Acelerando
Placas aceleradoras aumentam a emoção de cada jogo.
Placas aceleradoras de vídeo, 3Dfx ou OpenGL, estão se tornando
cada vez mais populares em computadores com características de multimídia, e é
difícil encontrar um bom jogo atualmente que não possua suporte para elas. No
ambiente Linux, esses dispositivos funcionam sem problemas, desde que os drivers
estejam instalados e razoavelmente bem configurados.
Digamos que sua placa já esteja funcionando corretamente
em outros sistemas operacionais. Primeiramente, você deve localizar os drivers
correspondentes para sua aceleradora. Para saber se sua placa é suportada,
consulte a tabela de drivers.
O segundo passo é a instalação dos drivers. Se você estiver
com sorte, e utilizar uma distribuição Linux que suporte RPMs, a instalação dos
mesmos não será mais difícil do que digitar uma linha de comando. Se sua instalação
não é baseada em pacotes RPM, ainda assim você pode utilizar aplicativos
como o Alien (kitenet.net/programs/alien),
para instalar os pacotes com os drivers.
Vamos pegar como exemplo uma placa aceleradora com um chipset
3Dfx, modelo Voodoo 2, a mesma usada neste artigo. Segundo a tabela abaixo, os
drivers para esta placa podem ser encontrados em
www.3dfxgamers.com/view.asp?PAGE=V2drivers.
Após fazer o download do arquivo Glide_V2-2.53-2.i386.glibc2.1.1.rpm, driver 3D
disponível para esta aceleradora, uma simples linha de comando seria
suficiente para instalar o mesmo:
# rpm -ivh Glide_V2-2.53-2.i386.glibc2.1.1.rpm
|
Será necessário também ter instalado em sua máquina o software
Mesa, com versão 3.0 ou superior. Se sua distribuição não disponibiliza este pacote
na instalação, você pode achá-lo em www.ssec.wisc.edu/~brianp/Mesa.html. Por
questões de segurança, você tem que ter permissões de superusuário para ter
acesso direto a dispositivos como aceleradores 3D, no Linux. Para que
usuários normais tenham acesso à sua placa 3Dfx, deve-se instalar o
dispositivo, e os passos para instalá-lo são os seguintes:
faça o download do seguinte arquivo:
www.3dfxgamers.com/docs/IO/36/ATT/Device3Dfx-2.2-3.src.rpm
recompile o pacote:
# rpm --rebuild Device3Dfx-2.2-3.src.rpm
|
finalmente, instale-o com o seguinte comando:
# rpm -ivh /usr/src/rpm/RPMS/i386/Device3Dfx-2.2-3.i386.rpm
|
Não se esqueça de que esses passos só são necessários se você quiser
disponibilizar os recursos 3D para todos os usuários, e não apenas para o
usuário root.
Último passo: se tudo estiver funcionando corretamente
até agora, falta só testar sua placa aceleradora. Os drivers compatíveis com a tecnologia
Glide, todos com chipset 3Dfx, possuem um aplicativo para testar o mesmo
(/usr/local/glide/bin/test3Dfx). Mesmo se você não estiver utilizando uma
placa com chipset 3Dfx, é possível testar sua placa com softwares
disponíveis em sua máquina. O pacote xscreensaver possui suporte a OpenGL e
os screensavers 3D do pacote devem funcionar sem problemas se a configuração
estiver correta.
Agora, você tem uma máquina para rodar seus jogos com suporte a 3D,
além de servir seus arquivos, impressões, etc. Nada mal, não é?
|