Serviço Público
O Piauí seguro e econômico
Mais uma empresa estadual de informática adota o Linux por causa da segurança e economia que o sistema proporciona
A Empresa de Informática e Processamento de Dados do Estado do Piauí (Prodepi), a exemplo de muitas empresas estaduais de informática do país, encontra no Linux uma alternativa confiável e segura para a execução de serviços baseados em Internet. ~STodos os serviços da nossa rede são baseados nessa plataforma~T, afirma o administrador de redes da Prodepi, Carlos Augusto Jr.
É na área de segurança que o Linux se sobressai na Prodepi, com o uso do Netfilter. Com o aumento e diversidade dos sistemas da Prodepi, as máquinas que compõem o firewall da empresa executam muito bem o seu papel. E como? ~SGraças a um sistema operacional enxuto e robusto que roda em máquinas baratas, como os antigos 486~T, diz Augusto Jr. Não é preciso ir muito adiante para saber que o sistema operacional é o do pingüim.
A solução implantada na Prodepi combina o controle de acesso à Internet, via firewall e proxy com o Squid, e o roteamento entre as diversas redes e o acesso às aplicações corporativas no mainframe. ~SAlgumas das máquinas chegam a fazer totalmente o papel de roteador pelo uso de placas seriais síncronas (Cyclades PC-300) em conjunto com o Linux~T, explica. Com isso, os custos com roteadores foram reduzidos de forma significativa na Prodepi, e a solução vai funcionando muito bem, obrigado. Uma enorme vantagem obtida através do Linux é o controle de qualidade de serviço (QoS) propiciado pelas versões mais recentes do kernel (ver detalhes no quadro abaixo). As aplicações da web na Prodepi são desenvolvidas com ferramentas livres, como PHP e MySQL. ~STemos uma excelente aceitação dessas ferramentas pelos nossos usuários corporativos~T, diz Augusto Jr.
A história do Linux com a Prodepi começou pela razão mais conhecida, ou seja, a economia que o sistema proporciona. Há cinco anos, quando a empresa instalou o primeiro link de Internet, as opções disponíveis eram caras demais e o Linux foi a escolha natural da Prodepi. ~SO baixo custo e a segurança foram fundamentais, sem contar a facilidade em se fazer atualizações no software~T, ressalta Augusto Jr. Essas qualidades proporcionaram algo que cai como uma luva para as empresas públicas: O processo de atualização dos sistemas ficou mais dinâmico e livre dos detalhes burocráticos que normalmente engessam as empresas públicas.
Reaproveitamento do hardware
A Prodepi economizou com o Linux em vários aspectos. Fora o fato de todos os serviços de Internet serem baseados em software livre, a empresa pôde economizar uma soma considerável na utilização de equipamentos tidos como obsoletos para desktop. ~SMontamos um roteador com quatro portas seriais síncronas e duas portas ethernet, cujo custo foi de aproximadamente R$ 4 mil~T. Outros equipamentos similares estão sendo montados e enviados para o interior do Piauí, de onde podem ser configurados e atualizados remotamente, evitando deslocamento de pessoal e, conseqüentemente, reduzindo custos com a logística.
O Linux ajuda até a reduzir a exclusão digital, acentuada no estado, um dos que enfrentam mais dificuldades em todo o país. ~SPretendemos utilizar os obsoletos 486s como terminais X que podem servir para acesso a aplicações Web, tanto nos pontos de acesso à Internet da capital como no interior~T, informa Augusto Jr.
A Prodepi é responsável pelo processamento de dados e informações corporativas do governo do Piauí e por muitos sites governamentais, sendo, portanto, alvo de constantes tentativas de ataque e intrusão. A segurança proporcionada pelo Linux, através das ferramentas de firewall, traz vantagens técnicas e econômicas para a empresa. ~SNenhuma plataforma nos ofereceria tal relação custo-desempenho, sem falar nas dores de cabeça, ou a ausência delas, no que se refere aos vírus de computador~T, afirma.
Para chegar ao desktop, falta muito pouco para a Prodepi transformar essa idéia em realidade. A empresa deverá adotar o Linux como ambiente gráfico em todas as estações de trabalho que não demandem aplicações específicas em outras plataformas. ~SObservamos que a grande maioria dos nossos usuários não usa recursos avançados das suítes de escritório e acreditamos que a adaptação às novas interfaces ocorrerá sem maiores traumas~T, diz Augusto Jr. Com essa medida, a Prodepi espera que, com o Linux, possa reduzir substancialmente suas despesas com licenças de softwares proprietários e também ter um melhor gerenciamento sobre as máquinas remotas. É nesse ponto que o sistema do pingüim está atraindo tanto a atenção das empresas governamentais que, com esse tipo de solução, conseguem economizar e dar uma destinação melhor às verbas públicas. As ferramentas de desktop em análise na Prodepi são as suítes KOffice e OpenOffice, ambas rodando sobre o ambiente gráfico KDE. Alguns testes com ambientes gráficos mais leves, como o WindowMaker e FluxBox também estão sendo feitos, de maneira a não aposentar os antigos Pentium e incentivar o uso do Linux pelos usuários com um pouco mais de conhecimento técnico.
O Governo do Estado do Piauí tem implantado postos de atendimento ao cidadão (Vidanova Cidadão), na capital e no interior, que têm como finalidade fornecer acesso ao cidadão aos diversos serviços prestados pelo Estado sem burocracia. ~SA solução que adotamos na configuração de rede passa por firewalls, roteadores e gateways que, na medida do possível, têm sido implementadas sobre o Linux~T, diz Augusto Jr. As secretarias estaduais do Planejamento, Fazenda e Saúde do Piauí também têm se destacado na adoção de softwares livres nos serviços de rede e Internet. Com o exemplo da Prodepi, sem lembrar dos casos da Procergs (RS), Proderj (RJ), Prodam (São Paulo-SP) e Prodemge (MG), todas as empresas estaduais de informática do país podem ser beneficiadas com o Linux. Qual será a próxima?
Sistemas utilizados
~U Linux Slackware 8.0
~U Kernel 2.4.18 com Netfilter e QoS
~U Sendmail
~U Bind
~U SSH
~U Squid/SARG
~U Hogwash/Snort
~U FluxBox e WindowMaker
Saiba mais:
Empresa de Informática e Processamento de Dados do Estado do Piauí (Prodepi) - www.prodepi.com.br/
Rodrigo Asturian - asturian@RevistaDoLinux.com.br