Revista Do Linux  
EDIÇÃO DO MÊS
  Shell Script
  Software Livre 2000
  Projeto Kylix
  Alta disponibilidade
  Anatomia de um ataque
  Auto-Escola Linux
  Configurando Periféricos
  Código aberto
  Ensino público
  FlagShip
  Hard e Soft
  Linux para iniciantes
  Linux para mouses

Hard e Soft

Internet de alta velocidade

Ao lançar no mercado a placa serial síncrona de alta velocidade, PC300, a Cyclades tinha um objetivo muito claro: resolver o problema de conexões únicas e com baixa velocidade, que durante muito tempo atormentou a vida dos usuários Internet. Por isso, basta instalar a placa PC 300 no computador para que ele possa ser usado como roteador, permitindo a conexão do servidor a até dois pontos ao mesmo tempo, por exemplo, à Internet e a uma filial da empresa. O Linux já vinha sendo utilizado como roteador por alguns administradores de sistemas, mas apenas para conectar duas ou mais LANs ou para conectar WANs a baixas velocidades, tipicamente utilizando linhas de voz. Isto porque os PCs não possuem portas síncronas e somente permitem conexões através de modems com velocidades de, no máximo, 33.6kbps.

Como instalar a placa pc300

1. Instalar fisicamente a placa em um slot PCI livre.

2. Transferir o arquivo pc300.tar (driver que acompanha a placa) para o Linux em um diretório temporário e utilizar o comando tar do Linux para abri-lo.

3. Executar: sh install (este comando está dentro do arquivo pc300.tar e promove a instalação do software da PC300).

4. Configurar a PC300 no kernel do Linux, ou seja, incluir este driver da PC300 no sistema operacional Linux. A flag CONFIGãPC300=y deverá ser ativada.

5. Gerar o novo kernel do Linux: make bzlilo.

6. Configurar a PC300 de acordo com o protocolo a

ser usado. Devido à maleabilidade da placa PC300, os seguintes protocolos são compatíveis: PPP, X.25 e HDLC. No caso da necessidade de mudança de algum

protocolo ou parâmetro, basta se fazer a reconfiguração e a reinicialização do Linux.

7. Reinicie o Linux.

8. Após a reinicialização, execute dmesg e verifique as seguintes mensagens que indicarão a instalação com sucesso:

Cyclades-PC300 driver <version> <date> built <date>

PC300/RSV #1: 256KB of RAM at <MEM>, <IRQ>....

** Found a total of <neste campo serão indicadas quantas placas foram encontradas>

A placa PC300 da Cyclades com barramento PCI, por ser síncrona, permite a conexão de links WANs, de até 4Mbps, ao Linux. A placa faz a interface entre o servidor Linux e o link síncrono (modem, rádio etc.), aceitando os protocolos PPP, HDLC ou ainda X.25 (este último apenas para o desenvolvimento de aplicações).

Com foco total no desenvolvimento de produtos para a comunidade Linux, a Cyclades também dispõe de suporte técnico e gratuito aos usuários. Os investimentos constantes em novos recursos, pesquisa e desenvolvimento de produtos, têm garantido à empresa uma posição de destaque no mercado. Vale lembrar que, por cinco anos consecutivos, de 1995 a 1999, a Cyclades tem sido eleita como a melhor empresa de conectividade para Linux pelos leitores do Linux Journal, um dos veículos mais respeitados pela comunidade de usuários do sistema.

A instalação da placa PC 300 para Linux é bastante simples. Conforme as dicas de Marcos Melero, gerente de Suporte Técnico da Cyclades Brasil, o comando sh install facilita muito a instalação do driver, de forma que o usuário possa instalar a PC300 sozinho, sem ter que perder um dia inteiro de trabalho (veja box ao lado).

Servidor de Dados

Uma nova solução de banco de dados para plataforma Linux está prestes a chegar ao mercado. O InterBase, já conhecido pela comunidade usuária como opção para embeded-databases, ingressa agora na fase final de sua nova trajetória rumo ao open-source, anunciada no início do ano por Dale Fuller, presidente e CEO da Inprise/Borland.

"Alguns fatos importantes indicam que este é o momento certo para o lançamento do InterBase 6, previsto para o final deste semestre", diz Alexandre Magno, instrutor certificado de Delphi e InterBase no Centro de Treinamento Borland/Inprise. Com a arquitetura file-server (Paradox, dBase, Access) completamente ultrapassada, explica ele, os pequenos desenvolvedores tendem a migrar para um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), mas deparam-se com diferentes limitações: alguns produtos são caros, outros impõem determinado sistema operacional, outros ainda exigem muito de hardware, ou então não obedecem ao padrão ANSI SQL-92. É neste cenário que o InterBase surge como a melhor solução, pois é o primeiro banco de dados para plataforma Linux totalmente obediente ao padrão open-source e 100% compatível com o ANSI SQL-92. Além disso, comenta Magno, é cada dia mais visível o casamento da comunidade do InterBase com a plataforma Linux, que é comprovadamente muito mais confiável que seu concorrente direto e cresce no mercado mais rapidamente, superando até mesmo as previsões de sua própria comunidade.

"A Inprise/Borland está realmente apostando no Linux, e isso pode ser constatado pela declaração do seu presidente, Dale Fuller, de que está achando ótimo ser uma companhia Linux", diz Magno. Hoje o InterBase está disponível nas plataformas Linux, Sun, IBM, HP, Novell, SCO e Microsoft. Com uma grande vantagem: pode funcionar de maneira cruzada, pois foi desenvolvido em código único, que roda em qualquer plataforma reconhecida por ele, com identificadores para especificidades de plataformas.

Segundo Magno, a flexibilidade do InterBase é uma característica tão importante para a empresa, que sua equipe de desenvolvimento solicitou aos usuários que se comunicassem com ela, caso quisessem conectar o InterBase em uma plataforma na qual não roda atualmente.

Para o licenciamento do produto, Magno explica que o InterBase pretende tornar o seu código fonte disponível sob variante do IB da Licença Pública Mozzilla (MPL 1.1). No site www.interbasesp.cjb.net, pode-se consultar a versão 1.0 do documento InterBase Public License, que esclarece como funcionará tal open-source.

O projeto Open-Source do InterBase é o início de uma gama de projetos, como os já divulgados Open Source InterClient (driver Java JDBC), Open Source IBConsole (ferramenta Windows Gui), Open Source IBX (componentes InterBase eXpress para Delphi e C++ Builder).

Outra novidade que os desenvolvedores estão aguardando é o lançamento do projeto Kylix, o Delphi para Linux, que reunirá uma ferramenta de desenvolvimento consagrada mundialmente com os recursos do Linux (veja artigo nesta revista). Como Delphi e InterBase são velhos amigos, há uma enorme tendência de que o InterBase seja o banco de dados preferido para desenvolvedores Delphi na plataforma Linux, avalia Magno.

Software livre do Brasil

As empresas de administração pública poderão dispor, muito em breve, de uma solução para correio eletrônico e workflow totalmente baseada em softwares livres. Desenvolvido pela Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul), o Direto-Comunicação Objetiva está previsto para ser implantado em outros órgãos da administração direta e indireta do governo gaúcho, a partir deste mês de junho, após a fase de testes na Procergs, em maio.

Projeto pioneiro no Brasil, o Direto vem suprir a necessidade de uma nova solução de correio eletrônico, agenda e workflow (para controle de processos administrativos), que vise economizar recursos do Estado e ao mesmo tempo dotar as empresas públicas de uma ferramenta moderna, segura e de alta tecnologia.

Com interface gráfica e baseado em padrões de comunicação abertos, o Direto é totalmente baseado em softwares livres. Isso significa que, além de ser gratuito e ter como custo de implantação apenas os gastos com mão-de-obra, ele terá seu código fonte aberto, o que dá ao usuário a liberdade de copiá-lo quantas vezes quiser e de adequá-lo às suas necessidades. Assim, o Direto oferece maior flexibilidade para adaptar-se às particularidades de secretarias e órgãos públicos, ou mesmo de empresas privadas e entidades.

Apresentado ao público durante o I Fórum Internacional Software Livre 2000, no início de maio passado, em Porto Alegre, RS, o Direto já é resultado do Projeto Software Livre RS, criado no ano passado pelo governo gaúcho para incentivar a pesquisa e o uso de softwares livres nos órgãos públicos.

Para saber mais

www.interbase.com

www.interbase2000.org

www.interbasesp.cjb.net (em português).

www.cyclades.com.br

 

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade