Lançado o Conectiva
Linux 8
A mais antiga distro brasileira
chega ao mercado em sua versão 8
A Conectiva lançou no dia 17 de abril, em São Paulo, o Conectiva Linux 8, primeira versão oficial do sistema operacional após a adesão da empresa ao padrão LSB (Linux Standard Base). A nova distribuição também atende aos padrões determinados pelo Free Standards Group.
O Conectiva Linux 8 oferece aos usuários em geral, profissionais de informática, empresas, instituições educacionais e órgãos públicos,
segurança e robustez nos sistemas de informação. O sistema é indicado tanto para uso doméstico quanto para corporativo. Usando o kernel 2.4.18, o Conectiva Linux 8 traz recursos de segurança, implementação de redes de alta disponibilidade com possibilidade de integração com outros sistemas operacionais, suítes de escritório, recursos de Internet, entre outros. O grau de amigabilidade ainda maior nessa versão 8 permite a sua utilização por usuários que ainda não conhecem o Linux.
O sistema, desenvolvido de acordo com as normas do LSB (Linux Standard Base), suporta aplicativos desenvolvidos para outras distribuições Linux que estejam de acordo com esse padrão. A padronização favorece também o desenvolvimento de softwares e soluções para Linux, pois os padrões permitem sua compatibilização com outras distros.
A segurança, que sempre foi uma das principais vantagens do Linux em relação aos sistemas operacionais de código proprietário, foi reforçada por recursos como o protocolo de autenticação Kerberos 5. O sistema é dotado de características como o tráfego criptografado de senhas, single sign on (o usuário digita a senha apenas no primeiro login) e autenticação centralizada. Ela permite que a mesma senha seja utilizada para todos os serviços e a implementação de políticas de senhas, entre outros.
O Conectiva Linux 8 oferece diversos aplicativos de alta disponibilidade, fazendo de sua implementação uma excelente alternativa para servidores que sofrem constantes atualizações em seus bancos de dados. Entre eles, há o Ext3, que permite um ganho de performance para a recuperação do sistema após uma suspensão imprevista de suas atividades, como falta de energia elétrica, fornecendo maiores garantias de integridade de dados sem a necessidade de uma verificação demorada na reinicialização.
O Conectiva Linux 8 traz como ambiente gráfico padrão o KDE3. Mais estável e com novas facilidades, o KDE3 garante ao Conectiva Linux 8 um alto grau de funcionalidade, capaz de atender às necessidades dos usuários desktop com os mais diversos níveis de conhecimento. A interface permite ao usuário uma interatividade ainda maior entre o usuário e o sistema operacional, tornando o Conectiva Linux 8 uma opção ainda mais eficiente para a função desktop. Entre outros avanços, o KDE 3 é capaz de compartilhar informações com handhelds que utilizem o sistema operacional Palm OS e possui aplicativos multimídia que permitem a plena utilização do computador, tanto como ferramenta de trabalho quanto como alternativa de lazer.
O Conectiva Linux 8 tem duas alternativas para suítes office. O KOffice, padrão do KDE e o StarOffice® 5.2. Suíte integrada em Português do Brasil, ele permite, em um único ambiente, acesso a diferentes recursos - como editor de texto, planilha e programa para apresentações. O produto será lançado nas versões: Conectiva Linux 8, com documentação e escopo de suporte voltados para o usuário desktop, e Conectiva Linux 8 - edição profissional com documentação e escopo de suporte voltados para o uso corporativo.
Novidades da versão
- Kernel 2.4.18
- Desenvolvido de acordo com as normas do padrão LSB
- Protocolo de autenticação Kerberos 5
- Sistema de arquivos ext3
- KDE 3
- StarOffice em Português do Brasil