Rádio Linux
Novo kernel
A versão 2.4.x, que está para ser lançada, traz muitos recursos novos como suporte nativo para placas ISA Plug&Play, PCMCIA, USB, e mais dispositivos para porta paralela, como por exemplo scanners e CD-ROM. Embora os atuais releases já ofereçam suporte para esses dispositivos, a grande mudança é que não serão mais necessários módulos adicionais, como o pnpdump. Tudo estará dentro do kernel e como toda implementação de novos hardwares deixa o kernel cada vez mais pesado, muitos módulos foram reescritos para garantir um desempenho superior ao release atual, mesmo com um leque maior de drivers. Principalmente placas de som terão uma implementação há muito esperada. Confira em www.linux.org, estas e outras novidades.
Me dê Motif
Tanto bate até que fura. O Motif agora passa a ser distribuído como open source e licença pública, para projetos também de código aberto, segundo anúncio do Open Group e da Metro Link em 15 de maio último. Também foi anunciado o projeto Open Motif, para plataformas livres como FreeBSD e Linux. Confira os detalhes em www.opengroup.org/openmotif/license. Certamente as empresas começam a entender o que "realmente significa" a nova economia baseada no código aberto, percebendo a estratégia de um novo capitalismo pós-Internet.
Novo StarOffice
No site da Sun você pode conferir o desenvolvimento do StarOffice 5.2, a ser lançado em breve. Entre as novidades da nova versão, anuncia-se um novo player para apresentações que não exigirá a presença do StarOffice na máquina e filtros aperfeiçoados para os formatos Microsoft Office, incluindo o Office 2000. O player oferecerá a possibilidade de comprimir as apresentações em disquetes e de executá-las através de scripts em Perl e ASP. Outras melhorias se referem a um pacote aumentado de fontes, dicionários e verificação ortográfica para vinte línguas, facilidades de inserção de hiperlinks em documentos, suporte completo para macros do Visual Basic. Fora a preocupação em aumentar a compatibilidade com os formatos do MS-Office, a equipe está aperfeiçoando o StarOffice com centenas de novos objetos para todos os programas da suíte.
Plataforma universal
A IBM anunciou que está desenvolvendo uma integração entre Linux e a família de servidores S/390, com conectores para DB2, IMS, MQSeries Client for Java e CICS Transaction Gateway, e suporte pleno para a tecnologia framework do Tivoli. Isso permitirá uma integração do explosivo mercado de aplicativos Linux e base corporativa da IBM. Para a Big Blue é óbvio que a escalabilidade do Linux é sua principal virtude, e sua rápida expansão permitirá romper a clausura dos nichos e estabelecer enfim uma plataforma verdadeiramente universal.
Koffice
Falando em offices, a equipe do KDE anunciou agora para junho o tão esperado KDE 2.0 com o KOffice, que muitos acreditam ser o próximo padrão do mercado. Claro que dentro do pacote todos os olhos se voltam para o KWord, o processador que estréia com a audaciosa proposta de rivalizar com o FrameMaker da Adobe, e até agora sem competidores. Muitos usuários se ressentem com a ausência de um bom título de editoração eletrônica para o Linux e esperam que o KWord preencha essa lacuna. A planilha KSpread, o editor de fórmulas KFormula e o gerador de apresentações KPresentation, foram reescritos para incluir o suporte para frames do KWord. A versão beta, que já circula na Internet, apesar dos bugs, tem causado excelente impressão nos observadores, tanto pela leveza no desempenho quanto no seu poder de fogo, oferecendo um Office profissional, robusto e uma solução efetiva para o mercado corporativo.
Coisas de índio
Na mesma semana do vírus ILOVEYOU, o site do Apache, www.apache.org, foi
invadido. Não foi uma falha ou um bug do sistema, mas uma ridícula falha de configuração e, portanto, uma falha humana. Mesmo sendo o Apache absolutamente seguro, o episódio contribuiu para oferecer novos subsídios ao aumento da qualidade do produto e para mostrar que, diante de código aberto, as soluções podem ser muito mais rápidas e eficientes do que quando o problema envolve produtos de código proprietário.
QCAD 1.4
Acaba de ser lançada a versão 1.4 do QCAD com muitos recursos novos. Trata-se de um CAD 2D que está recebendo um ingresso cada vez maior de desenvolvedores. Já está em curso um novo release, agora 3D, e com a inclusão de muitas bibliotecas de extensão que aumentarão muito seu poder. Seus desenvolvedores falam que o QCAD será uma espécie de "kit para CADs" e muito se preocupam com o didatismo desse pacote que certamente fará aparecer muitos outros. Corra para baixar em qcad.sourceforge.net/index.html.
Queimou o filme
Como a plataforma Linux não foi credenciada oficialmente, a MPAA (Motion Picture Association of America - associação dos grandes estúdios americanos) considera uma violação haver leitores/decodificadores DVD para os linuxers. Conforme as conclusões que surgem nos debates sobre DeCSS/DVD da LinuxEXPO NY, cujo áudio fez parte do CD encartado na Revista do Linux número 5, o que se está proibindo é o direito de assistir DVDs usando software livre. Imaginem se em breve todas as privadas usarem alguma engenhoca eletrônica, ou que tenham um endereço IP, que dependa de software proprietário e que queiram banir algum que surja e que seja livre. Sem dúvida neste caso vai dar m...
Arte Linux
Um site bastante interessante é o www.linuxartist.com, em que podemos encontrar programas como o Sketch ou o Quanta. O primeiro é um editor vetorial, no estilo Corel Draw, e o segundo um editor HTML muito bom, que mescla as características de dois mundos, o do especialista que escreve na unha e o da "loira burra" que usa apenas o mouse e acha que o teclado é um estorvo. Outro programa atraente é o Jazz, um seqüenciador midi, no estilo CakeWalk (quando haverá uma versão para Linux? Não aguentamos mais esperar). Vale a pena passear pelo site.