Ligadona no Linux
Ao utilizar o Samba, a Arapuã preservou o legado das aplicações e o parque de hardware instalado, além do acesso remoto para manutenção dos servidores
A Arapuã, rede varejista especializada em eletrodomésticos colhe bons resultados após a implantação recente de uma solução baseada em Linux em suas 151 lojas espalhadas pelo Brasil. O sistema operacional do pingüim foi apresentado à empresa como a possível solução baseada em TCP/IP para substituir o protocolo de comunicação antigo desenvolvido internamente, que já não atendia às necessidades da empresa em termos de agilidade e versatilidade.
De acordo com a gerente de sistemas da Arapuã, Adail Felipe, na época em que o protocolo foi desenvolvido quase não havia soluções no mercado ou eram muito caras. “Além disso, o que tínhamos desenvolvido satisfazia as necessidades de comunicação da empresa”, completa.
Com o crescimento das necessidades da companhia, sua associação com financeiras e a pressão pelo atendimento em tempo real e online decorrentes do advento da Internet, a Arapuã sentiu a necessidade de ampliar sua rede de comunicação. “Precisávamos mudar nosso antigo protocolo de comunicação mas sem mexer na infra-estrutura”, salienta Adail. Ela explica que a solução deveria mudar a rede local das lojas sem substituir o legado de aplicações da Arapuã.
“O Linux demonstrou ser a melhor solução para a Arapuã”, destaca Juraci Souza, diretor de TI da Scanet, que implantou a solução na empresa. Além de preservar o legado das aplicações e o parque de hardware instalado, foi possível realizar o acesso remoto para manutenção dos servidores. Isso permitiu que a Arapuã fizesse a atualização remota de todas as suas aplicações, que antes era efetuada localmente.
Isso só foi possível com a utilização do Samba, um aplicativo que roda no Linux, permitindo que aplicações baseadas no sistema operacional MS-DOS, acessem o servidor de arquivos baseados no sistema operacional Linux. O boot remoto das estações diskless foi resolvido com a gravação de uma imagem de boot do MS-DOS com TCP/IP através do utilitário BOOTP.
Outro benefício apontado pela gerente da Arapuã, decorrente da solução com TCP/IP, é a possibilidade de utilizar a Internet, sem gastos adicionais com o investimento em mais uma linha de comunicação. “A Arapuã está tomando medidas internas para redução dos gastos e o Linux está auxiliando a empresa a atingir seus objetivos”, conclui.
Aplicação front-end
3A CPS Sistemas, empresa do interior de São Paulo, focada no desenvolvimento de soluções para automação comercial, desenvolveu uma aplicação front-end para a simulação das filas de transações esperadas pelo antigo protocolo e transmitidas para a central na comunicação com o AS/400, mantendo assim a portabilidade da interface de comunicação com o legado de aplicações que atualmente rodam no AS/400. A CPS Sistemas, em outra ocasião já havia desenvolvido uma interface de sistema parecida para o tratamento de transações eletrônicas da Arapuã com as operadoras de crédito.
Serviço
www.scanet.com.br
Fone: (11) 5506-2311
CPS Sistemas
Fone (19) 3235-3876
Rodrigo Asturian -
asturian@RevistaDoLinux.com.br