A união faz a força
A ABRASOL - Associação Brasileira das Empresas de Software Livre - será presidida por um dos sócios fundadores da Conectiva, Sandro Nunes Henrique
A conscientização de que o software livre é a melhor alternativa para que a democratização da tecnologia aconteça de maneira rápida e eficiente cresce a cada dia. As vantagens do software que não requer a dispendiosa compra de licenças, beneficiam governantes, empresários, comerciantes, diretores de escola, comunidades carentes, etc. Para organizar e representar os interesses dessas empresas junto ao governo e às demais camadas da sociedade, acaba de ser anunciado o surgimento da ABRASOL - Associação Brasileira das Empresas de Software Livre. O objetivo social da organização, sem fins lucrativos, será relacionado à promoção institucional das atividades relativas ao desenvolvimento e adoção de soluções que utilizem software livre.
Para estruturar a ABRASOL, convidou-se um conhecido nome do cenário do software livre nacional, Sandro Nunes Henrique. Para exercer o cargo, o executivo está se desligando de suas funções executivas na diretoria da Conectiva. Henrique continua fazendo parte da estrutura acionária da empresa e pretende se dedicar exclusivamente a suas funções na ABRASOL. "Vejo a ABRASOL como um novo desafio para minha carreira", declarou Henrique. ~SNão poderia recusar o convite para estruturar uma associação que representará o software livre justamente quando um novo governo assume e sinaliza boas chances para este mercado. Durante os oito anos em que estive à frente da Conectiva, lutei para que o Linux se tornasse conhecido e, mais recentemente, reconhecido com a merecida seriedade. Agora, chegou a vez de lutar por algo ainda maior e mais representativo para este cenário~T, completou.
A Conectiva, como empresa líder de serviços em Linux na América Latina e representante do grupo UnitedLinux na região, apóia fortemente a criação da ABRASOL. Segundo Jaques Rosenzvaig, CEO da Conectiva, a iniciativa foi uma vitória importante para o segmento. Desde o início de suas atividades, em 1995, a Conectiva sempre representou o software livre com seriedade e competência, atraindo, com o tempo, a atenção de grandes empresas instaladas no Brasil, que hoje se tornaram suas parceiras, como Borland, IBM, HP-Compaq, Dell, AMD, Intel, Itautec, Oracle, Semp Toshiba, Sun, Metron e Unisys, entre outras.
Sobre o deslocamento de Sandro para a presidência da ABRASOL, Rosenzvaig comentou que a Conectiva se sente orgulhosa de um de seus diretores assumir a importante responsabilidade de estruturar uma associação desse porte. "Quando ele começou, junto com os outros sócios-fundadores da Conectiva, a difundir o uso do Linux no Brasil como alternativa para os sistemas proprietários, a grande maioria das pessoas sequer sabiam do que se tratava. Hoje, qualquer profissional de TI, com um mínimo de conhecimento, sabe o que é, como usar e os benefícios de seu uso. Tenho certeza de que Sandro repetirá esse sucesso com o software livre frente à ABRASOL", conclui Rosenzvaig.
Da redação da Revista do Linux