Revista Do Linux
 
OUTRAS SEÇÕES
  Cartas
  Variedades
  Rádio Linux
  Mensagem ao Leitor
  CD do Mês
  Coluna do Augusto
  Leitura
  Dicas e truques
  Opinião
 

Senhor Presidente,

Gostaria de lhe parabenizar por assumir a Presidência da República deste país que tanto amamos. O Brasil já foi muito maltratado pelos seus cidadãos, mas, aos poucos, está ganhando uma verdadeira identidade. Já posso sentir no coração dos mais jovens um orgulho nacional concreto e sincero, uma vontade e garra para que o país cresça e prospere.

Sua visão, ao colocar o Software Livre como parte do Programa de Governo foi muito acertada. Parabéns. O senhor, assim como outros líderes de governo ao redor do planeta, despertaram para padrões e tecnologias abertas. Pode ter certeza de que, ao tomar esta decisão, o senhor está prestando um serviço para o futuro do Brasil. O país terá o que existe de mais avançado na tecnologia da informação e com acesso ao âmago do sistema para quaisquer mudanças necessárias. Desta maneira, Senhor Presidente, estamos no mesmo nível tecnológico das maiores nações da Terra.

A indústria nacional se beneficia desta adoção e o país mais ainda. Não dependemos mais de empresas estrangeiras e de envios de divisas para os cofres daqueles países. E que melhor opção um país teria para promover o avanço tecnológico interno sem ser através do Software Livre e de padrões abertos? A melhor maneira de o cidadão se beneficiar de incentivos e investimentos tecnológicos financiados pelo governo não deixa dúvidas. Com soluções abertas e livres, todos tendem a ganhar; ganha o governo, que não depende de um único fornecedor de tecnologia, necessária ao desenvolvimento do país; ganha o cidadão, que pode auditar, reutilizar e desenvolver mudanças no próprio sistema; ganha também a humanidade, pois as inovações estão disponíveis para todos.

A educação de nossas crianças reflete no futuro do país, e já se foi o tempo em que o computador era um equipamento destinado à classe mais abastada da população. Adicione a tudo isso a exclusão digital e temos um quadro importante. Apesar de estarmos ganhando a luta contra o analfabetismo no país, temos que ajudar outra figura de nossa população: o ~Sanalfabyte~T, aquele que não sabe interagir com um computador.

Novamente, o Linux mostra suas vantagens também nesta área. Que outro sistema possui suporte a mais de 40 idiomas, indo do Zulu ao Japonês? Que outro sistema possibilita que os próprios alunos ajudem-no a se desenvolver, de acordo com as habilidades de cada indivíduo? Imagine termos algumas dezenas de Marcelos Tosattis espalhados pelo Brasil. O potencial existe e acho que agora o incentivo está disponível.

Senhor Presidente, todos os cidadãos têm muito a fazer, ajudando-o nesta cruzada e levando o nosso país a um novo patamar de evolução, prosperidade e justiça. Sei que o Linux e os sistemas abertos não são a solução para todos os males do Brasil, mas também tenho absoluta certeza de que o senhor tomou a decisão certa ao incluir este direcionamento tecnológico em seu governo. Meus mais sinceros votos de sucesso!

Bom Governo, Rodrigo Stulzer


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux