Revista Do Linux
 
  
  
 

  Capa
  Evento
  Serviço Público
  Corporativo
  Tutorial ECF Remota
  Tutorial Xdm
  Software
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Distro
assinantes
 

Linux entra na Onda

Alta disponibilidade e facilidade no gerenciamento do sistema fazem do Linux um grande parceiro do provedor de Internet paranaense Onda

O Onda Provedor de Serviços S.A chegou ao mercado paranaense no final de 1999. No início de suas atividades, a empresa - que logo se tornou um dos maiores provedores do Estado - se deparou com um problema: precisava limitar a utilização de banda por máquina em seu IDC (Internet Data Center). O problema ficou mais complexo quando surgiu a necessidade de instalação, nessas máquinas, de um sistema firewall, que limita pontos de serviço e bloqueia portas de entrada utilizadas por invasores (crackers). "Precisávamos de um sistema transparente para os usuários e totalmente estável", lembra o gerente técnico do Onda, Rodrigo Ferreira de Souza.

Não houve muitas dúvidas nem tentativas frustradas com outros sistemas. A empresa decidiu trabalhar com Linux, com CBQ funcionando em módulo Bridge, o que permitiu que ela passasse a oferecer firewall para cada cliente e a utilizar sistema IDS, com bloqueio automático do IP do atacante. "Apenas no início, quando havia somente o problema de controle de banda, pensamos em utilizar um Switch", conta Rodrigo. Mas, além do alto custo do equipamento, a ferramenta não possuiria a flexibilidade necessária para atender as faixas de banda abaixo de um megabyte - situação da maior parte das máquinas. Na opção pelo Linux, também se considerou a alta disponibilidade e fácil gerenciamento do sistema.

Em 15 dias, foi implantado, no setor técnico do Onda, o Linux com os softwares necessários - todos open source. De acordo com o gerente técnico, a solução foi bem recebida desde o início. Não é para menos: além do controle do uso de banda e baixo custo de investimento na melhoria de seus serviços e expansão das máquinas, a empresa obteve possibilidade de acesso aos fontes do programa, o que permitiu uma personalização do sistema de acordo com suas necessidades. "Também garantimos um aumento de segurança das redes IP", festeja.

Hoje, com 170 funcionários e 20 pessoas trabalhando na área de sistemas de informação, o Onda se prepara para levar o sistema Linux às 15 máquinas do departamento técnico. Outros 15 PCs do setor comercial já estão equipados com Open Office funcionando em ambiente Windows. "É uma transição gradativa, mas pretendemos rodar a maioria dos programas em Linux", diz o gerente de marketing do Onda, Marco Aurélio Pimentel. Segundo ele, somente alguns softwares específicos do Windows, como o Corel Draw, continuarão sendo utilizados naquela plataforma.

A solução encontrada pelo Onda para garantir redução de custos e confiabilidade nos seus sistemas é repassada a alguns clientes da empresa. Muitos acabam se convencendo das vantagens da implantação de ferramentas de e-mail com servidor Linux. "Normalmente sugerimos a utilização do sistema como medida de economia. Com os recursos economizados, as empresas podem implantar projetos maiores na área de tecnologia, como a adoção de sistemas de gestão integrada", destaca Marco Aurélio. Para isso, a empresa já é parceira de algumas empresas de soluções em informática - como a SHN, que desenvolve sistema ERP e planeja adaptar seu programa até o ano que vem, para que seja rodado também em plataforma Linux.

Linux na transmissão de áudio

Outro caso de sucesso dentro do Onda foi a recente implantação de uma rede ótica com bandas de dez e doze megabytes entre as rádios de Curitiba e interior do Paraná utilizando máquinas equipadas com Linux e servidor de áudio. A solução já foi adotada pela 96 Rock e deve ser levada para outras emissoras.

Antes, a empresa possuía um sistema de transmissão de áudio via satélite para algumas cidades do Paraná, o que exigia um alto investimento nos canais de comunicação. "Precisávamos manter a mesma qualidade do sistema anterior, mas com um custo muito mais baixo", ressalta Rodrigo.

Com o novo sistema, no qual são utilizados o Icecast, MP3Blaster e Lame, a máquina servidora passou a receber o áudio de uma mesa de som e codificar em MP3, enquanto cinco máquinas clientes, ligadas a outra mesa de som, recebem o áudio via rede IP. A equipe do Onda desenvolveu ainda um programa para controle de comerciais. O programa monitora a porta serial da máquina central e envia as informações para os outros terminais, permitindo que anúncios locais e nacionais sejam transmitidos em sincronia.

Instalado em 30 dias, o sistema possibilitou, ainda, o acesso à internet e telefonia IP. A solução foi implantada em plataforma Red Hat 8.0 utilizando rede Ethernet.

Sobre o Onda

Em 1999, algumas das maiores empresas do Paraná se uniram para criar um provedor que dentro de um ano seria apontado pela revista Info Exame como um dos maiores estabelecimentos da área tecnológica do Brasil. Nascido de interesses da Inepar, Copel, Sercomtel e América Negócios, o Onda Provedor de Serviços S.A atende 30 cidades do Paraná e hoje possui, na capital, o dobro de clientes da segunda maior empresa do setor no estado. Cerca de 30 mil assinantes têm acesso à Internet por meio de uma rede de fibra ótica redundante, que conecta todas as cidades atendidas pelo provedor. Outros 40 mil clientes são atendidos com serviços de dial-up. Com uma receita coorporativa em crescimento, atingindo 30% do faturamento, o provedor está expandindo suas atividades com investimentos no mercado corporativo. "Já atendemos empresas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e o objetivo é ampliar nossa área de atuação para outros estados do país", conta o gerente de marketing do provedor, Marco Aurélio Pimentel. No pacote corporativo oferecido pelo Onda estão hosting (Co-Location, Dedicated Hosting e Shared Hosting), Backup e Disaster Recover, consultoria na implantação, manutenção e otimização da rede local e externa das empresas e confecção de discador. De acordo com Pimentel, outros projetos em andamento devem incrementar ainda mais os serviços da empresa, como softwares com acesso à Internet, programas de ensino a distância, sistema de gestão de informações de procedimentos médicos (Infomedic), sistemas formatados para administração de shopping centers e grandes lojas (privet label), para administração pública (Siga) e sistemas ERPs de gestão de empresa, como Everest ASP e Maxi Pro. ~SOs sistemas combinam as atividades relacionadas aos negócios da empresa numa solução única e integrada, o que permite o manejo global das informações em tempo real~T, esclarece Pimentel. (MM)


Michele Müller - michele@qwnet.com.br

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux