Receita baseada
em serviços
Software livre.
Esta é a arma usada pela
Aberium Systems para se destacar da concorrência e conquistar novos clientes
Empresa brasileira especializada no desenvolvimento, implantação e suporte de soluções de tecnologia, a Aberium tem conseguido chamar a atenção do mercado graças ao foco exclusivo que dá à arquitetura aberta.
Associada à Eccelera - holding do grupo Cisneros - e operando há pouco mais de um ano, a empresa que fechou 2001 com uma receita de R$ 500 mil espera, em 2002, alcançar um faturamento de R$5 milhões. Segundo Fernando Mendez, diretor da Aberium, o número de 2001 foi baixo por conta da estruturação da empresa, que se concentrou na formação da equipe e da estratégia.
Contando com uma carteira de 35 clientes e um total de 25 funcionários, a Aberium espera alcançar a meta baseada em sua oferta de produtos e serviços. Mendez diz apostar na ampla gama de produtos, que vai desde o desenvolvimento e implantação de sistemas de cobrança corporativa até ferramentas de e-commerce.
Forte em Internet, 90% dos negócios fechados hoje pela empresa são de Linux. Os 10% restantes vão para Java. Focada nas plataformas Linux e FreeBSD (sistema operacional), a Aberium atende clientes como o Construbid, a DigiWeb e a Siciliano.
Por ser forte no setor de serviços - hoje responsável por 70% do faturamento da empresa - Mendez lembra que a Aberium está focada em três áreas de atuação: infra-estrutura (servidores de acesso à Net, e-mail), segurança (firewall, criptografia, proteção anti-hacker) e aplicativos (oferece softwares de workflow). Sem dar preferência a um distribuidor em especial, o diretor da Aberium garante que a empresa dá suporte a todos os distribuidores. Quando perguntado se a Conectiva, a RedHat e a Caldera Systems são suas maiores concorrentes, Mendes diz que as encara mais como possíveis parceiras de negócios do que concorrentes. “Estamos, inclusive, procurando parceiros para as áreas de revendas e serviços”, conta ele.
A parceria, segundo Mendez, funciona como forma de expandir seus negócios para todo o país, liberando a empresa de gastar fortunas com ponto e mão de obra especializada. Além das parcerias para ofertas de serviços, a Aberium também faz parcerias na área de desenvolvimento. Pelo menos foi isso o que aconteceu no acordo com a Compaq. Agora, ambas comercializam um mesmo produto, que é um servidor de conectividade baseado em Linux e voltado para empresas de médio e grande porte. A única diferença fica por conta dos nomes. Enquanto a Aberium batizou o produto de Integra, na Compaq ele se chama Connect Paq.
Soluções para os clientes
A Aberium oferece soluções de integração da rede do cliente à Internet e de gerenciamento de conteúdo Web. Entre os serviços prestados pela empresa está o Aberium Monitor, por meio do qual é feito o monitoramento via Internet dos processos e equipamentos chaves da empresa.
“Ele garante o maior tempo de funcionamento e maximiza os recursos de TI”, explica Mendez. A segurança também é uma preocupação da Aberium Systems, que oferece o programa Aberium Security, que visa proteger os sistemas de possíveis invasões, falhas e vírus que representam riscos para as empresas. Outra ferramenta que a empresa oferece aos clientes é a Aberium E-Shop, que viabiliza o processo de compra e venda dos produtos e serviços através da Internet. “Com essa solução é possível abrir um novo canal de negócios com sensível redução nos custos dos processos”, conclui.
Saiba mais:
Aberium Systems - www.aberium.com.br
Françoise Terzian - francoiseterzian@aol.com.br