Revista Do Linux  
EDIÇÃO DO MÊS
 Produto
 LinuxTag
 Shell Script
 Entrevista
 CD do mês
 Capa
 Estudo de Caso
 Distribuições Diet
 Segurança
 Squid
 Corporativo
 Games

CD do Mês
Conectiva Linux Edição Especial e StarOffice 5.2

Uma pesquisa em nosso site, envolvendo diversas distribuições, apontou o Conectiva Linux como a versão mais aguardada para ser o CD do mês. Para atender ao desejo da maioria dos leitores internautas que votaram na pesquisa, apresentamos o Conectiva Linux Edição Especial. Trata-se de um CD preparado especialmente para a Revista do Linux, baseado na versão 5.0 e traz as atualizações de segurança lançadas até julho de 2000, além do aguardado StarOffice 5.2 (em português).

Recursos do Conectiva Linux

Programa de instalação totalmente gráfico. A instalação é feita respondendo a um número reduzido de perguntas e com alguns cliques no mouse. Com uma nova ferramenta de reparticionamento não destrutivo, GNU parted, as partições poderão ser redimensionadas automaticamente. A área de trabalho já vem pré-configurada, com atalhos para os programas mais utilizados, como Netscape, XChat, Licq, Linuxconf, KPPP, XMMS, GIMP, StarOffice e outros. Vários novos drivers para periféricos encontrados no mercado nacional. Amplo trabalho de tradução, visando oferecer total suporte ao idioma português. Criptografia forte (128 bits) para transações eletrônicas na Internet. Novas ferramentas para instalação e configuração de periféricos.

Requisitos de hardware

Conectiva Linux Edição Especial: Processador Intel 386 ou superior, 900 MB de espaço em disco (incluindo o StarOffice), 16 MB de memória RAM, CD-ROM e unidade de disquete 3 1/4.

StarOffice 5.2: Processador Intel Pentium (mínimo 200 Mhz), 250 MB de espaço em disco, 20 MB livres para arquivos temporários durante a instalação, 80 MB para swap, 64 MB de memória RAM (128 MB recomendado) e CD-ROM.

Instalando o Conectiva Linux

Antes de instalar, recomendamos a leitura do arquivo LICENÇA-DE-USO no diretório raiz do CD-ROM. O Conectiva Linux Edição Especial é muito fácil de usar e de instalar, mas assegure-se de fazer o backup de todos os seus dados importantes. Também é interessante ter anotado em um papel todas as configurações de seu hardware (placa de som, modem, placa de vídeo, placa 3D, monitor, mouse, teclado, e dados como IRQ, DMA, portas COM, etc.). Provavelmente você não vai precisar de nenhuma destas anotações, pois o programa instalador detecta sem problemas a maioria dos hardwares encontrados na América Latina. Mas no caso de dificuldade no reconhecimento de periféricos, essas anotações podem ser muito úteis. Prevenidos e informados, vamos iniciar a instalação:



  • Se sua máquina permitir, inicialize-a com o CD-ROM. Se isso não for possível, será necessário inicializar o computador com um disquete. Consulte as instruções descritas em www.conectiva.com.br/suporte/pr.

  • A primeira tela do instalador apresenta a escolha do idioma. Opte por aquele que lhe for mais adequado;

  • Leia atentamente as instruções essenciais para a compreensão do restante da instalação e pressione OK;

  • Se o mouse estiver funcionando, apenas pressione OK. Se necessário, selecione um modelo;

  • Selecione o modelo de seu teclado;

  • Particionamento do disco rígido: em geral esta etapa é realizada automaticamente, sem a intervenção do usuário. Se não existir espaço livre suficiente no disco para a criação automática de partições, essa tela vai aparecer para auxiliar o particionamento manual, que é muito fácil com a ajuda do parted. O menu é claro e intuitivo, basta clicar nos botões e preencher as caixas de diálogo para adicionar, remover ou editar partições. Existe também a possibilidade de particionamento não destrutivo, que preserva sua partição DOS/Windows. Se nela houver espaço livre para instalar o Linux, o parted vai perguntar se você deseja alterar o tamanho dessa partição. Indique o tamanho desejado. Após o particionamento, começará a cópia dos arquivos do CD para o seu disco rígido. Aguarde alguns instantes, pois a instalação está chegando ao fim.

  • Depois o programa vai identificar a sua placa de vídeo. Provavelmente será necessário apenas pressionar o botão OK. Se o instalador tiver dificuldade em identificá-la corretamente, utilize as suas anotações para configurá-la.

  • Selecione o seu monitor na lista. Se ele não estiver listado, selecione genérico e responda as perguntas apresentadas.

  • Criação de contas - cadastre a senha do superusuário (root) e adicione os usuários que vão utilizar o sistema. Obs: não se esqueça da senha do administrador, ela é fundamental.

  • Pressione OK finalizando a instalação, retire o CD-ROM ou disquete e reinicialize.

Também é possível instalar pelo modo avançado, ao digitar "expert" na linha de comando da tela de boas-vindas. Para os que têm saudade ou necessidade do antigo instalador em modo texto, ele ainda existe, mas será necessário gerar o disco de instalação com os arquivos em images/text.

Importante: para atualizar alguma versão anterior do Conectiva Linux, será necessário utilizar o instalador em modo texto. Mais informações sobre como proceder no caso de atualização de sistema, consulte: www.conectiva.com.br/doc/livros/gi5.html.

StarOffice

O StarOffice 5.2 é um conjunto de programas para escritório. Inclui um processador de textos, planilha eletrônica, programa para geração de apresentações, agenda, cliente de e-mail, programas gráficos (vetorial e bitmap), banco de dados e programa para geração de fórmulas matemáticas. É comparável ao MS Office, a sua interface é intuitiva e fácil de usar. O StarOffice trabalha com os formatos de arquivo do MS Office, como o ".doc", ".ppt" e ".xls".

Configurando o StarOffice

Essa versão pode ser instalada em qualquer distribuição Linux que suporte a tecnologia RPM. Mas para sua maior comodidade, ele será instalado juntamente com o Conectiva Linux Edição Especial. Para executá-lo, clique no ícone do StarOffice, que existe no KDE, Gnome ou WindowMaker. Alguns procedimentos preliminares devem ser efetuados antes de ter o StarOffice completamente instalado e configurado para seu sistema. Ao executar o binário soffice pela primeira vez, um programa de instalação vai aparecer, para configurar o perfil de usuário. Alguns diálogos de apresentação vão aparecer; leia-os atentamente e clique em OK se concordar. Aproveite para configurar seus dados pessoais. Depois, escolha "instalação estação de trabalho padrão" na caixa de diálogo, que ocupa apenas 1,63 MB em disco em seu diretório pessoal. Escolha o diretório onde quer instalar os arquivos. Se você acabou de instalar o CD, não deve ter o ambiente Java. Apenas pressione OK. Posteriormente, poderá informar ao StarOffice onde ele está instalado. Finalize a instalação pressionando em OK. Concluída esta etapa, o StarOffice estará configurado para utilização. Agora só falta utilizar bastante o Conectiva Linux Edição Especial e o StarOffice no seu trabalho diário. Boa Sorte!

Observação: existe um diretório chamado extra no CD, e seu conteúdo (a música "Free Software Song") não faz parte dos produtos Conectiva Linux ou StarOffice 5.2. Esta música é de autoria de Richard Stallman, e é cantada pelo próprio. Prepare-se para tentar entender o inglês do mestre e esqueça suas preferências musicais ao escutar a canção.

 

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade