No CD deste mês, além do Mozilla 1.2.1 e do MPlayer, estamos trazendo até você todos os jogos mencionados na matéria de capa desta edição, para tornar suas férias ainda mais divertidas.
Mozilla 1.2.1 softwares/Mozilla/
Estamos distribuindo neste CD a mais nova versão do Mozilla: navegador web, cliente de e-mail e news, cliente de IRC, editor de páginas HTML, livro de endereços e um dos maiores projetos Open Source existentes.
Entre as novidades presentes nesta versão, estão o Type Ahead Find, recurso que permite a você navegar entre os links de uma página, apenas digitando as primeiras letras do texto do link, e leitura da lista de favoritos, que permite ao usuário carregar vários websites automaticamente quando o browser é iniciado. O livro de endereços também ganhou melhorias, como sincronia com dispositivos baseados no Palm OS.
Outro presente que os usuários do Mozilla ganharam é o link prefetching, que possibilita ao browser utilizar o tempo ocioso para baixar os documentos que o usuário possa querer acessar. O autor da página marca os documentos importantes com a tag e, assim que o browser termina de carregar a página e fica ocioso, ele começa a fazer o download, de uma forma transparente ao usuário, dos documentos marcados com a tag. Para saber mais sobre este recurso, acesse o website www.mozilla.org/projects/netlib/Link_Prefetching_FAQ.html.
No CD você encontra o Mozilla para Linux, Windows e Mac OS X, assim você pode aproveitar as vantagens do Open Source até mesmo fora do Linux. Aproveite e empreste o CD para aquele seu amigo que vive espalhando vírus pela internet por causa das falhas de segurança do cliente de e-mail que ele utiliza.
MPlayer softwares/MPlayer/
O MPlayer é um software para a reprodução de vários formatos de arquivos multimídia, além de contar com aceleração via hardware para a maioria das placas de vídeo que estão à venda no mercado. O software reproduz arquivos no formato DivX, mpeg, QuickTime, ASF, Vivo e outros.
Além do aplicativo em pacotes nos formatos tgz e RPM, estamos também trazendo até você os codecs necessários para executar filmes no formato DivX, um How-to de como fazer os codecs Windows do QuickTime funcionarem com o MPlayer, fonte para legendas e skins para a interface gráfica do MPlayer.
SDL /softwares/SDL/
A SDL (Simple DirectMedia Layer) é uma biblioteca multimídia multiplataforma, desenvolvida para oferecer acesso rápido aos framebuffers gráficos e dispositivos de áudio. Ela é utilizada em softwares para execução de vídeos em mpeg, emuladores e muitos jogos famosos, como, por exemplo, a versão Linux do clássico Civilization: Call To Power e em praticamente todos os jogos da Loki Games.
A SDL foi escrita em C, mas funciona nativamente em C++ e pode ser utilizada em outras linguagens como Ada, Eiffel, Java, ML, Perl, PHP, Pike, Python e Ruby. Além disto, a biblioteca possui versões para Linux, Windows, BeOS, MacOS, Solaris, Irix e FreeBSD.
No website da SDL (www.libsdl.org/index.php), é possível conferir uma lista de alguns jogos e projetos que utilizam esta biblioteca. No CD desta edição, temos o código fonte e pacotes RPM, tanto para a arquitetura Intel quanto para PowerPC.
Jogos
É claro que não deixaríamos você passar suas férias longe do Linux, então, também colocamos no CD alguns jogos que são apresentados na matéria de capa desta edição.
Alguns dos jogos, como, por exemplo, o demo do Unreal Tournament 2003 e Tux Racer, vão precisar de placas 3D para poderem ser executados. Você pode saber mais sobre eles na matéria de capa desta edição.
Kernel e Edições Offline /kernel e /www.RevistaDoLinux.com.br
Como de costume, temos em nosso CD as versões mais recentes do kernel Linux nas séries 2.4, tanto para a arquitetura Intel 32 Bits (em kernel/i386/v2.4) quanto para PowerPC (em kernel/PPC), e 2.2 (subdiretório kernel/i386/v2.2/), além das edições anteriores da Revista do Linux em formato HTML. Basta apontar o seu navegador para o arquivo www.RevistaDoLinux.com.br/index.html, em nosso CD.
QuickTime no Linux
Como fazer os codecs Windows do QuickTime funcionarem com o MPlayer?
Pegue a versão CVS do MPlayer (ou use o pacote current deste CD) e compile-o desta forma:
./configure ~Wenable-qtx-codecs
make
Pegue o pacote com as DLLs do QuickTime:
DLLs do Quicktime 6 (deve ser mais rápido): www.mplayerhq.hu/~alex/codecs/qt6dlls.tar.bz2
DLLs do Quicktime 5 (os desenvolvedores usam estas):
www.mplayerhq.hu/~alex/codecs/qt5dlls.tar.bz2 Ou, se você já tiver baixado o pacote qt-dotwine.tar.bz2, também pode usá-lo.
Extraia os arquivos
Normalmente, o diretório para os codecs Win32: /usr/lib/win32.Extraia os arquivos QuickTime.qts,
QuickTimeEssentials.qtx e qtmlClient.dll neste diretório. (No caso do pacote qt-dotwine.tar.bz2, as dlls podem ser encontradas em .wine/fake_windows/Windows/System/)
a. Extraia os extras:
Se você realmente quiser estar o mais atualizado possível, também pode copiar os codecs não suportados: 3ivx Delta 3.4.qtx, On2_VP3.qtx, ZyGoVideo.qtx e BeHereiVideo.qtx. Eles podem ser encontrados no arquivo: www.mplayerhq.hu/~alex/codecs/qtextras.tar.bz2
Tudo deve funcionar agora.
Se algo não funcionar, os desenvolvedores do Mplayer pedem que você envie verdadeiros bug reports para a lista mplayer-users@mplayerhq.hu (e somente para esta lista!). E não esqueça de mencionar qual pacote de codecs você escolheu.
Procurando instruções?
Instruções de instalação dos softwares contidos em nosso CD estão disponíveis nos arquivos LEIAME, no diretório do software ou em arquivos README e INSTALL, geralmente inclusos nos pacotes .tar.gz. Em caso de dúvidas, dê uma olhada no site oficial do produtor do software, onde pode haver mais documentação, listas de discussão ou fóruns que podem lhe ajudar.
IMPORTANTE!
Lembramos que os softwares contidos no CD são fornecidos sem qualquer tipo de suporte técnico, seja pela Conectiva S.A., pela Revista do Linux ou pelos autores dos respectivos softwares. Eventuais problemas físicos com a mídia devem ser reportados ao nosso serviço de atendimento ao cliente, que pode ser contatado através do endereço: sac@RevistaDoLinux.com.br