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Chegou o nosso Photoshop

Acompanhe as etapas de criação de um texto flutuante com efeito 3d. E confira, ao lado, uma ilustração desenvolvida em Gimp, por Marco Lamberto, para a galeria do site do programa

Simone Iervolino de Aguiar

A falta de recursos para tratamento de ../imagens tem sido apontada como uma das principais limitações do Linux. E, de fato, os usuários de programas gráficos como o Adobe PhotoShop® não encontravam, até algum tempo atrás, um programa equivalente em plataforma Linux. O Gimp, que seria esta alternativa, ainda era pouco estável e não oferecia a mesma quantidade de recursos.

Mas hoje a situação já é bem diferente. O Gimp - GNU Image Manipulation Program - tornou-se um programa para desenho, processamento e manipulação de ../imagens, repleto de recursos e, ainda por cima, livre, distribuído sob a licença GPL. Ele possui características semelhantes às do PhotoShop, tanto na aparência quanto nos recursos, exceto por rodar apenas em sistemas Unix (Linux, FreeBSD, Solaris, etc.) com o ambiente gráfico X. Isso significa que, se você usa Windows, não pode usar o Gimp.

Usado para manipular ../imagens de várias maneiras desde converter arquivos de um formato para outro, até retocar fotos e fazer composições, o Gimp conta com vários recursos: camadas, canais, filtros que produzem efeitos diversos e uma interface avançada (Script-fu) para elaboração de scripts que permitem a automatização do processamento de ../imagens ou mesmo que elas sejam processadas on-line. O programa foi desenvolvido de forma modular e pode ser acrescido de plug-ins e extensões para fazer praticamente qualquer coisa. Suporta vários formatos, incluindo leitura de arquivos no formato do PhotoShop.

Quem vai usar qualquer programa gráfico pela primeira vez precisa saber alguns conceitos básicos. Por exemplo, como acessar as ferramentas. Ao se inicializar o Gimp, surge na tela uma pequena janela retangular com vários botões. Esta é a caixa de ferramentas (toolbox). Se você está acostumado com o PhotoShop, ela vai parecer muito familiar. Além dos botões, você pode observar dois quadrados sobrepostos na base do toolbox que representam, respectivamente, a cor ativa (foreground color) e a cor de fundo (background color).

No Gimp existem várias outras janelas que se tornarão familiares com o uso. A primeira é a image window, ou seja, a janela onde a sua imagem é mostrada. Pode haver várias delas abertas ao mesmo tempo. Você pode criar uma nova imagem clicando no menu File e então New, ou usando o atalho de teclado Crtl+N. Uma pequena caixa de diálogo vai se abrir permitindo que você especifique alguns parâmetros para a nova imagem que está sendo criada.

Em cada image window existem réguas, menus e barras de rolagem. Das réguas você pode clicar e arrastar guias para delimitar áreas precisas e auxiliar o seu desenho. Essas réguas podem ser ligadas e desligadas a qualquer momento, usando o pop-down menu.

O pop-down menu é o recurso menos óbvio no Gimp. É preciso clicar o botão direito do mouse sobre a imagem que você está trabalhando para abri-lo. Este menu contém opções de visualização, seleção e edição da imagem. Várias das opções que se encontram nesse pop-down menu existem também no menu principal do toolbox. Muitas outras, como os filtros, só podem ser acessadas por ele.

No Gimp, como em qualquer programa para tratamento de ../imagens, o melhor jeito para aprender sobre seus recursos é praticando. Vamos criar, passo a passo, um texto flutuante com efeito 3D para que você se familiarize com as ferramentas.

Comece com uma figura de fundo branco e que tenha o preto como cor ativa. Abra a caixa de diálogo das camadas (layers) clicando com o botão direito na imagem e depois em Dialogs -> Layers & Channels.

Com a ferramenta de texto adicione um texto à figura. Você tem, agora, uma camada futuante (floating layer), como se pode observar na caixa de diálogo das camadas, e se vê na figura 1 (ao lado).

Você pode "ancorar" esse texto na camada abaixo dele, usando a ferramenta de mover. Note que o cursor muda, dependendo da posição em que se encontra. Se você posiciona o cursor em cima da área selecionada, ele é uma cruz com setas nas pontas, indicando que você pode mover a seleção para outra área do desenho. Se você posiciona o cursor fora da área selecionada, ele se transforma em uma seta apontando para baixo, indicando que, ao clicar, você vai "ancorar" essa seleção na camada logo abaixo.

Agora você tem uma camada de fundo branco com um texto em preto escrito nela. Clique com o botão da direita na imagem para acessar o pop-down menu e escolha Image -> Colors -> Invert. Sua figura deverá ser igual à figura 2 (acima).

Aplique o filtro de Gaussian Blur (no pop-down menu escolha Filters -> Blur -> Gaussian Blur) usando fator 5.

Adicione uma nova camada ao seu desenho clicando com o botão direito na caixa de diálogo das camadas e escolhendo New Layer. Na opção Layer fill type clique em white. Você tem então uma nova camada, com fundo branco, escondendo o seu texto. Note que, ao lado de cada uma das camadas, existe um ícone de um olho. Clicando no olho você liga e desliga essa camada. Perceba também que ela é a camada "ativa", ou seja, a que está selecionada, na caixa de diálogo das layers, em azul.

Use o filtro Plasma para conseguir uma textura colorida nessa camada (Filters -> Render -> Plasma). Brinque com os parâmetros até conseguir uma texture que lhe agrade. Sua imagem deve estar parecida com a figura 3 (acima).

Continue com essa camada selecionada e use agora o filtro Bump Map, escolhendo, na caixa de diálogo do filtro, a camada Background como bump map. O resultado deve ser semelhante à figura 4 (acima).

Na caixa de diálogo das camadas, clique com o botão da direita e escolha Add Layer Mask. Na caixa de diálogo que se abrir escolha White (Full Opacity) como opção para sua máscara. Selecione agora a camada do texto através de Edit -> Copy (ou Ctrl+C); selecione a camada colorida novamente e faça Edit -> Paste (ou Crtl+V). "Ancore" a sua seleção na camada colorida usando, no menu da caixa de diálogo das camadas, a opção Merge Down (em versões um pouco mais antigas do Gimp, você não vai achar esta opção, e sim, Anchor Layer). A situação que você tem agora é igual à da figura 5 (página seguinte).

Você pode notar que o contorno das letras ficou um pouco embaçado. Use o filtro Sharpen (Filters -> Enhance -> Sharpen) para definir melhor o contorno da imagem.

Adicione mais uma camada à sua imagem e preencha com alguma cor, usando a ferramenta de preencher existente na caixa de ferramentas (o baldinho). Use as setas da caixa de diálogo das camadas para mover sua nova camada para logo abaixo da camada com a máscara, de forma a obter um resultado semelhante ao da figura 6 (página seguinte).

Selecione a camada Background e, usando o menu da caixa de diálogo das camadas, duplique essa camada (Duplicate Layer). Na Background Copy inverta as cores da imagem (da mesma maneira que foi feito no início do desenho). Em seguida, mova esta camada, de modo que ela fique logo abaixo da camada do texto colorido. Lembre-se que, para trabalhar em uma camada, basta que ela esteja selecionada. Você não precisa necessariamente estar vendo essa camada, ela pode estar escondida pelas outras camadas acima dela.

Escolha, na caixa de diálogo das camadas, o modo Darken only e uma opacidade (Opacity) de 50% para a camada Background Copy. Clique na ferramenta de mover e, em seguida, na sua image window (não na imagem, só na barra de título da janela, para que ela seja a janela ativa) e use as setas do teclado para deslocar essa camada de modo a obter uma "sombra" para o seu texto. Aplique o filtro de Gaussian Blur novamente nessa camada, e pronto. A sua imagem final deve ter ficado parecida com a figura 7 (acima).

Para salvar essa imagem mantendo todas as camadas que você usou, use o formato XCF. Se você quiser salvá-la como JPG, GIF ou qualquer outro formato, não esqueça de fazer um Flatten Image na caixa de diálogo das camadas, caso contrário, a imagem que você vai estar salvando vai mostrar apenas o conteúdo da camada ativa naquele momento.

Para o caso de você estar imaginando o que mais o Gimp pode fazer, segue aqui uma lista de alguns dos recursos disponíveis:

Ferramentas de desenho incluindo pincel, lápis, airbrush, ferramenta de clonagem, etc. Anti-aliasing de alta qualidade para todas as ferramentas de desenho. Camadas e canais. Base de dados de funções internas ao Gimp, que podem ser chamadas por programas externos, como, por exemplo, Script-fu.

Múltiplos Undo/Redo, limitados apenas pelo espaço em disco. Número praticamente ilimitado de ../imagens pode ser aberto ao mesmo tempo. O fator limitante não é a quantidade de memória do seu computador, mas o espaço livre no seu disco rígido.

Carrega e salva animações de forma que cada frame seja uma camada da imagem.

Suporta arquivos nos formatos gif, jpg, png, xpm, tiff, tga, mpeg, ps, pdf, pcx, bmp, e muitos outros. Possui plug-ins que permitem adicionar suporte a novos formatos e filtros de maneira simples. Mais de 100 plug-ins disponíveis, inclusive para aquisição de ../imagens através de scanners. Suporte para pincéis e padrões customizados.

Em http://www.gimp.org você encontrará o site oficial do Gimp, com tutoriais, plug-ins, notícias de desenvolvimento, versões para download, grupos, etc.

 

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