados. Sua função é agrupar todas as dependências de um determinado programa em um só lugar, facilitando sua instalação. Por exemplo, para instalar o WindowMaker basta instalar (com o apt-get) o pacote task-windowmaker-6.0-3cl, já que ele requer o WindowMaker e todas as suas dependências.

GRUB
O GRUB (GRand Unified Bootloader) é um gerenciador de boot que substitui como padrão o já tradicional LILO. Junto com o LILO vão embora problemas como, por exemplo, a limitação de 1024 cilindros ou dos HD’s com mais de 32 Gb. Outra vantagem é que o GRUB detecta toda a RAM disponível no sistema, acabando com o problema do LILO, que às vezes detectava apenas 64 Mb de RAM. A desvantagem é que os que têm mais experiência com o LILO terão de perder algum tempinho lendo as man pages para se familiarizar com o Grub, mas esse é um inconveniente pequeno. É sempre bom se manter atualizado... Os mais conservadores não precisam se preocupar, o LILO ainda está disponível como opcional.

Conclusão
O Conectiva Linux 6.0 vem recebendo altas notas em "reviews" de vários sites (incluindo a nota máxima, 5 pingüins, na Tucows) e tem tudo para ser um grande sucesso, prometendo agradar à boa parte da comunidade.

 

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux